Sentir admiração por uma pessoa é maravilhoso, pois significa que consegue identificar as qualidades dela e pode até usar isso para se inspirar e evoluir. Contudo, existem situações em que o ressentimento em relação ao sucesso do outro se torna maior do que a admiração, fazendo com que os sentimentos positivos saiam de cena, dando espaço para inveja, mágoa e sensação de inferioridade.

Se você percebe que os êxitos de terceiros tem te incomodado, é importante que faça algo a respeito para evitar que isso sabote o seu desenvolvimento. Afinal, tendemos a nos afastar daquilo que gera nos gera ressentimentos. Nesse sentido, construir uma relação saudável com o sucesso alheio faz com que isso se reflita positivamente nos seus próprios progressos. Continue acompanhando e saiba o que fazer.

Admiração e Ressentimento – Entenda essa relação

Em relações amorosas, de amizade, entre familiares e colegas de trabalho, é natural que um admire o outro. Inclusive, a admiração é um elemento bastante importante para o fortalecimento desses laços. Em se tratando de casais, por exemplo, quando um sente orgulho das conquistas do outro, a tendência é que cresçam juntos e fortaleçam o amor que sentem cada vez mais. Por outro lado, quando a competição fala mais alto, há um distanciamento entre os envolvidos e o sentimento se enfraquece.

O mesmo pode acontecer com amigos, familiares, colegas de trabalho. A partir do momento em que as conquistas dessas pessoas se tornam motivo de ressentimento em vez de alegria e orgulho, é sinal de que algo não vai bem e precisa ser revisto. Afinal de contas, quando está tudo certo com um indivíduo, ele se sente feliz consigo mesmo e reconhece sua capacidade, o sucesso dos outros não se torna ameaçador.

Nos casos em que há insegurança, autoestima baixa e outras questões pessoais, tudo isso pode levar ao ressentimento em relação às conquistas das outras pessoas. Como consequência, o problema que estava dentro do indivíduo e que já o prejudicava, passa a afetar também os seus relacionamentos, gerando um efeito bola de neve.

7 Dicas poderosas para sentir admiração pelas pessoas e se inspirar com o sucesso delas

Caso tenha se dado conta de que está ressentido com o sucesso de alguém, acalme-se e evite se julgar. Saiba que isso é bastante comum e o fato de reconhecer e desejar mudar já é um ótimo sinal. Veja, a seguir, sete passos que te ajudarão a transformar o ressentimento em admiração e inspiração.

1 – Deixe as comparações de lado

PSC

O ressentimento em relação ao sucesso alheio é fruto principalmente da comparação, porque você faz um paralelo entre sua vida e da outra pessoa, se sente em desvantagem e, então, se ressente. Se comparar não é nunca uma boa ideia porque ignora que cada indivíduo em único. Mesmo que trabalhem na mesma empresa ou estejam na mesma sala de aula, cada um teve uma história que o levou até ali. O melhor a fazer é se comparar consigo mesmo para medir a própria evolução.

2 – Jamais desmereça as conquistas de terceiros

Se alguma vez na vida desmereceu as conquistas de alguém, mesmo que em pensamento, é importante que reveja esse comportamento. Insinuar que um colega foi promovido apenas porque faz parte de uma família influente, por exemplo, não é legal porque fortalece seu ressentimento. Lembre-se que diminuir as conquistas de terceiros não te torna mais forte, pelo contrário.

3 – Torne-se consciente em relação a estereótipos

Estereótipos são ideias preconcebidas, e muitas vezes preconceituosas, usadas para rotular e diminuir pessoas. Sempre que pensar que alguém chegou onde chegou porque é de determinada família, porque tem dinheiro ou porque é bonito, por exemplo, pare e reflita se essa ideia tem algum fundamento, na maioria dos casos não tem. Estar consciente em relação aos estereótipos te ajudará a eliminá-los da sua mente e evitar que fortaleçam seu ressentimento.

4 – Pare de olhar apenas para suas falhas

Muitas vezes, é mais fácil enxergar apenas as suas falhas e as conquistas e qualidades de terceiros. Porém, ao fazer isso, estará comparando o palco dos outros com os seus bastidores, afinal, vemos apenas os êxitos dos outros e não temos acesso aos caminhos que percorreram e os erros que cometeram para chegar até lá. Portanto, procure se enxergar de maneira completa, contemplando também seus pontos fortes, porque eles são parte de quem você é.

5 – Desapegue da ideia de determinar o que é ou não justo

A vida tem razões que muitas vezes não temos como explicar e existem pessoas que demonstram realmente ter mais sorte do que outras. Se você tem o hábito de se frustrar por achar que certas situações são injustas, procure focar em si, no que está ao seu alcance. Trabalhe para alcançar seus objetivos, se dedique e evite querer determinar o que é ou não justo, pois são grandes as chances de que se frustre.

6 – Identifique qual é o significado de sucesso para você

Em grande parte dos casos, pessoas que se ressentem com as conquistas alheias se deixam levar por definições padrão de sucesso, que envolvem dinheiro e status. E a verdade é que ser bem-sucedido pode tanto significar ter um cargo importante em uma empresa quanto ter um pequeno negócio, pois depende exclusivamente do que cada indivíduo deseja para si. Reflita sobre isso e descubra o que você busca para sua vida, sem se deixar influenciar pelos outros.

7 – Ligue seu filtro ao acessar as redes sociais

Por fim, se você é um usuário assíduo das redes sociais, ligue seu filtro quando for navegar pelas fotos e vídeos das pessoas que acompanha. Lembre-se de todas as dicas compartilhadas até aqui, evite se comparar e saiba exatamente o que deseja para sua vida, assim, ver pessoas felizes e exibindo suas conquistas não te afetará. Além disso, busque acompanhar apenas perfis que te inspirem e te transmitam coisas boas.

Mantenha sempre a sua atenção no caminho que está trilhando, pois desviar o olhar para se ressentir com as conquistas alheias fará com que perca um tempo precioso, em que poderia estar se dedicando aos seus objetivos. Pense nisso!

 

Copyright: 1070742089 – https://www.shutterstock.com/pt/g/DeanDrobot