O Coaching é uma metodologia flexível. É um processo que pode ser oferecido em diferentes situações, que pode ser adaptada a diversos nichos, em diferentes ambientes com base nas necessidades de cada indivíduo. Isto porque a metodologia abrange diversas técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano, seja no campo pessoal ou profissional.

O termo coaching normalmente se refere a métodos de ajudar os outros a melhorar, desenvolver, aprender novas habilidades, encontrar sucesso pessoal, alcançar metas e gerenciar mudanças na vida e desafios pessoais. O coaching geralmente aborda atitudes, comportamentos, habilidades e conhecimentos, bem como metas e aspirações de carreira, e também pode se concentrar no desenvolvimento físico e espiritual também. 

O coaching pode se referir a situações diferentes, como:

  • Coaching dentro das organizações, juntamente com treinamento e orientação;
  • Coaching fora das organizações, como coaching pessoal, normalmente entregue por coaches autônomos ou fornecedores;

O coaching pode ter diferentes graus de formalidade e estrutura. Pode ser muito informal e muito vagamente estruturado, ou formal e fortemente estruturado, ou combinações de ambos. 

Atualmente, existem vários campos de atuação para o Coaching, como: Coach de Novos Negócios, Coach de Gestores, Coach Financeiro, Coach de Férias, Coach de Carreira, Coach de Planejamento, Coach de Empreendimento, Coach para Emagrecimento, Coach de Família, Coach de Vendas, Coach de Energia, Coach de Negócios, Coach de Comunicação, Coach de Crises e Transições, Coach de Relacionamentos, Coach de Atletas, Coach de Adolescentes, Coach Espiritual, Coach de Emoções, Coach de Transformação, Coach de Crianças, Coach de Liderança, Coach de Superação, Coach de Sucesso, Coach de Aposentadoria, entre muitas outras opções.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Conheça os principais tipos de Coaching

Coach de Carreira

PSC

Coach de Carreira tem como principal objetivo orientar pessoas que pretendem evoluir e transformar suas carreiras. Neste segmento de Coaching, o coach auxilia o profissional a identificar claramente o que realmente busca no mercado de trabalho e, a partir daí, criar estratégias específicas para o alcance dessas metas. O coach de carreira ajuda as pessoas a identificar o que elas querem e precisam de sua carreira, em seguida, tomar decisões e tomar as ações necessárias para realizar seus objetivos de carreira em equilíbrio com as outras partes de suas vidas.

Coach de Vendas

Coach de Vendas é um orientador que utiliza etapas do processo de Coaching para aumentar a performance e os resultados das vendas de uma empresa ou indivíduo, unindo o melhor do Coaching com as melhores técnicas de vendas do mercado.

Coach de Relacionamentos

Auxilia casais a alcançar suas metas e objetivos em comum, além de se conhecer melhor e, por meio do autoconhecimento, superar e ressignificar as dificuldades e conflitos criados pela convivência.. O coach de relacionamento ajuda duas ou mais pessoas a formar, mudar ou melhorar suas interações. O contexto pode ser trabalho, pessoal ou outras configurações. Também auxilia o casal a suspender os julgamentos, permitindo que um ouça o outro na essência.

Coach de Emagrecimento

Auxilia aqueles que desejam perder ou manter o peso, conduzindo o cliente à mudanças nos hábitos. As técnicas ensinadas por este tipo de Coaching trabalha fatores como gestão de tempo, disciplina, comprometimento e motivação.

Coach Financeiro

Coach Financeiro oferece um treinamento específico para o alcance de resultados positivos nas finanças pessoais ou empresariais.

Coach de Negócios

Auxiliar empreendedores e empresários a alavancar seus negócios por meio do desenvolvimento de estratégias baseadas em princípios do Coaching. O coaching de negócios é sempre conduzido dentro das restrições impostas ao indivíduo ou grupo para atingir as metas organizacionais.

Coach Esportivo

Coach Esportivo leva os atletas a alcançarem resultados e desempenhos cada vez maiores, por meio de incentivos positivos e treinos com técnicas específicas de Coaching.

Coach Individual Para Executivos

O coaching individual é cada vez mais reconhecido como o caminho para as organizações melhorarem os executivos para desenvolver novas habilidades, melhorar o desempenho, superar os desmembramentos e se preparar para o avanço. Oferecer coaching no nível executivo e vinculado a metas da organização, geralmente resulta em melhores resultados de negócios. O coaching executivo é geralmente ministrado por coaches que atuam fora da organização, cujos serviços são solicitados por uma duração acordada ou número de sessões de coaching.

Life Coaching 

O personal / life coach ajuda os indivíduos a ganhar consciência e esclarecer seus objetivos pessoais e prioridades, compreender melhor seus pensamentos, sentimentos e opções, e tomar medidas apropriadas para mudar suas vidas, realizar seus objetivos e sentir mais cumprida.

Coaching de grupo

Treinadores de grupo trabalham com indivíduos em grupos. O foco pode variar de desenvolvimento de liderança para desenvolvimento de carreira, gerenciamento de estresse para formação de equipes. O coaching em grupo combina os benefícios do coaching individual com os recursos dos grupos. Os indivíduos aprendem uns com os outros e as interações que ocorrem dentro da configuração do grupo.

Coaching de desempenho

Os coaches de desempenho ajudam os funcionários em todos os níveis a entender melhor os requisitos de seus trabalhos, as competências necessárias para atender a esses requisitos, as lacunas em seu desempenho atual e as oportunidades de melhorar o desempenho. Os coaches, em seguida, trabalham com os funcionários, seus chefes e outros em seu local de trabalho para ajudar os funcionários a preencher as lacunas de desempenho e desenvolver planos para um maior desenvolvimento profissional.

Coaching de Líder Recém-Designado

Os coaches de pessoas designadas ou contratadas para novas funções de liderança ajudam esses líderes a decolarem. O objetivo do coaching é esclarecer com os principais constituintes do líder as responsabilidades mais importantes de seu novo papel, o que será entregue ​​nos primeiros meses da nova tarefa e maneiras de integrar a equipe que ele conduzirá com a organização. O principal foco deste tipo de coaching é ajudar o novo líder a assimilar e alcançar seus objetivos de negócios.

Coaching de alto potencial ou desenvolvimento

O coach trabalha com organizações para desenvolver o potencial de indivíduos que foram identificados como chave para o futuro da organização ou que fazem parte do plano de sucessão da organização. O foco do coaching pode incluir avaliação, desenvolvimento de competências ou planejamento de assistência e implementação de projetos estratégicos.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Coaching para Fornecer Feedback e Planejamento de Desenvolvimento

Organizações que usam processos de avaliação ou feedback 360 frequentemente utilizam coaches para ajudar os funcionários a interpretar os resultados de suas avaliações e feedback. Além disso, os coaches trabalham com indivíduos para tomar decisões de carreira e estabelecer planos de desenvolvimento profissional com base no feedback, nos resultados da avaliação e em outros dados relevantes.

Coaching Comportamental Direcionado

Os coaches que fornecem coaching comportamental direcionado ajudam as pessoas a mudar comportamentos ou hábitos específicos ou aprender maneiras novas e mais eficazes de trabalhar e interagir com os outros. Esse tipo de treinamento geralmente ajuda indivíduos que, de outra forma, são muito bem-sucedidos em seus trabalhos atuais ou estão assumindo novas responsabilidades que exigem uma mudança em comportamentos específicos.

Legacy Coaching

O coach legado ajuda os líderes que estão se aposentando de um papel fundamental para decidir sobre o legado que gostariam de deixar para trás. O coach também fornece conselhos sobre a transição do papel de liderança.

Coaching de Sucessão

O coach de sucessão ajuda a avaliar possíveis candidatos para cargos de gerência sênior e os prepara para a promoção de funções mais seniores. Esse tipo de coaching pode ser usado em qualquer organização que esteja experimentando crescimento ou rotatividade em seus níveis de liderança. É especialmente útil em empresas familiares manter a viabilidade da empresa. Como a avaliação é muitas vezes parte dessa intervenção, expectativas claras e regras básicas de confidencialidade são essenciais. Pode ser necessário em algumas empresas usar consultores separados para avaliação e treinamento.

Coaching de Habilidades de Apresentação / Comunicação

Esse tipo de coaching ajuda os indivíduos a obter autoconsciência sobre como eles são percebidos pelos outros e por que eles são percebidos dessa maneira. Os clientes aprendem novas maneiras de interagir com os outros. O uso de gravação de vídeo com feedback permite que os clientes se vejam como os outros. O coach ajuda os clientes a mudar a maneira como eles se comunicam e influenciam os outros, mudando suas palavras, como elas dizem essas palavras e a linguagem corporal que usam para transmitir as mensagens pretendidas.

Coaching de equipe

Um ou mais coaches de equipe trabalham com o líder e os membros de uma equipe para estabelecer a missão, a visão, a estratégia e as regras de engajamento da equipe uns com os outros. O líder e os membros da equipe podem ser treinados individualmente para facilitar as reuniões da equipe e outras interações, construir a eficácia do grupo como uma equipe de alto desempenho e atingir as metas da equipe.

Coaching, Coach e Coachee

Embora sejam palavras muito parecidas, essas nomenclaturas possuem significados muito diferentes:

– Coaching: metodologia de desenvolvimento humano conduzida pelo Coach;

– Coach: profissional que conduz o processo de Coaching;

– Coachee: cliente que passa pelo processo de Coaching.

Se você quer conhecer mais sobre as possibilidades que o Coaching oferece, bem como as técnicas, ferramentas, nichos de trabalho, e até se tonar um Coach profissional, faça a formação mais completa do Brasil: o Professional & Self Coaching – PSC.

Gostou do artigo? Compartilhe sua opinião!

Copyright: https://www.shutterstock.com/home