O currículo é um documento em que as informações profissionais de um indivíduo são descritas de modo padrão, considerando a fonte, o tamanho, o espaçamento, entre outros detalhes. Geralmente, é impresso em uma folha A4 branca ou enviada por e-mail, em PDF. Embora essa seja a forma tradicional de buscar uma vaga em uma empresa, a verdade é que existem situações em que um currículo criativo pode ser uma boa opção para chamar a atenção dos recrutadores. Continue acompanhando e saiba quando essa é uma boa ideia.

Esteja sempre um passo a frente no concorrido mercado de trabalho!
Quer uma dica? Acesse meu livro “Tudo Sobre Coaching” e vá além!

O Currículo Criativo Funciona Para Todos Profissionais?

A resposta para esse questionamento é: não, pois o currículo criativo não é bem visto em qualquer área. Na grande maioria dos casos, é indicado apenas para carreiras em que a criatividade seja crucial, como, por exemplo, nas áreas de publicidade e design. Outro ponto a ser considerado envolve a empresa que irá receber o currículo, afinal, uma organização mais tradicional provavelmente irá preferir os documentos que sigam o padrão formal.

Um fator bastante importante a ser considerado é que a parte, digamos, criativa, deve ser apenas um “plus” para chamar atrair os avaliadores e mostrar sua criatividade. Contudo, o principal ainda deverá ser o conteúdo do currículo, como a sua formação, as experiências e as competências. Caso contrário, será apenas algo bonito que chamará a atenção em um primeiro momento, mas não provará que é realmente o candidato ideal para a vaga.

Casos Emblemáticos de Currículos Criativos

Existem alguns casos de currículos criativos que se tornaram emblemáticos por conta do fator inovação e pelo impacto que causaram. Confira!

Currículo Videogame

O designer e ilustrador Robby Leonardi criou um site para divulgar o seu trabalho na prática. Trata-se de uma página com um layout todo inspirado em jogos de videogame, bem colorido, em que é possível conferir a sua formação, experiências profissionais e outros dados sobre ele. O usuário deve rolar o mouse para conferir cada detalhe, até chegar à última etapa, em que aparece um quadro para o envio de uma mensagem. Não sei se ele conseguiu a vaga que queria, mas o resultado ficou bastante divertido.

Currículo Caixa de Donuts

PSC

O jovem profissional de marketing Lukas Yla estava em busca de uma oportunidade de trabalho. Ao invés de fazer como a grande maioria das pessoas e espalhar currículos impressos pelas empresas da cidade em que mora, São Francisco, nos Estados Unidos, ele decidiu espalhar caixas de donuts. Assim, aqueles que abriam a caixa se deparavam com os deliciosos doces, o currículo e a divertida mensagem: grande parte dos currículos vai parar no lixo, o meu vai para a sua barriga.

Modelo: https://assets3.thrillist.com/v1/image/1798961/size/tl-horizontal_main_2x.jpg

3 – Currículo Garrafa de Refrigerante

Inspirada pela história anterior, a jovem Beatriz Carmona resolveu criar um currículo em uma garrafa de refrigerante para conquistar um estágio em uma agência de marketing digital. Para isso, ela usou uma garrafa pet de Coca Cola, com o refrigerante dentro, mas alterou o rótulo.

Seguindo o mesmo layout da marca, ela mudou apenas os textos e escreveu: milhares de currículos vão parar no lixo, o meu vai matar a sua sede. Além disso, acrescentou um breve resumo sobre ela e um link para o seu verdadeiro currículo. Ela conseguiu a vaga, estagiou e depois foi efetivada na empresa.

Modelo: https://static.wixstatic.com/media/689505_1ff6c0c6bc424daf82bcd376f54101eb~mv2.jpg/v1/fill/w_614,h_411,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01/689505_1ff6c0c6bc424daf82bcd376f54101eb~mv2.webp

Currículo Catálogo da Netflix

Mais um caso de um brasileiro que abusou da criatividade para chamar a atenção de uma empresa. O publicitário Gustavo Chofra tinha o sonho de trabalhar na Netflix, gigante do streaming. Para alcançar o seu objetivo, criou um site com o layout bastante semelhante ao catálogo de filmes e séries da companhia. Gustavo não conseguiu exatamente o que gostaria, mas a sua criatividade fez com que grandes empresas se interessassem pelo seu trabalho.

5 Pontos a Considerar ao Fazer um Currículo Criativo

Como pôde ver através dos casos citados anteriormente, criar um currículo criativo não é uma garantia de que conseguirá a vaga, entretanto, não há como negar que, quando bem feito, realmente chama a atenção. A seguir, você irá conferir cinco pontos que precisa considerar ao cogitar fazer um currículo que fuja do tradicional.

1 – Analise Se é Realmente uma Boa Ideia

O primeiro ponto é considerar se o currículo criativo realmente cabe dentro do que pretende alcançar. Pense na sua profissão, se é realmente algo voltado para a criatividade e se a empresa em questão é aberta à inovação. Se não for, saiba que você pode criar um modelo tradicional que também seja atrativo, afinal de contas, o principal continua sendo o conteúdo.

2 – Seja Verdadeiramente Criativo

Se você der uma rápida busca no Google com as palavras-chave “currículo criativo” verá uma série de sites que oferecem opções prontas apenas para editar e acrescentar as suas informações, e, convenhamos, isso não é nada criativo. Portanto, busque criar algo completamente original, que pode, sim, ser inspirado em algo que viu, mas que tenha a sua identidade.

3 – Tenha uma Versão Tradicional

Tanto o caso da garrafa de refrigerante quanto da caixa de donuts contavam com versões tradicionais do currículo, e isso é muito importante, pois é esse documento que a empresa irá analisar. Então, encontre uma forma de acrescentar um arquivo, link ou envelope com o currículo impresso para que a criatividade entre como um chamariz.

Esteja sempre um passo a frente no concorrido mercado de trabalho!
Quer uma dica? Acesse meu livro “Tudo Sobre Coaching” e vá além!

4 – Faça Algo Relacionado à Sua Área de Atuação

No primeiro exemplo, o profissional da área de design e ilustração criou um site com uma aparência de videogame. Assim, ele teve a oportunidade de unir os seus dois talentos e demonstrá-lo na prática. Desse modo, procure criar algo que tenha ligação com as suas qualificações e a vaga que pretenda conseguir.

5 – Atente-se aos Detalhes

Cuidar dos detalhes é muito importante quando se trata de um currículo criativo. Em cada um dos exemplos você pode verificar que houve máxima atenção com cada aspecto. O layout da garrafa de refrigerante, por exemplo, foi cuidadosamente elaborado com as informações e com fontes semelhantes às usadas pela marca original. Quanto mais detalhado o currículo criativo tiver, maior será o impacto que causará na empresa.

Você já teve alguma experiência com currículo criativo ou está pensando em criar um para ir em busca de uma oportunidade? Conte-me nos comentários!

 

Copyright: 489579613 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif