A vida profissional é cheia de obstáculos que são formas de você aprender e evoluir tanto no trabalho quanto fora dele. Uma das dificuldades de qualquer colaborador é aprender a pedir um aumento. Para isso, é preciso considerar diversos fatores como: habilidade técnica, evolução das entregas, salário médio do mercado e muitos outros.

Se solicitar um aumento pode ser difícil, imagine então recusar uma proposta de emprego! Para dificultar ainda mais a decisão, imagine que a proposta salarial é boa. Alguns de vocês podem estar se perguntando quem faz isso. Pois eu digo: aqueles que não interessados em deixar altos cargos e salários guiem a carreira. Este é o dilema pelo qual muitos profissionais têm que passar quando a questão salarial não é a sua prioridade na carreira.

Que fica claro que isso não é uma crítica. Vou explicar melhor ao longo do texto. É só continuar lendo!

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida? Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Cada momento é diferente

É importante que você entenda que cada pessoa está vivendo em um momento diferente da carreira. Pode ser que uma pessoa esteja em um período em que o dinheiro e a promoção de cargo são essenciais por diversos motivos. Entre as causas, pode-se considerar a chegada de uma criança, a compra de um imóvel ou o simples fato de investir na carreira.

Porém, outra pessoa pode estar buscando por continuar com o mesmo cargo e salário, pois estes lhe trazem a estabilidade que deseja.

PSC

Mesmo ganhando menos, muitos colaboradores decidem ficar exatamente onde estão porque eles enxergam ali, em sua empresa atual, uma identificação com os mesmos valores, crenças e missão que comungam.

Também rejeitam um novo emprego por terem criado laços importantes com ela, ajudado a construir grandes resultados e por terem expectativas de crescimento e buscarem desafios profissionais que a proposição de mudança não trouxe. O plano de carreira também é um atrativo importante!

Quando desempregados, os profissionais também decidem continuar sua busca e recusar oportunidades quando a proposta não está alinhada com seus objetivos e metas profissionais e pessoais e com os valores ideológicos que consideram atrativos.

Nos casos que você viu acima, ou em tantos outros que não citei aqui, a pessoa pode mudar de opinião ao longo do tempo. Afinal, algo que é bom para certo momento pode não ser mais tão bom daqui uns dias. O importante é que cada decisão seja tomada a partir de muita reflexão e consideração dos pontos positivos e negativos. Deste modo, mesmo como tanta gente trabalhando apenas para ganhar um pouco mais de dinheiro no final do mês ou mesmo buscando uma recolocação no mercado, fica mais fácil compreender porque o salário não é o mais importante para alguns profissionais e porque eles acabam por decidir recusar uma proposta de emprego.

Mas e para você, o que é seria realmente decisivo para você aceitar mudar de empresa e dar um novo rumo à sua carreira? Reflita e deixe sua resposta nos comentários no fim do artigo. Enquanto isso, eu vou compartilhar algumas dicas de como recusar uma proposta de emprego educadamente e deixando portas sempre abertas. Confira!

3 dicas de como recusar uma proposta de emprego educadamente

Chegou o momento de anotar mentalmente todas as recomendações para não fechar as suas portas no mercado. Acompanhe:

Seja direto: ao receber uma proposta que você não quer não fique demorando em dar a sua resposta, deixando a empresa esperando ao Deus dará. Se você decidiu não aceitar a proposição naquele momento, mostre seu profissionalismo e comunique sua decisão o quanto antes à empresa, para que ela possa dar segmento ao processo de contratação e chamar outro profissional.

Seja educado e agradeça sempre: nunca deixe de usar a educação para recusar uma oferta de trabalho. Demonstre que avaliou com carinho, atenção e cuidado a proposta e que não foi uma decisão fácil. Mas, neste momento, avaliando todos os prós e contras, você acredita que o melhor é permanecer onde está ou mesmo continuar a buscar outro emprego. Agradeça a oportunidade, mostre que ficou lisonjeado por ter sido pretendido à vaga e deseje boa sorte à empresa em sua contratação.

Indique um colega de profissão: quem sabe esse é o momento para recomendar aquele profissional que você confia para a vaga. Se ele estiver procurando e o escopo da vaga se encaixar, aproveite e ajude um colega.

Se tiver mais dicas é só escrever nos comentários no fim do artigo!

A felicidade na vida pessoal é um dos principais fatores para um bom desempenho no trabalho.
Descubra como está a sua aqui!

Uma dica cinematográfica para refletir sobre o tema

Para ilustrar a importância de se balancear o cargo e salário com os outros âmbitos da vida, aqui vai a dica do filme “Um Homem de Família”. No filme, o personagem principal, chamado Jack, que é um homem que tem um alto cargo em uma empresa de sucesso. Por conta do seu trabalho, ele ganha muito, o que o faz ter uma vida cheia de luxos.

Porém, um dia ele acorda como se vivesse outra vida com uma antiga namorada, filhos e com um estilo bem menos luxuoso. Esse tempo faz com que ele repense a importância de cargos, altos salários e família. A reflexão sobre o que vale mais a pena ocupa muito tempo dos pensamentos dele. Não vou contar o final, pois você deve ver o filme, acompanhar a evolução do personagem e tirar as suas próprias conclusões.

Deixe a porta aberta

Ninguém sabe o que o futuro nos reserva, portanto, ao recusar uma proposta de emprego, procure deixar uma porta aberta. Além de ser educado e mostrar gratidão, deixe claro que você tem empatia pela empresa, e que nada impede de que, no futuro, você e a organização possam trabalhar juntos. Esse tipo de discurso sincero ajuda a formar parcerias e construir grandes resultados.

Aproveite estas dicas que você leu por aqui e, sempre que surgirem oportunidades de emprego que você não deseja aceitar no momento, use-as para deixar uma boa impressão e demonstrar profissionalismo. Inclusive, se você tiver mais dicas e gostaria de compartilhar, é só escrever nos comentários abaixo.

Boa sorte e até o próximo artigo!

 

Copyright: Rudh Strummer/Shutterstock