A gratidão é algo tão benéfico para a nossa vida, que se tornou até objeto de estudos e pesquisas. Isso porque, quando praticamos o ato de agradecer, tendemos a nos sentir verdadeiramente realizados, com o peito realmente cheio de felicidade. 

Instituições renomadas, como a Universidade de Harvard, por exemplo, onde tive o prazer de palestrar, passaram a olhar para a gratidão como algo além da espiritualidade, porque quando agradecemos por algo, conseguimos lançar o nosso olhar muito mais para aquilo que já temos e conquistamos, do que para coisas que nos faltam. Com isso, tanto a nossa saúde mental, quanto a física, ganham de forma considerável. 

Para se ter uma ideia, nos últimos anos, pesquisadores se dedicaram a analisar os efeitos do estresse e sentimentos hostis sobre a nossa saúde e bem-estar, sendo nítidos os efeitos nocivos destes em nosso organismo. A conclusão é que, para combater os prejuízos causados pelas situações estressantes de nosso dia a dia, uma arma poderosa que podemos usar a nosso favor são os pensamentos positivos e também a gratidão. 

Convidamos você a nos acompanhar no artigo hoje, para conferir de que forma a gratidão e a felicidade se relacionam, trazendo inúmeros benefícios para nossa vida.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Como a gratidão contribui para a nossa felicidade?

Conforme dissemos no início do artigo, diversos estudos foram realizados sobre os efeitos positivos da gratidão na nossa vida, tornando-a ainda mais leve e feliz. Entre estas pesquisas está a realizada pelas Universidades da Califórnia e de Miami. 

Nela os psicólogos pediram que os voluntários fizessem um relato dos principais eventos que lhes marcassem durante 10 semanas. Os participantes da pesquisa foram divididos em três grupos distintos, que deveriam focar a sua atenção para os eventos positivos, negativos e positivos e apenas negativos. 

PSC

Com os resultados em mãos, os pesquisadores observaram que os voluntários que deveriam focar e escrever sobre os eventos positivos de suas semanas, demonstraram muito mais gratidão por tudo o que estavam vivendo e por sua vida, de uma forma geral. Além disso, as pessoas deste grupo passaram a ser mais otimistas, a se exercitar mais e suas visitas a médicos também diminuíram significativamente, diferente dos outros dois grupos observados. 

A conclusão dos psicólogos responsáveis por esta pesquisa foi a de que ao nos tornarmos gratos, ou seja, ao praticarmos a gratidão com mais frequência, conseguimos obter benefícios, não só psicológicos e sociais, mas também biológicos, sendo todos estes verdadeiramente duradouros em nossa vida.

Efeitos da gratidão no trabalho

Além dos benefícios para a nossa vida pessoal, a nossa vida profissional também é extremamente beneficiada por nossos atos de gratidão. Em uma outra pesquisa, realizada pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, os pesquisadores observaram que os gestores que passaram a agradecer mais as ações de seus colaboradores, conseguiram contribuir para o aumento da produtividade dos mesmos.

Para eles, isso aconteceu porque os profissionais começaram a se sentir mais pertencentes aos processos organizacionais, o que foi fundamental para a diminuição da turnover que comumente vemos em grande parte das empresas atualmente. 

 

A ação da gratidão em nosso cérebro

Mais acima, falamos sobre os efeitos da gratidão na biologia do ser humano. O nosso cérebro é um dos primeiros que capta os efeitos positivos do ato de agradecer que praticamos em nosso dia a dia. 

Isso acontece porque quando cultivamos pensamentos relacionados à gratidão, trabalhamos diretamente na ativação do “sistema de recompensa” que possuímos em nosso cérebro. Ele é conhecido pela base neurológica da satisfação que sentimos e também da nossa autoestima. Assim, o resultado disso é uma sensação maior de bem-estar e de prazer, que é reverberada por todo o nosso corpo. 

O nosso cérebro, ao entender que estamos vivendo algo bom em nossa vida, libera uma substância chamada dopamina. A dopamina é um neurotransmissor responsável, entre diversas outras coisas, pelas sensações de prazer e recompensa. Com todas estas ações biológicas positivas acontecendo em nosso organismo, nos sentimos mais motivados a agir em direção às nossas metas, sonhos e objetivos

Além da dopamina, outra substância que é liberada é a ocitocina, que é popularmente conhecida como o hormônio do amor. Ela é responsável, tanto por estimular o afeto, como também a paz e tranquilidade, auxiliando na redução do estresse, ansiedade, medos, fobias e muito mais. 

À medida que ativamos estes sistemas com frequência, conseguimos reforçá-los ainda mais. Por esta razão é comum ver em pessoas gratas níveis mais altos de emoções positivas, bem como de satisfação com a vida de um forma geral. São indivíduos que apresentam maior vitalidade e também otimismo, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos de seu dia a dia. 

Assim, as pessoas que exercitam a gratidão sempre, aprendem a lidar da melhor maneira possível com as experiências negativas e desafios de seu cotidiano, justamente porque desenvolvem uma ampliação de estados, que estão diretamente associados a sentimentos e sensações agradáveis. 

Se você tinha alguma dúvida que a gratidão é extremamente poderosa e pode influenciar positivamente em sua vida, este artigo é a prova de que ser grato e grata diariamente é o melhor caminho para a felicidade plena. 

Implemente esta prática em sua vida e veja o quanto você se sentirá bem. 

Agora, conte-nos o que você achou deste conteúdo? Ele te ajudou de forma positiva? Você já pratica a gratidão? Deixe nos comentários sua opinião sobre o artigo e lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos e familiares, para que eles também entendam o quão bom é ser grato.