Ter certeza sobre quem você é e o que deseja para sua vida é fundamental, contudo, não podemos nos esquecer de que a dúvida também tem a sua importância. Duvidar é questionar, fazer o exercício da autocrítica e verificar se deve continuar seguindo os mesmos caminhos ou alterar as rotas. Nada em excesso é positivo, nem mesmo a certeza.

Continue a leitura e entenda melhor o motivo pela qual é importante ter dúvidas sobre certas questões.

O lado positivo da dúvida

Muitas vezes, pensamos na dúvida como um sinônimo de insegurança, mas devemos nos lembrar que o excesso de certeza não é positivo. Como sempre, é preciso haver um equilíbrio entre o “me sinto preparado” e o “sei tudo e não tenho mais nada a aprender”. É exatamente o fato de duvidar de certas coisas que irá permitir que você trilhe um caminho de desenvolvimento contínuo.

A dúvida é positiva quando vem acompanhada de humildade, vontade de aprender mais, autoquestionamento. Assim, torna-se possível aproveitar as experiências da vida de forma mais produtiva, descobrindo coisas novas, aprendendo com os outros, evoluindo internamente, se redescobrindo.

Existe uma frase que é atribuída a Freud que diz: “Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida”. E é exatamente essa a importância da dúvida, levar à reflexão, ao não contentamento com informações rasas. A pessoa que duvida das coisas é movida pelo ímpeto de ir atrás de novos dados e, assim, pensar de forma crítica, formando suas próprias opiniões.

5 Benefícios de ter dúvidas sobre as coisas

Talvez você esteja surpreso por descobrir esse outro lado da dúvida e deve começar duvidando, pensando por si mesmo se concorda com isso. Os tópicos a seguir poderão te ajudar a refletir sobre isso e formar sua opinião, acompanhe.

1 – Permite que identifique rapidamente melhorias a realizar

PSC

Uma pessoa pode ser autoconfiante e, ainda assim, ter dúvidas, inclusive é até positivo que ela tenha. Afinal de contas, se estiver cheia de certezas seguirá sem refletir, o que poderá levá-la a aumentar suas chances de falha. Por outro lado, se ela se permite ter dúvidas e, até mesmo, provoca isso dentro de si, consegue identificar mais rapidamente melhorias que pode realizar para obter resultados ainda mais satisfatórios.

2 – Fortalece o senso crítico

Estamos rodeados por informações e pessoas compartilhando suas opiniões, sem a dúvida corremos o risco de acreditar em tudo sem fazer qualquer tipo de questionamento. Isso é ruim porque compromete o senso crítico, que é a capacidade de absorver as informações e digeri-las de acordo com seus próprios valores e consciência, antes de formar uma opinião. E a dúvida vem para resgatar isso e levar à reflexão.

3 – Mantém a mente aberta ao novo

A dúvida mantém a mente aberta para conhecer e explorar coisas novas e isso é fantástico! Se você não duvida das coisas corre o risco de permanecer parado, fazendo tudo sempre igual, se relacionando com as mesmas pessoas, indo aos mesmos lugares, sem se permitir ampliar esses horizontes. Ao duvidar, não estará desvalorizando a sua vida atual e sim abrindo espaço para que coisas novas venham para complementar e tornar o que é bom extraordinário.

4 – Promove o desenvolvimento contínuo

A combinação equilibrada entre dúvidas e certezas ajuda a promover o desenvolvimento contínuo. Isso ocorre porque, ao mesmo tempo em que o indivíduo acredita em si e em toda sua evolução até o presente, as dúvidas o estimulam a buscar cada vez mais conhecimento.

5 – Evita que seja uma pessoa cheia de certezas

Uma pessoa que tem certeza demais sobre si e os outros se torna arrogante e pode, até mesmo, cometer atos de injustiça. Existe uma expressão do âmbito jurídico chamada “benefício da dúvida”, que significa considerar uma pessoa como inocente até que se tenha provas de que realmente cometeu um crime. Esse pensamento pode ser levado para a vida, para evitar julgar os outros por erros quando não há a certeza de que foram cometidos.

Dicas para cultivar a dúvida de forma saudável em sua vida

Agora que conheceu o lado positivo da dúvida e sua importância em nossas vidas, aproveite para conferir dicas de como cultivá-la de forma saudável em sua vida.

Dedique um pouco do seu tempo para a reflexão

Com a correria do dia a dia, muitas vezes agimos no piloto automático e isso é ruim porque nos tira a possibilidade de refletir e decidir de forma consciente as escolhas que vamos fazer e os caminhos que vamos seguir. Sendo assim, é importante que separe um pouco do seu tempo para a reflexão.

Pode ser alguns minutos ao fim do dia, uma vez por semana, quando achar melhor dentro da sua rotina. Mas é fundamental que se comprometa consigo mesmo, para que se torne algo frequente e possa colher os benefícios disso. A reflexão faz com que a vida tenha mais significado e construa uma trajetória de evolução e aprendizado.

Aprecie sua própria companhia

Se você é do tipo que sofre quando está só, se permita começar a apreciar a sua própria companhia, pois essa é uma ótima oportunidade de acessar os níveis mais profundos do seu pensamento. Acredite, grandes ideias podem surgir quando está só, sem pessoas ao redor desviando sua atenção de si mesmo.

Lembrando que é ótimo também estar na companhia de outras pessoas, trocar ideias, ensinar, aprender, isso também é muito valioso. Apenas é importante, mais uma vez, prezar pelo equilíbrio e saber valorizar tanto os momentos a sós quanto os que passa acompanhado, ambos são positivos e podem te ensinar muito.

Reflita sobre o impacto das suas escolhas

Pessoas que têm certezas demais costumam agir de forma impulsiva, já que não veem motivo para questionar. Nem preciso dizer o quanto isso pode ser perigoso, não é mesmo? O melhor a fazer é refletir antes de tomar decisões importantes, considerando as consequências de cada opção para os próximos minutos, meses e até anos. E isso considerando tanto a sua própria vida quanto de todos que serão impactados.

Com a prática, podemos cultivar um nível saudável de dúvida. Se você já está propenso a se questionar, abrace essa qualidade e a fortaleça, claro, sempre prezando pelo equilíbrio, porque é assim que poderá colher todos os benefícios do questionamento.

Se este conteúdo fez sentido para você, aproveite para passá-lo adiante, compartilhando em suas redes sociais!