Cada indivíduo tem a sua forma de agir e de pensar, o que influencia em tudo o que ele faz. Dentro do âmbito profissional, considerar o estilo de trabalho de cada um é fundamental para que as empresas contratem funcionários que estejam de acordo com o que elas precisam e as pessoas saibam que caminhos seguir em suas carreiras. Por esse motivo, foram criadas diversas categorias que têm como objetivo classificar cada perfil, a fim de facilitar tanto o recrutamento quanto a gestão de pessoas.

Além disso, do ponto de vista pessoal, é bastante interessante identificar qual é o seu estilo de trabalho, para que possa se conhecer melhor e, assim, buscar maneiras de valorizar os seus pontos fortes e aperfeiçoar os aspectos que forem necessários. Lembre-se que quanto mais se conhecer, melhor poderá resolver suas questões internas e se potencializar.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Importância de Identificar o Seu Estilo de Trabalho

Como já disse diversas vezes, o autoconhecimento é a chave do desenvolvimento e da evolução. Em se tratando de carreira, conhecer o seu estilo de trabalho é essencial para que vá em busca de oportunidades que estejam alinhadas com ele. É claro que ser flexível é importante, principalmente no mercado competitivo atual, contudo, ocupar uma vaga que exige que você seja algo que não é pode ser bastante desgastante e frustrante.

Para as empresas, identificar o estilo de trabalho de seus colaboradores irá permitir que se extraia o que de melhor cada um tem a oferecer e, assim, os esforços sejam otimizados. Afinal, de nada adianta insistir para que um indivíduo que tem um perfil mais centrado e que prefere trabalhar nos bastidores, lide diretamente com o público. Outros pontos importantes incluem uma delegação mais eficaz e a formação de equipes consistentes e entrosadas.

Os Principais Estilos de Trabalho e Suas Características

Para te auxiliar nesse processo de descoberta, confira 10 estilos de trabalho e veja em qual deles melhor se encaixa. Aproveite para fazer uma reflexão a respeito da sua carreira, para que identifique pontos que pode trabalhar para melhorar cada vez mais.

1 – Aprendiz

PSC

Se mostra sempre interessado em aprender mais sobre o negócio de forma bastante ampla, ultrapassando os limites da sua função. Ter um colaborador assim é algo fantástico para as empresas, pois ele mostra que realmente quer vê-la crescer e se desenvolver. Contudo, é importante saber dosar esse interesse, para que ele não comprometa sua produtividade em relação ao cargo para o qual foi contratado.

2 – Dedicado

O profissional dedicado é aquele que se mostra sempre pronto para trabalhar duro e que não se importa em ter que ficar até mais tarde no escritório. É do tipo que veste a camisa da organização e tem o que se chama de mentalidade de dono. Caso se identifique com esse perfil, procure se atentar para evitar os excessos. Afinal, trabalhar é bom, mas descansar e viver uma vida fora da empresa é essencial para se manter produtivo e ser feliz.

3 – Colaborativo

Um perfil bastante valorizado no mercado atual, porque consegue se relacionar de maneira positiva e trabalhar bem em equipe com indivíduos dos mais diferentes estilos. Para se tornar um profissional colaborativo é necessário que tenha humildade para aprender e generosidade para compartilhar o que sabe com os demais. Assim, é possível construir um forte laço com os colegas e, juntos, realizarem grandes conquistas.

4 – Eficiente

O profissional que tem o estilo eficiente é aquele que faz tudo na mesma hora em que lhe pedem e sem comprometer a qualidade. Trabalha de forma organizada, planejada e impecável. Para adotar esse estilo é necessário sempre buscar adquirir conhecimentos que agreguem, organizar os seus horários e priorizar tarefas. Um ponto a se atentar é evitar cobrar demais de si mesmo, para que não se frustre quando falhar, pois se trata de algo completamente normal.

5 – Extrovertido

As pessoas extrovertidas sempre alegram os locais por onde passam e deixam o clima mais leve. Nas empresas, elas são ótimas para lidar com pessoas, sejam clientes ou outros colaboradores. Alguns pontos a serem considerados envolvem a dosagem dessa extroversão, para que os limites do respeito e da ordem não sejam extrapolados.

6 – Independente

O profissional independente consegue resolver uma série de questões sem depender constantemente da aprovação de seu chefe. Entretanto, é necessário tomar cuidado com essas características em empresas que tenham uma hierarquia bem definida, para que a atitude não seja vista como um desrespeito à estrutura da organização.

7 – Inovador

A inovação é algo fundamental para organizações que desejam se manter competitivas no mercado. Dentro desse contexto, profissionais que estão alinhados com essa necessidade, que conseguem pensar fora da caixa e enxergam além são sempre bem-vindos. Contudo, empresas mais tradicionais podem ter certas restrições com esse perfil.

8 – Multitarefa

Durante muito tempo, os indivíduos multitarefas eram vistos como extremamente produtivos e diferenciados. Aos poucos, foi-se percebendo que esse acúmulo de atividades pode mais atrapalhar do que ajudar, porque compromete a qualidade do trabalho e pode gerar quadros de estresse a longo prazo. Portanto, caso se identifique com esse perfil, tome cuidado para não se exceder, pois mais vale se dedicar integralmente a uma atividade por vez e concluí-la do que tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo e não conseguir focar em nenhuma.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

9 – Otimista

As pessoas positivas e que conseguem enxergar o lado bom de cada situação são sempre excelentes companhias. Em se tratando de empresas, elas são ótimas porque essa característica permite que mantenham o foco nas soluções ao invés de se ocuparem olhando apenas para os problemas. Certamente um tipo de profissional bastante requisitado no mercado atual.

10 – Professor

Por último está o perfil professor, que é aquele profissional que gosta de compartilhar os seus conhecimentos com os demais e, com isso, tem uma certa facilidade de liderar seus colegas de trabalho. É um estilo bastante importante de se ter no quadro de funcionários, de preferência gerenciando as equipes.

Com qual perfil você se identificou? Deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos, para que eles também se conheçam melhor e possam se desenvolver cada vez mais.

 

Copyright: 468688661 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sheftsoff