expertise-reconhecer

Qual é a Sua Expertise? Encontre o Seu Diferencial e Ouse Ir Além!

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de agosto de 2019

Quando falamos em Coca Cola, logo nos lembramos do refrigerante, certo? Assim como Netflix nos lembra assistir filmes e séries no conforto de casa e McDonald’s os lanches com batata frita que ficam prontos rapidamente. Sabe o motivo pelo qual essas empresas nos fazem lembrar de tudo isso instantaneamente? Porque descobriram a sua expertise e investiram nela, fazendo o que sabem de melhor. E você, sabe qual é a sua, o que te diferencia em meio a tantos outros profissionais? Continue acompanhando e descubra a importância disso.

Quer descobrir como conquistar resultados extraordinários?
Acesse meu curso de introdução e potencialize suas conquistas!

A Importância de Identificar a Sua Expertise e Usá-la a Seu Favor

Somos mais de sete bilhões de pessoas no planeta. Já pensou como seria estranho se todos fossem iguais e tivessem as mesmas habilidades? Provavelmente não teríamos nos desenvolvido tanto, pois, cada descoberta realizada aconteceu exatamente por conta dos diferenciais que pessoas como Einstein, Graham Bell, Thomas Edison e tantos outros inventores possuíam.

Voltando para o universo profissional, reconhecer qual é a sua expertise é importante para que se diferencie dos demais, seja empreendendo ou trabalhando como colaborador de uma empresa. Afinal, por melhor que seja o seu currículo, outras pessoas poderão ter os mesmos cursos ou as mesmas experiências, entretanto, a sua personalidade e a combinação de características e habilidades que possui sempre serão únicos.

Vale ressaltar que a sua expertise não precisa ser algo nunca visto, como nos exemplos que citei dos inventores, e sim uma habilidade que te diferencie e, claro, que tenha utilidade dentro do contexto no qual está inserido. Se ainda não identificou qual é esse seu diferencial, é muito importante que pense a respeito, para que possa explorar isso em suas escolhas e, assim, atingir os seus objetivos e chegar ainda mais longe.

7 Dicas Para Identificar a Sua Expertise e Usá-la a Seu Favor

Se ainda não sabe qual é a sua expertise, as dicas a seguir poderão te ajudar a trilhar um caminho de descoberta, aprendizado e evolução. Acompanhe e prepare-se para encontrar todo o seu potencial.

1 – Lembre-se do Que Aprendeu na Sua Formação

Por mais que a formação não seja determinante em relação à expertise de um profissional, é interessante considerá-la, afinal, muito conhecimento é adquirido através de cursos. Nesse sentido, procure pensar a respeito e revisitar essas memórias dessa fase da sua vida, pois pode ser que tenha aprendido algo que tenha ficado perdido na sua mente ou mesmo que tenha uma habilidade muito importante aprendida nessa época que não esteja sendo explorada como deveria.

2 – Ouça o Que as Pessoas Dizem a Seu Respeito

Os feedbacks dados pelas pessoas que convivem contigo têm uma grande importância nesse processo de autodescoberta. Afinal, é bastante comum que colegas de trabalho, por exemplo, ressaltem suas qualidades mais fortes. Assim, um indivíduo pode ficar conhecido como sendo extremamente ágil para realizar determinada tarefa, outro como muito paciente no atendimento ao público e aquele que sabe um pouco de tudo e é considerado um curinga na empresa. Então, ouça o que dizem sobre você e reflita a respeito, pois essas informações podem nortear a sua busca.

3 – Considere Que Expertise Pode Ser um Conceito Relativo

Pessoas perfeccionistas e exigentes demais tendem a terem problemas para encontrarem sua expertise porque sempre acham que alguém sabe mais do que elas, e a verdade é que esse conceito é bastante relativo. Imagine, por exemplo, que o seu diferencial seja entender muito sobre cuidados com plantas. Se você for comparar o que sabe com o conhecimento de um botânico, que tem formação na área, realmente a diferença será grande, entretanto, isso não te torna menos expert no assunto. Portanto, se cobre menos e evite se comparar.

4 – Registre Suas Habilidades, Experiências e Conhecimentos

Para valorizar algo, é preciso reconhecer e identificar, e nos caso da sua expertise não é diferente. Nesse sentido, é interessante que faça um registro com as suas maiores habilidades, experiências e conhecimentos, pois o ato de escrever, além de fazer com que se lembre de forma mais eficiente dessas informações, te ajudará a memorizá-las e utilizá-las no seu dia a dia. Talvez, você esteja pensando que já sabe de tudo isso e que escrever não irá mudar nada, mas, acredite, pois isso fará uma grande diferença na forma como enxerga a si mesmo.

5 – Pense nas Coisas Pelas Quais Você Se Interessa

Todo mundo tem interesses, coisas que geram curiosidade e vontade de saber mais. E, mesmo que essas coisas não tenham muita ligação com a sua carreira profissional, é importante considerá-las, pois podem dizer muito sobre quem você é. Aproveite o item anterior e registre também todos os assuntos que fazem os seus olhos brilharem, pode ser qualquer coisa, como música, cinema, viagens, livros, o que fizer sentido para você.

Quer descobrir como conquistar resultados extraordinários?
Acesse meu curso de introdução e potencialize suas conquistas!

6 – Identifique as Tarefas Que Mais Realiza Com Prazer

Ainda considerando os seus maiores interesses, saberia dizer quais são as tarefas que mais realiza com prazer? Pode ser tanto no trabalho quanto fora dele, em casa, na vida pessoal. Afinal de contas, tendemos a realizar com mais satisfação as coisas que temos mais facilidade e desempenhamos melhor. Registre também essas informações, pois, assim, terá um panorama completo sobre a sua personalidade e habilidades, facilitando a identificação das suas expertises.

7 – Liste as Habilidades Que Gostaria de Desenvolver

Por último, é interessante que, além de identificar as coisas nas quais já é bom, defina aquelas que pode melhorar e desenvolver. Considere expertises que possam ser úteis tanto na sua vida pessoal quanto profissional, afinal, a sua essência continua sendo a mesma independente do contexto no qual está inserido, então, as habilidades de um lado podem beneficiar o outro. Além dessa lista inicial, é fundamental que defina as estratégias para desenvolver tudo o que deseja, afinal de contas, sem ação o planejamento perde toda a sua razão de existir.

Você já havia parado para pensar sobre qual é a sua expertise? Se ainda não, tenho a certeza que ficará surpreso ao começar a anotar essas informações, pois se dará conta do incrível potencial que possui e isso certamente será transformador em sua vida, pode acreditar!

 

Copyright: 1345590314 – https://www.shutterstock.com/pt/g/t+r+e+n+d+y

Deixe seu Comentário: