Sempre que uma pessoa tem um objetivo em mente, ela naturalmente se esforça e se motiva com mais facilidade para o alcance dessas metas. Quer ver um exemplo? É mais fácil economizar dinheiro quando temos em vista a realização de uma viagem do que quando não temos um objetivo financeiro específico.

Por isso, o foco nos resultados, isto é, no alcance dos objetivos, nos ajuda a canalizar as nossas energias e forças nas atividades que nos conduzirão a eles. Isso envolve também abrir mão de tudo aquilo que, no momento, não deve ser priorizado. Percebe como é importante ser uma pessoa focada? Neste artigo, você vai conferir 7 dicas para desenvolver essa habilidade. Boa leitura!

1. Não comece diferentes tarefas ao mesmo tempo

A ideia de ser multitarefa parece maravilhosa, mas, na prática, são pouquíssimas as pessoas que dão conta dela. Uma pessoa dificilmente conseguirá ter um filho, fazer uma pós-graduação e abrir um negócio próprio no mesmo momento da vida. Todas essas coisas demandam uma quantidade imensa de energia e dedicação, de modo que tê-las como metas simultâneas certamente prejudicará a qualidade.

Dessa forma, execute uma coisa de cada vez. Faça a pós-graduação, depois abra o seu negócio próprio e por fim tenha um filho quando estabilizar-se profissional e financeiramente, por exemplo. Assim, você conseguirá focar, ou seja, concentrar a sua energia em um único aspecto por vez, evitando o desgaste emocional e a desorganização. Não tenha pressa; tenha planejamento.

2. Divida o seu grande objetivo em metas menores

Já compartilhamos essa dica em alguns posts aqui do blog. Sempre que definimos um grande objetivo para as nossas vidas (como comprar um carro, por exemplo), ele parece ameaçador quando o olhamos de frente. No entanto, se o desmembrarmos em metas menores, a serem alcançadas etapa após etapa, tudo fica mais fácil.

Comprar um carro de 36 mil reais à vista é algo que nos coloca medo. Contudo, se pensarmos em poupar mil reais por mês pelos próximos três anos (36 meses), esse objetivo não parecerá tão inalcançável, não é mesmo? Além disso, ter pequenas metas menores espaçadas ao longo do tempo permite que você acompanhe o seu desempenho, mensurando o seu progresso — o que é um importante fator motivacional!

3. Organize as suas tarefas em cada dia

PSC

Para ter foco nos resultados, não tem jeito, você vai ter que comprar uma agenda! Todo e qualquer objetivo que definimos demanda a realização de determinadas tarefas. Ter uma agenda permite que você registre o que deve fazer, evitando os esquecimentos. Além disso, essa poderosa ferramenta possibilita que você organize os seus compromissos em dias e horários, sem ficar sobrecarregado em um momento e ocioso em outro.

As listas de tarefas diárias são as suas melhores amigas, pois colocar tudo no papel deixa a sua mente tranquila, pois ela sabe que você não vai se esquecer de nada, o que ameniza a ansiedade. Defina as prioridades, ou seja, o que deve ser feito primeiro. Isso permitirá que você se organize.

4. Aprenda a dizer “não”

Ter foco é escolher um caminho, o que logicamente implica em dizer “não” aos outros. Você não tem como ser advogado e médico ao mesmo tempo. Até poderia estudar as duas coisas ao mesmo tempo, mas, na hora de exercer as profissões, você acabará sendo um péssimo profissional em alguma delas, talvez em ambas.

Portanto, entenda que focar em algo é dizer “não” às outras atividades. Não podemos estudar com a televisão ligada, não podemos poupar dinheiro indo ao shopping todo sábado e não podemos perder peso comendo churrasco todo domingo. Escolher uma trajetória significa renunciar às outras. Portanto, esteja muito consciente daquilo que você quer antes de tomar a sua decisão!

5. Entenda que o descanso não é um “luxo”

O estilo de vida contemporâneo valoriza o período em que estamos ocupados ou “na correria”, como se diz popularmente. Isso é tão sério que é comum que as pessoas se sintam culpadas quando descansam. No entanto, não sinta essa culpa. O corpo e a mente, por maravilhosos que sejam, são limitados, e precisam de momentos para recuperar as energias.

Sendo assim, faça pausas. Tenha boas noites de sono e momentos de descanso e lazer ao lado das pessoas que você ama. Mesmo no meio do dia, evite ficar mais de 2 horas dedicando-se a uma mesma atividade. Pequenas pausas são necessárias para descansar o corpo e a mente, o que favorece a concentração, a criatividade e a produtividade.

6. Verifique o que tem roubado o seu tempo

No dia a dia, é fácil identificar alguns “ladrões” do nosso tempo, ou seja, atividades completamente inúteis que roubam de nós minutos preciosos que poderiam ser empregados em ações mais construtivas. Hoje em dia, as redes sociais são as “campeãs” nesse quesito.

É bastante comum estarmos dedicados à realização de uma atividade importante, até que ouvimos a notificação do celular. Nesse momento, caímos na tentação de olhar aquele vídeo cômico em que um amigo nos marcou. Ao entrar na rede, encontramos uma dificuldade enorme em sair dela, procrastinando o cumprimento das nossas obrigações. Quando percebemos, já se passaram 30 minutos, e nós estamos atrasados em nossas atividades.

As redes sociais são o exemplo mais clássico, mas, certamente, você encontrará outros itens que roubam o seu tempo. Identifique esses gatilhos e afaste-se deles. Deixe para realizar essas tarefas de menor importância em seu tempo livre e nas pausas para descanso.

7. Fortaleça a sua motivação

A motivação é a razão pela qual fazemos o que estamos fazendo. Por exemplo, se você está realizando sacrifícios financeiros, ou seja, deixando de jantar fora, de comprar roupas e de trocar de celular, em nome daquela viagem maravilhosa de fim de ano, tenha sempre esse objetivo em mente.

Quando aparecer aquela vontade de ir ao shopping para gastar os tubos, abra o computador e comece a pesquisar e ver fotografias do destino da sua viagem. Isso reforçará em você a motivação, ou seja, será um lembrete do porquê de você estar fazendo esses sacrifícios nesse momento. Assim, sempre que uma atividade parecer demasiado complexa ou desgastante, dedique alguns minutos a lembrar-se dos porquês de você estar se dedicando a ela.

As 7 dicas cimas são importantíssimas para que você mantenha o foco nos resultados. A ideia é que você consiga ter sempre em mente o seu objetivo final, o que certamente o ajudará a concentrar-se naquilo que você precisa fazer e dizer “não” a tudo aquilo que não é tão importante ou que pode distraí-lo desse objetivo final. Coloque essas dicas em prática e permita que a “mágica” aconteça!

E você, querida pessoa, tem focado nos seus objetivos ou tem permitido que as distrações o levem à desistência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!