recalque-como-lidar

Qual é o Verdadeiro Significado de Recalque?

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de undefined de 2019

Há alguns anos, vimos a popularização a palavra recalque, que até hoje é usada por muitas pessoas como um sinônimo de inveja. A verdade é que, dentro da área da psicologia, o termo tem um significado um pouco mais complexo, e é exatamente a respeito disso que falarei no artigo de hoje. Continue acompanhando e entenda melhor o que é o recalque e como ele pode se manifestar no comportamento humano.

O Que é Recalque?

O conceito de recalque foi desenvolvido por Freud, dentro da teoria psicanalítica, e se refere a um mecanismo de defesa da mente que rejeita situações e informações que os indivíduos julgam inadequados e incompatíveis com quem gostariam de ser. Nesse sentido, trata-se de um recurso mental que força um esquecimento como uma tentativa de evitar sofrimento. Isso pode acontecer tanto em relação à situações traumáticas, quanto desejos que a própria pessoa considera inaceitáveis.

Para que a explicação fique mais clara, acompanhe o seguinte exemplo. Paulo sonhou em ser artista e seguir carreira como bailarino na juventude, porém, ouviu desde criança de seus pais que essa não era uma profissão para homens. Então, em uma tentativa de não se frustrar, recalcou esse desejo, que se passou a se manifestar através de uma total repulsa por homens que são bailarinos.

Se formos comparar a história do exemplo com o sentido de recalque empregado em músicas e na linguagem popular até encontramos uma semelhança. Porém, classificar o recalcamento simplesmente como inveja é reduzir um conceito que tem um significado mais amplo, já que a repulsa que o indivíduo adquire pela situação recalcada pode se manifestar de diversas outras maneiras, inclusive sintomas físicos, e não apenas através de críticas.

Diferença Entre Recalque e Repressão

Apesar de o recalque reprimir algo que o indivíduo considera inadequado, não se deve confundi-lo com o conceito de repressão. No primeiro caso, o mecanismo de defesa entra em ação para evitar o sofrimento, enviando para o inconsciente as lembranças que gerem sofrimento. Já, em se tratando de repressão, há um esforço consciente para que as memórias fiquem no inconsciente, o que acaba gerando o efeito contrário.

Principais Características das Pessoas Recalcadas

Antes de citar as características, é importante reforçar que o adjetivo recalcada, aqui, não é citado em tom pejorativo. Afinal, do ponto de vista da psicanálise, qualquer um de nós pode ter memórias e emoções recalcadas. Dito isso, veja a seguir as principais características das pessoas recalcadas para que entenda melhor as formas de manifestação do recalque.

1 – Problemas de autoestima: a primeira característica é a geradora de todas as outras, pois o indivíduo acha que todos são capazes, menos ele, então utiliza das ações a seguir como uma tentativa de se sentir melhor.

2 – Colocar defeitos em terceiros: essa ação é uma das que fazem com que o recalque seja considerado como um sinônimo de inveja. Como a mente do indivíduo rejeitou um desejo que ele considerou inadequado, cria uma repulsa, o que o faz criticar aqueles que vivem o que ele, inconscientemente, gostaria de estar vivendo.

3 – Problemas para reconhecer o sucesso dos outros: para uma pessoa recalcada, o sucesso do outro significa que ele é um fracassado, o que faz com que ele rejeite as conquistas alheias.

4 – Não aceitar críticas: o indivíduo recalcado não gosta que o contrariem e nem que o julguem, pois quando isso acontece ele se sente inferior.

5 – Sofrer por algo durante muito tempo: o sofrimento faz parte do comportamento humano e vem como resultado de alguma decepção. Quando se trata de uma pessoa recalcada, ele dura muito mais tempo, pois ela fica constantemente revivendo aquela mágoa.

Dicas de Como Lidar Com o Recalque

Por se tratar de um mecanismo de defesa comum aos seres humanos, qualquer um está sujeito a passar por isso ou a lidar com alguém que esteja passando. Desse modo, é importante saber o que fazer para evitar que se transforme em um problema maior e gere desentendimentos.

Lidando Com o Recalque Alheio

Quando se trata de alguém próximo, em primeiro lugar não há como ter certeza de que o comportamento dele é fruto de recalque, a menos que você seja um profissional da área da saúde mental. Porém, considerando as características comuns que citei, em primeiro lugar é essencial que evite levar as coisas que essa pessoa disser para o lado pessoal.

Existe uma citação de Freud que diz: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”. Desse modo, as palavras e ações vindas de terceiros, mesmo que direcionadas a você, na verdade falam a respeito deles. Então, quando alguém fica a todo o momento te criticando, muito provavelmente o problema está dentro dela e nada tem a ver contigo. Lembre-se sempre disso e evite se deixar abalar por algo que não lhe pertence.

Vale dizer que, caso esse comportamento esteja vindo de alguém próximo, com quem tenha intimidade, pode ser interessante ter uma conversa franca e incentivá-la a buscar ajuda especializada. Contudo, escolha uma maneira delicada de dizer isso, sem fazer insinuações ou julgamentos, deixe claro que a sua intenção é realmente ajudá-la a se libertar de sentimentos ruins.

Lidando Com o Recalque em Si Mesmo

Assim como disse no tópico anterior, não há como dizer que algum comportamento é originário de um recalque sem ser um profissional da área da saúde mental. Por outro lado, você pode se questionar em relação às coisas que te incomodam. Se você olha para uma pessoa e sente repulsa pelo seu comportamento, reflita a respeito e talvez encontre algum indício da origem desse sentimento. Fazer isso irá permitir que se conheça melhor e evite formar e manter opiniões preconceituosas e crenças limitantes.

Da mesma maneira que é importante incentivar outras pessoas a buscarem ajuda profissional, o mesmo deve ser feito quando notar que isso está acontecendo contigo. Negligenciar o seu bem-estar emocional é o mesmo que abrir mão da sua saúde, visto que corpo e mente estão completamente conectados. Por isso, cuide de si com carinho, pois você merece se sentir bem consigo mesmo e ser feliz.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito do real significado de recalque. Aproveite para passar o conhecimento adiante, compartilhando o artigo em suas redes sociais!

 

Copyright: 446567287 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

Deixe seu Comentário: