© Depositphotos.com / hasloo A psicologia positiva trabalha o estudo das emoções e experiências positivas e seus efeitos na vida e no dia a dia dos indivíduos.

Você já percebeu como o seu humor e suas emoções podem afetar sua vida pessoal e o seu trabalho? Se você acorda de mau humor, por exemplo, a chance de você sentir-se desmotivado para levantar e trabalhar será muito maior e, consequentemente, seu dia tende a não ser produtivo.

A psicologia positiva, difundida pelo psicólogo americano Martin Seligman na década de 90, trabalha o estudo das emoções e experiências positivas e seus efeitos na vida e no dia a dia dos indivíduos. Seu objetivo é aumentar os índices de felicidade, bem-estar e satisfação das pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Para Seligman, é preciso focar nos efeitos positivos das diferentes situações que vivenciamos no dia a dia para alcançar nossos objetivos e metas, e também para conquistar uma vida plena por meio da mudança de comportamentos e da eliminação de crenças negativas.

Diversas pesquisas comprovam que pessoas felizes são muito mais produtivas e conseguem alcançar mais resultados do que aquelas que são pessimistas ou depressivas.

Quando aliada ao Coaching — a mais eficiente metodologia de desenvolvimento humano existente atualmente —, a psicologia positiva pode trazer ainda mais benefícios para quem deseja alcançar objetivos num curto espaço de tempo.

Essa união de disciplinas é benéfica porque o Coaching tem como foco o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, impulsionando-os para alcançar grandes resultados em qualquer área da vida. Já a psicologia positiva estimula o foco nas emoções, qualidades e comportamentos corretos para que os resultados sejam assertivos e ainda mais eficazes.

PSC

Entre os resultados associados à psicologia positiva e o coaching, podemos destacar a criação de novas perspectivas, foco no positivo, quebra de barreiras e crenças limitantes, aumento da autoestima, autoconfiança, autodesenvolvimento e melhoria contínua, além de felicidade, realização pessoal e transformação de emoções negativas em positivas e construtivas.

Para entender ainda mais sobre a Psicologia Positiva, assista ao vídeo abaixo onde o Mestre em Psicologia Positiva e Trainer do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Helder Kamei, fala sobre Felicidade e Flow no TEDx Talks:

Invista em uma formação em Psicologia Positiva. Confira a data da próxima turma clicando aqui.