Em diversos momentos, os membros de uma empresa precisam apresentá-la a potenciais investidores, sócios, patrocinadores, parceiros e instituições financeiras. Essa apresentação é importante para informar e convencer esses públicos acerca das atividades da instituição e dos motivos pelos quais ela merece o investimento.

Um instrumento muito eficaz nessa apresentação é o sumário executivo. Por isso, os profissionais das organizações, sobretudo os que lidam diretamente com as apresentações a outras pessoas, devem saber como construir esse documento. Para descobrir a importância de um sumário executivo e quais itens o devem compor, continue a leitura do artigo a seguir!

O que é um sumário executivo?

Aqui no blog, já falamos do plano de negócios, que é um documento extenso e detalhado que define e explica todas as etapas do funcionamento de uma organização. O sumário executivo, por sua vez, corresponde à primeira etapa desse plano, que é, na verdade, um grande resumo de tudo o que está contido no documento.

De acordo com o SEBRAE, o sumário executivo não entra em detalhes, mas elenca os principais pontos do plano. Ele deve ser resumido, mas informativo e persuasivo, no sentido de que deve convencer os potenciais investidores à leitura do plano na íntegra.

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Qual a sua importância?

O sumário executivo, portanto, apresenta a empresa a diferentes públicos e tem o objetivo de despertar nessas pessoas o interesse em investir nela. Entretanto, como esses públicos são diferentes entre si, vale a pena construir modelos distintos de sumários executivos para cada um deles. Isso permite que, embora o conteúdo seja basicamente o mesmo, os enfoques e o tom de linguagem sejam adequados a esses diferentes indivíduos.

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Dessa forma, pense em quem vai ler esse sumário. Investidores? Sócios em potencial? Possíveis parceiros de negócios? Bancos? Quais informações são mais interessantes para convencer cada um desses públicos de que a sua empresa merece a sua atenção? Certamente não serão os mesmos argumentos, afinal de contas, são públicos com objetivos distintos.

O mesmo vale para o tom de linguagem. Uma apresentação a um possível parceiro de negócios deve ter uma linguagem mais objetiva, com foco na participação dele no projeto. Já se essa apresentação for realizada a uma instituição financeira, provavelmente haverá uma linguagem mais técnica, formal e repleta de dados numéricos.

Um resumo do plano de negócios

Como citamos anteriormente, um sumário executivo é um documento que resume os principais pontos do plano de negócios, redigido com o objetivo de estimular os públicos de interesse à leitura completa do plano. Mas o que vem a ser esse plano?

O plano de negócios é um documento muito mais extenso e detalhado sobre a empresa e as suas atividades. Ele é composto por itens como: histórico da empresa, produtos e/ou serviços oferecidos, público-alvo da organização, fornecedores e parceiros, concorrentes, objetivos, estratégias a serem percorridas para o crescimento e o alcance dessas metas, entre outros.

Esse plano, portanto, contém informações detalhadas sobre as atividades atuais da empresa, sobre como ela deseja estar no futuro e sobre as ações que serão colocadas em prática para que esse crescimento ocorra, com projeções de receitas e despesas. Trata-se de uma ferramenta essencial ao planejamento estratégico.

Quais elementos compõem um sumário executivo?

Se você nunca fez e não tem ideia de quais itens devem aparecer em um sumário executivo, fique tranquilo. A seguir, você conferirá os principais pontos que devem constar nesse documento — que, por sinal, não deve ter mais de três páginas.

1. Apresentação da empresa e do quadro societário

A primeira parte é a apresentação da empresa, incluindo dados como: nome, segmento de atuação, localização, produtos e serviços oferecidos e instalações necessárias para o seu funcionamento. Além disso, é preciso mostrar o quadro societário da empresa, apresentando os sócios e as suas competências principais. A descrição deve ser sucinta, mas persuasiva, mostrando a diferença que aquela organização pode fazer na vida das pessoas.

2. Justificativa do negócio

Por que o seu negócio é necessário? Quais são os desejos e/ou necessidades identificados em sociedade que as suas soluções resolvem? Dentro do mercado em que está inserido, por que os seus produtos ou serviços devem ser os escolhidos, e não os dos concorrentes? Responda a essas questões, mostrando o porquê de a sua empresa ser relevante.

3. Missão, visão e valores

A missão da empresa é uma frase curta que mostra a sua razão de existir, ou seja, o tipo de funcionalidade que ela representa para as pessoas. A visão é uma frase, também curta, que mostra como a empresa deseja ser vista no futuro. Por fim, os valores são os princípios que traduzem as crenças dos fundadores, servindo como bússola para a conduta de todos os seus colaboradores. Esses três itens são essenciais, devendo ser redigidos antes do início das atividades da instituição.

4. Avaliação mercadológica

A avaliação mercadológica consiste numa análise do mercado em que a empresa está inserida. Deve conter pesquisas e dados sobre as principais empresas que compõem o setor, sobre o público-alvo delas e sobre como a sua organização pretende ingressar e/ou crescer nesse meio.

5. Planejamentos específicos

A seguir, é preciso apresentar, resumidamente, o papel de cada área técnica da empresa nesse planejamento geral. Normalmente, aparecem no sumário executivo os planejamentos de marketing, de operações e de finanças, conforme você verá a seguir.

  •  De marketing

O planejamento de marketing deve definir de que maneira a imagem institucional, os seus produtos e os seus serviços serão comunicados aos públicos-alvo. Deve definir os produtos, os preços, os canais de comunicação, os públicos a serem impactados e os locais de veiculação das campanhas. Publicidade, merchandising, promoção de vendas, eventos, relações públicas e assessoria de imprensa costumam ser os meios mais utilizados na obtenção de leads, na conversão e na fidelização.

  •  De operações

O planejamento de operações deve detalhar como será a estrutura da empresa, quais departamentos farão parte dela, que cargos vão compor cada setor, quais perfis de profissionais devem ocupar esses cargos e quais operações deverão ser realizadas para que a organização alcance os seus objetivos.

  • De finanças e assuntos jurídicos

Por fim, é necessário apresentar os dados financeiros, especificando a quantia que deverá ser investida nesse momento inicial da empresa, preferencialmente dando um panorama de cada setor. Mostre que os investimentos serão compensados financeiramente. Além disso, inclua também os aspectos jurídicos da empresa, ou seja, a documentação necessária para a sua formalização.

6. Equipes internas

O sumário executivo deve incluir também os departamentos que compõem a empresa, os cargos que constam em cada área e o tipo de profissional ideal para ocupar cada cargo. Que formação devem ter? Quais são as competências demandadas em cada posição? Se você já tem equipes de colaboradores, ressalte as qualidades de cada um, mostrando que o seu time está pronto para fazer a empresa decolar.

7. Objetivos e metas do projeto

Tendo apresentado todos os itens acima, é hora de responder a duas perguntas básicas: o que você deseja para a sua empresa? De que maneira a pessoa/organização que ler o sumário executivo poderá ajudá-lo nesse empreendimento? Estabeleça metas de curto e médio prazo, com clareza.

8. Resumo financeiro e projeções gráficas

Por fim, o resumo financeiro é o último item do sumário, resgatando os principais valores do planejamento financeiro citado acima. As informações mais relevantes ao leitor devem ficar em evidência, como: capital inicial, fluxo de caixa, projeção de receitas e propostas de valor a ser investido. Se desejar, apresente também as projeções financeiras em gráficos, pois os recursos visuais facilitam a compreensão da informação. Apenas não entre em detalhes — deixe-os para o plano de negócios.

Os oito itens acima resumem bem o que deve constar em um sumário executivo. Colete dados atualizados e organize-os em um documento claro e persuasivo, que seja interessante para a pessoa que o ler. Lembre-se de que ele deve ser simples, mas com informações suficientes para despertar a curiosidade na leitura do plano completo.

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Imagem: Por fatmawati achmad zaenuri