Quando duas pessoas decidem se casar, a intenção é que passem a vida toda juntos. Entretanto, pode acontecer de os planos se modificarem com o passar do tempo e ambas perceberem que o melhor a fazer é cada um seguir o seu próprio caminho. E é exatamente neste ponto que surge uma dúvida bastante comum: quando o casamento acaba, é possível manter uma amizade com o ex-par?

A resposta é que isso depende de diversos fatores e é exatamente a respeito desse tema que falarei no artigo de hoje. Continue acompanhando e saiba se manter esse laço é positivo e se existe alguma forma de fazer isso de modo natural.

Descubra mais sobre si e desenvolva relacionamentos mais saudáveis!
Quer saber como? Baixe meu ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

Manter Amizade Quando o Casamento Acaba – A Importância de Respeitar o Tempo e a História de Cada Um

Quando duas pessoas que já foram casadas continuam mantendo uma relação cordial e, até mesmo, de amizade, são vistos pela sociedade como evoluídas e civilizadas, e elas realmente são. Entretanto, é preciso sempre deixar claro que cada indivíduo é único e cada história também, por essa razão, não dá para esperar ou exigir o mesmo comportamento de todos.

Pense bem, cada pessoa sabe o que viveu, as coisas boas que compartilhou com seu ex-esposo ou ex-esposa no tempo em que permaneceram juntos e outras que não foram tão boas assim. E é exatamente por essa razão que, no início do artigo, disse que a resposta sobre manter ou não uma amizade depende, porque são muitas as questões e os sentimentos envolvidos.

É claro que ninguém deve alimentar mágoas e ressentimentos, seja de alguém com que se foi casado ou de qualquer outra pessoa, pois isso não faz bem. Porém, querer manter o outro por perto e continuar fazendo parte da vida dele é um pouco diferente. O fato é que manter uma amizade depois que o casamento acaba se torna saudável quando as duas partes se sentem confortáveis com isso e quando os desentendimentos foram superados.

5 Pontos a Serem Considerados Sobre Manter uma Amizade Depois Que o Casamento Acaba

PSC

Se você passou ou está passando por um processo de separação e está em dúvida sobre manter ou não uma amizade com a outra pessoa, os pontos a seguir poderão te ajudar a refletir para fazer escolhas positivas, confira!

1 – Respeite o Seu Tempo e os Seus Sentimentos

Antes de qualquer coisa, é fundamental que saiba respeitar o seu tempo e os seus sentimentos. Evite querer manter a amizade porque acha isso bonito e sinal de maturidade. Inclusive, pense no significado da palavra maturidade, que é: estado daqueles que atingiram o completo desenvolvimento, ou seja, algo que ocorreu com o tempo. Então, evite querer pular fases, principalmente se a separação ocorreu recentemente.

2 – Evite Aceitar Amizade Quando Ainda Deseja Receber Amor

Quando a decisão da separação parte de apenas um dos envolvidos, manter a amizade pode ser mais delicado, principalmente porque aquele que não escolheu se separar pode acabar aceitando apenas para se manter próximo da pessoa amada. Por isso, se você ainda alimenta algum tipo de esperança e está sofrendo com essa situação, o melhor a fazer é se afastar, inclusive como uma forma de se proteger e evitar passar por situações ainda mais dolorosas.

3 – Perceba Se o Desejo de Manter a Amizade é Recíproco

A amizade entre duas pessoas que já foram casadas apenas se torna saudável e verdadeira quando ambas têm esse mesmo desejo. Dessa maneira, se sente vontade de manter esse laço com alguém que fez parte da sua história, sinta a reação dela e identifique se há também essa vontade. Caso sinta que não, respeite e sempre se lembre que cada um sabe o que sente e o que carrega dentro de si, por isso, não dá para exigir algo do outro baseando-se no fato de que, para você, está tudo tranquilo.

4 – Saiba Que é Possível Manter a Cordialidade Sem Tanta Proximidade

Caso não queira ou mesmo perceba que não é o momento de iniciar essa amizade, saiba que é possível manter uma relação cordial e respeitosa, sem grande proximidade. Inclusive, isso é fundamental caso possuam interesses em comum, como negócios ou filhos. No segundo caso, isso se torna ainda mais necessário, afinal, são vidas que dependem de vocês e que não merecem viver em um ambiente hostil, em que aqueles que mais amam vivem trocando farpas.

Para manter a cordialidade, basta que consigam falar sobre os assuntos em comum com respeito. Inclusive, essa pode ser uma semente para que, no futuro, possam se tornar amigos, ou não, caso percebam que é melhor cada um seguir a sua vida sem uma presença mais forte do outro.

Descubra mais sobre si e desenvolva relacionamentos mais saudáveis!
Quer saber como? Baixe meu ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

5 – Permita Que as Coisas Aconteçam de Modo Natural

Para finalizar, é sempre importante que ambos os envolvidos tenham a consciência de que a amizade entre pessoas que um dia foram um casal é algo que acontece de modo natural, assim como qualquer outro tipo de relacionamento. Dessa maneira, evite criar expectativas ou desejar que assinem o divórcio e, logo depois, tornem-se amigos. Dê tempo ao tempo, reflita sobre os seus sentimentos e, assim, tudo irá se encaixar.

No mais, concentre-se em se libertar de mágoas que tenham ficado após a separação, utilize as experiências para evoluir e deseje para a pessoa que um dia fez parte da sua vida apenas coisas boas, porque isso fará muito bem para você também. Quanto mais energias positivas emanar para ela, maiores são as chances de que, um dia, possam se reaproximar e se tornarem amigos.

Caso já tenha passado esse período inicial, sinta-se confortável para manter essa amizade e perceba o mesmo da outra parte, siga em frente. Quando tudo está resolvido no interior dos dois envolvidos, reatar esse laço poderá ser extremamente positivo. Afinal, mesmo que o amor romântico que os unia tenha acabado, é natural que exista um carinho e uma vontade de continuar essa história, mas de uma outra maneira, que é tão bonita quanto a anterior.

Espero que tenha gostado de artigo e que tudo o que compartilhei até aqui te ajude a lidar com os seus sentimentos e fazer aquilo que for melhor para você neste momento.

Copyright: 1295997793 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes