Empreender é liderar, ser dono de uma iniciativa própria que gera empregos e oferece algum produto ou serviço à sociedade. Naturalmente, algumas pessoas possuem traços que as colocam numa posição mais favorável a empreender do que outras.

Será que você possui alguma dessas características? Quais delas você ainda gostaria de desenvolver mais?

  1. Têm ambição positiva

Empreender é entrar num mercado específico e, seja ele qual for, haverá muita concorrência a ser enfrentada. Por isso, pessoas com perfil empreendedor são bastante motivadas em alcançar resultados e têm um gosto natural por desafios. Além disso, elas têm iniciativa e sempre procuram estabelecer diferenciais competitivos em seus produtos e serviços.

Assim, elas almejam o sucesso das empresas que lideram, querendo vê-las em constante estado de crescimento e desenvolvimento.

  1. Encontram o lado bom dos fracassos

As pessoas com esse perfil sabem correr riscos. Naturalmente, às vezes encontram o sucesso e às vezes encontram o fracasso. No entanto, elas não encaram os fracassos como um resultado final que indica que é melhor desistir. Ao contrário, elas procuram extrair lições desses momentos.

É assim que elas acumulam conhecimentos e experiências, até que consigam fazem melhor numa próxima oportunidade. Dessa forma, eles enxergam oportunidades onde as pessoas comuns enxergam apenas obstáculos, num ciclo de constante aperfeiçoamento.

  1. Não têm medo de trabalhar

Tornar-se patrão significa trabalhar mais. Aliás, é exatamente por serem donos de seus próprios negócios, que os empreendedores dediquem tantas horas do dia, e até mesmo alguns fins de semana, ao seu empreendimento.

PSC

Há uma crença limitante de algumas pessoas que pensam que os empreendedores fazem aquilo que querem, já que não tem a quem prestar contas. Muito pelo contrário, precisam prestar contas a si mesmos, e é por isso que são tão exigentes quanto à qualidade e à produtividade de suas empresas.

  1. Sabem lidar com gente

Empreender exige uma profunda compreensão do ser humano. Isso é válido para todos os relacionamentos que o empreendedor deve estabelecer: com clientes, com funcionários, com parceiros, com fornecedores, com patrocinadores, com a imprensa e até com os concorrentes.

Lidar com pessoas e exercer a liderança exige clareza e firmeza, mas, ao mesmo tempo, muito jogo de cintura e paciência.

  1. Sabem lidar com as incertezas

Há pessoas que, quando o assunto é trabalho, gostam de saber direitinho a hora de entrar, a hora de sair, quanto vão ganhar e qual é o dia do pagamento. Com carteira assinada, sentem-se mais seguras e felizes diante das vantagens do emprego tradicional, como férias, décimo terceiro salário e demais benefícios.

Em contrapartida, os empreendedores precisam estar dispostos a abrir mão dessas certezas e mergulhar num universo de indefinições. É claro que, na condição de donos de um negócio, têm a possibilidade de prosperar muito, mas, para isso, é preciso saber correr riscos. Empreender é muito mais do que dinheiro ou status; é um estilo de vida.

E aí, será que o perfil empreendedor tem a ver com você? Será que esse estilo de vida poderia te trazer felicidade?

Se sim, prepare-se para desenvolver constantemente suas características empreendedoras. Se você sente vontade de empreender, mas ainda não está nesse perfil ideal, é mais um motivo para estudar e treinar essas habilidades. Vamos lá?