Alliance/Shutterstock As mudanças positivas trazem mais harmonia, bem-estar e felicidade para nossa vida

Mudar de emprego, de cidade, de namorado, o corte do cabelo, e até mesmo mudar o estilo de vida requer o momento certo, um planejamento e é claro um motivo. Mudanças fazem parte de nossas vidas, em todos os momentos. Algumas são planejadas, pensadas de forma estratégica onde dedicamos tempo, outras acontecem fora do nosso controle e precisamos nos adaptar e não deixar que elas impactem de forma negativa.

No trabalho, há profissionais que mudam de carreira, de empresa, de área, que acumulam mais funções, que buscam promoção.

Existem também algumas pessoas que não pensam em mudar, e não porque não precisam, mas sim porque se encontram na zona de conforto, estagnadas, ligadas no “piloto automático”, sem grandes realizações na vida. São também aquelas pessoas que acreditam terem chegado a seu potencial máximo, e que não podem ir além em seus objetivos.

Mas afinal, quando é hora de mudar?

Seu corpo pede, sua mente pede! Isso mesmo, acontece um movimento dentro de nós que nos incomoda e nos dá sinais de que é hora de mudar. Alguns sinais como cansaço, estresse, desanimo, procrastinação, baixa produtividade, podem ser indícios de que é hora de repensar na vida e fazer alguns ajustes. Isso se dá tanto na vida pessoal como profissional.

Somos movidos a desafios, e por isso, muitas vezes temos a latente necessidade de mudar, quando algo não está como planejamos. Mudar exige mais do que o simples “querer”, é preciso força de vontade, disciplina e, sobretudo, autoconhecimento, para que essas mudanças sejam feitas de acordo com seus anseios, bem como suas crenças e valores.

PSC

Vale lembrar que as vezes é preciso dar um passo para trás, para conseguir dar dois para frente, então muitas vezes precisamos abrir mão de algo hoje, para conseguirmos alcançar nosso sucesso amanhã.

Por que mudar?

Mudar é desafiador e estimulante, quando percorremos o caminho ao encontro de nossos objetivos e realizações. Mudamos porque:

– Desejamos ir além de onde estamos

– Quando sabemos da nossa capacidade de poder mais

– Quando estamos estagnados, sem entusiasmo e animo para desempenhar algo

– Quando estamos fazendo mais do mesmo

– Não vemos mais sentido no que estamos fazendo

– Quando buscamos melhor qualidade de vida

– Quando precisamos de equilíbrio e paz interior

– Quando precisamos de realizações

 Como mudar?

Por onde começar? O que fazer? Como agir? Jogar tudo para o alto e ver o que acontece? Negativo.

O Coaching é um processo que vem sendo utilizado por pessoas que desejam algum tipo de mudança e precisam de um método que as auxilie com assertividade.  Ele envolve diversas ciências que, juntas, promovem o autoconhecimento e o autodesenvolvimento de habilidades e competências necessárias para se chegar aonde deseja.

Além disso, são trabalhados pontos como a comunicação, relacionamentos, flexibilidade, resiliência, controle e inteligência emocional, organização de tempo, planejamento estratégico, definição de objetivos, aprimoramento e descoberta de novas capacidades, e ainda a quebra de crenças limitadoras.

Mudanças são importantes, trabalham a nossa capacidade de adaptação, melhor ainda se for conduzida por um profissional, Coach, com competência e conhecimento para auxiliar pessoas a chegarem onde desejam, acelerando todo esse processo e alcançando o resultado de forma rápida e efetiva.

Em um processo de Coach, a pessoa tomará a consciência de suas reais competências, bem como de seu potencial a ser alcançado e será estimulado a realizar suas metas, com foco e determinação, eliminando aquilo que não lhe traz benefício algum.

Dicas de Coaching para mudar

– Faça uma lista com seus objetivos

– Faça uma reflexão de como eles são importantes em sua vida, bem como você se sentirá quando alcançar cada um deles

– Descreva um passo a passo do que deve fazer para chegar onde deseja

– Estabeleça prazos

– Reflita sobre os hábitos que deverá abandonar e os que deve adquirir

E lembre-se comemore cada conquista, a celebração é um marco, um respiro, uma recompensa, para concluir novas etapas