relacionamento-funcionarios

Qual relacionamento você tem com seus funcionários?

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de maio de 2020

O bom relacionamento entre um gestor e seus colaboradores é fundamental para que a equipe trabalhe de modo colaborativo, vista a camisa do negócio e seja produtiva. Dessa maneira, repensar a relação que possui com seus funcionários é muito importante para identificar os pontos em que está indo bem e aqueles que precisam ser melhorados. Continue acompanhando para fazer essa reflexão e entender o que levar em consideração para lidar com sua equipe.

A importância de repensar o relacionamento com seus funcionários

Dentre os modelos de liderança mais conhecidos estão: autocrática, liberal, democrática, motivadora, paternalista, técnica e carismática. Cada companhia tende a ir para o lado de uma delas. Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica com o modelo mais eficiente, é preciso que cada gestor encontre a sua própria forma de liderar. Existem gestores que são autoritários demais e não dão qualquer liberdade aos seus colaboradores, enquanto outros são permissivos demais e deixam que os funcionários ajam como bem entenderem, sem oferecer qualquer direcionamento.

Como extremos nunca são positivos, em nenhuma área, com a gestão de pessoas não seria diferente. O ideal não é dar liberdade demais e nem de menos e sim encontrar um equilíbrio entre esses dois perfis. Assim, um bom líder é aquele que tem autoridade, mas também ouve as outras pessoas, acolhendo suas sugestões e colocando-as em prática quando achar que são pertinentes.

Mais do que nunca, os profissionais desejam trabalhar em empresas que dão a eles liberdade para criar e se desenvolver. Por outro lado, é preciso que haja certos limites, até mesmo para que a cultura da companhia seja respeitada, e os colaboradores saibam exatamente o que esperam dele. Esse equilíbrio entre o excesso e a falta de liberdade é essencial para que todos trabalhem de forma harmoniosa e se desenvolvam a cada desafio superado.

Faça com que seus funcionários vistam a camisa e façam parte de um projeto de sucesso.

7 Dicas para manter um bom relacionamento com seus funcionários

Depois de entender a importância do bom relacionamento com funcionários e refletir sobre a relação que tem com sua equipe, confira dicas para tornar esse convívio ainda mais positivo para você, para eles e para a sua empresa.

1 – Crie um laço de confiança

A confiança é essencial em qualquer relacionamento e entre um líder e seus colaboradores não é diferente. Para criar esse laço é importante sempre ser sincero e honesto com a equipe, evitar fazer promessas que não possa cumprir, respeitar suas individualidades, manter em sigilo informações pessoais dos funcionários que vier a saber, enfim, são atitudes simples que mostram que o chefe é alguém em que todos podem confiar. Essa conexão é a base para se construir relações positivas dentro da empresa.

2 – Investir em uma comunicação clara e honesta

A comunicação é mais um aspecto de grande importância para o bom relacionamento entre um empregador e seus colaboradores. Através do diálogo os profissionais ficam sabendo exatamente o que a empresa espera deles, assim como o gestor tem a oportunidade de medir a satisfação de sua equipe. Além das reuniões e dos e-mails enviados para tratar de assuntos do trabalho, é muito importante que se mantenha a comunicação no dia a dia.

Você é feliz?

3 – Reconhecer os esforços dos funcionários

Dentro de uma empresa, os funcionários, ou pelo menos boa parte deles, trabalham duro e se dedicam para alcançar suas metas. Ter esse esforço reconhecido é fundamental para que se mantenham motivados, o que pode ser feito com um elogio ou até mesmo uma bonificação em situações especiais. São gestos que funcionam como avisos de que os profissionais estão no caminho certo e que devem continuar se esforçando.

4 – Manter uma postura amigável e acessível

Em se tratando da relação empregador e funcionários, existe uma linha tênue entre ser amigável e criar vínculos pessoais. É interessante manter-se atento para ser um chefe acessível, que as pessoas sabem que podem conversar sem medo, mas sem tornar a relação pessoal demais. Procure ser um líder amigável, que acolhe o que os liderados dizem, mas sem se exceder e abrir detalhes mais íntimos, por exemplo, até mesmo para manter um distanciamento saudável e continuar tratando a todos igualmente.

5 – Dar autonomia aos funcionários

Por mais que seja importante ter um supervisor acompanhando a equipe, é preciso dar aos profissionais autonomia para que realizem suas tarefas. Isso faz com que eles sintam que a empresa confia na sua capacidade, além de ser um grande incentivo à inovação. A Google é um grande exemplo de companhia que dá liberdade aos seus funcionários exatamente para incentivar a criatividade e as ideias inovadoras. Confie nas pessoas que escolheu para fazer parte do seu time, permita que ajam de forma autônoma, mas, claro, sem deixá-las abandonadas e sem um suporte.

6 – Ensinar através do exemplo

Aquela velha máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” deve ser completamente abolida de uma empresa em que haja a intenção de se manter um bom relacionamento com os funcionários. A forma mais poderosa de um líder ensinar algo aos seus liderados é através do exemplo. Desse modo, busque adotar a postura que deseja que seus colaboradores tenham, com responsabilidade, respeito ao próximo, disciplina e outras qualidades que julgar importantes.

7 – Estar sempre aberto a aprender com eles

Outra expressão que deve ser desconsiderada por empresas que desejam manter relacionamentos positivos com seus funcionários é que “o chefe tem sempre razão”. Isso não é verdade porque não existe nenhum ser humano que tenha sempre razão, já que é sempre possível aprender algo novo. Um profissional com trinta anos de experiência pode perfeitamente aprender com um jovem recém formado. Quanto mais abertura um líder tem para aprender com sua equipe, mais a companhia tem a ganhar.

O relacionamento entre um empregador e seus funcionários diz muito sobre a confiança que ele deposita em cada um. Por essa razão, deve ser uma relação positiva e contar com o envolvimento genuíno de ambas as partes. Desafios certamente irão surgir, mas com respeito, compreensão e paciência todos serão vencidos.

Tem alguma outra dica para melhorar a relação entre patrões e empregados? Compartilhe no espaço para comentários abaixo e envie o artigo para os seus amigos que também são empresários!

 

Fontes:

www.siteware.com.br/lideranca/quais-sao-tipos-de-lideranca/

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: