“Processo” é um termo que indica a ação de avançar, ir para frente. É um conjunto sequencial e particular de ações, devidamente articuladas e que conduzem a um fim. Um processo pode identificar uma ação judicial, uma ação criativa, a trajetória de um tratamento em saúde, um tempo de formação profissional, enfim, vivemos em constantes e incontáveis processos.

É importante a perspectiva do avanço, do “ir para frente”. Mas será que um processo pode fazer alguém retroagir? Sim. Por isso precisamos perceber se as escolhas que fazemos nos ajudam a evoluir ou não. A mandala é a Roda da Vida. É uma das principais ferramentas que desenvolvi em todos esses anos de Coaching, ela tornou-se fundamental aos processos que chamamos de Coaching com Alma.

No processo de Coaching, essa mandala é considerada uma poderosa ferramenta. Aplicada pelo coach logo no início dos encontros com o coachee, causa um primeiro forte impacto ao apresentar um diagnóstico de todos os aspectos da vida e abre caminhos para um excelente processo.

Você se considera uma pessoa realmente feliz? Está verdadeiramente satisfeito com a vida que leva? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente plenamente realizado em sua vida pessoal e profissional? O que falta acontecer para que você se sinta realizado? Essas são perguntas que nos ajudam a mensurar as áreas da nossa vida, representadas na Roda da Vida.

Todos buscamos a felicidade e o bem-estar, mas a realidade nos confronta sempre. Apesar das dificuldades, é possível conquistar a felicidade, não pela ausência de problemas e sofrimento, mas por meio do equilíbrio das diferentes áreas da vida. Isto porque todos os setores da vida caminham juntos, e um influencia diretamente o outro.  
Com essa ferramenta, já na abertura do processo, na primeira ou segunda sessão, o coach tem um “raio X” poderoso e encantador da vida do coachee. Um diagnóstico fiel e revelador. O próprio coachee passa a ver a própria vida de uma forma nunca antes vista. Para cada uma das quatro dimensões (vida pessoal, vida profissional, relacionamentos e qualidade de vida), há três campos, correspondendo entre si num total de doze, a serem avaliados pelo coachee de acordo com as perguntas feitas pelo coach. Os campos abrangem saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional; realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social; família, desenvolvimento amoroso, vida social, criatividade, hobbies e diversão, plenitude, e felicidade e, enfim, espiritualidade.

A Roda da Vida avalia os aspectos listados acima, conferindo notas de 0 a 10, de acordo com o nível de satisfação associado a cada um deles. A partir dessa avaliação, é feita uma reflexão sobre a área (ou áreas) que precisa ser trabalhada para equilibrar vida pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida.

Após avaliar tais campos, muitos outros podem ser trazidos nà discussão do coach com o coachee. E daí surgem cada vez mais situações que vão se desdobrando nos encontros subsequentes. São acordados, no mínimo, dez encontros.

PSC

Conhecer o estado atual do coachee é essencial para definir qual será o seu estado desejado, ao final do seu processo de Coaching. Isso também é fundamental para que o coach possa definir a estratégia que será adotada em seu trabalho e potencializar os resultados nos encontros.

Embora haja uma ordem das ferramentas pensadas em relação a cada encontro (Coaching Assessment; Autofeedback; Roda da Vida; Feedeback Projetivo 360º; A Roda do Processo Evolutivo; Crenças e Valores; Missão; Montando sua Autobiografia; Visão e Legado; Roda da Abundância; Planejamento e Rota de Ação), a Roda da Vida pode direcionar à necessidade de mudanças no processo. Inclusive, a Roda da Vida pode deixar claro para o coach que não está na hora de fazer um processo de Coaching, mas, talvez, um acompanhamento psicológico, ou até mesmo psiquiátrico. E é preciso franqueza para que isto seja entendido pelo coachee.  

Cada pessoa possui sua própria história de vida, e, para honrá-la e respeitá-la verdadeiramente, o coach precisa saber como seu coachee pensa, age e se sente em relação a si mesmo, à vida, ao trabalho, e às pessoas à sua volta. Nesse contexto, pode ser, por exemplo, que o coachee identifique, por meio da ferramenta Roda da Vida, que seu trabalho não o está mais motivando como antes, ou que, em vez de pedir demissão, ele precisa apenas de férias, pois está cansado. Pode também concluir que já alcançou “tudo” que buscava, em sua carreira e âmbito pessoal, e que está na hora de ousar e assumir novos desafios.  

Após o coachee responder às perguntas poderosas, o papel do coach é o de ajudá-lo a encaixar as peças do seu quebra-cabeça e conduzi-lo a encontrar, nas respostas, as informações que precisa para: organizar suas ideias, sentimentos, e tomar decisões assertivas, ou seja, que sejam congruentes com seus sonhos, valores, emoções e objetivos na vida pessoal e profissional.  

Pois bem, eu fico agora pensando que você está curioso para saber algumas coisas da sua vida, a partir de tudo isto. Você pode, munido de um lápis, voltar à Roda da Vida páginas atrás e preenchê-la atribuindo um valor de 0 a 10 a cada campo. Após terminar, pegue um marca-texto, ou uma caneta mais grossa, e ligue as notas, contornando o preenchimento, para você verificar o formato da sua roda. É muito interessante observar o formato, pois ele dará uma visão de conjunto. Você pode selecionar duas ou três das notas mais baixas e identificar a razão de estarem baixas. Você pode selecionar duas ou três notas mais altas e verificar também o porquê delas, quais aspectos da sua vida fazem tais notas serem altas. Você pode confrontar as notas altas com as baixas e se perguntar como

usar as notas boas para alavancar as baixas. E você pode, ainda, somar todas as notas e dividir por doze, obtendo uma média de toda a sua Roda da Vida. Essa nota é a nota da sua vida neste atual momento. Faz sentido para você?  

E fico imaginando ainda mais. Será que, depois de tudo isto, você não se vê motivado ou motivada a procurar um coach e fazer um poderoso Processo de Coaching e descobrir muito mais sobre a sua vida? Se fizer sentido, então, não perca tempo; como já disse antes, há sempre um coach perto de você, muito mais perto do que você imagina.  

O processo de Coaching tem suas ferramentas como principais elementos. Cada uma é utilizada em um determinado momento do processo, com uma finalidade devida, e seus resultados conduzem o processo reafirmando-o ou modificando-o. Não posso deixar de perceber como o processo de Coaching é também ritualístico, litúrgico até, eu diria. É uma condução de fases e de seus significados.  

O processo é mais importante que sua finalidade, quer dizer, o processo é o que importa, porque sem ele não se alcança o resultado. Quando você viaja, pode achar o caminho tedioso e cansativo. Se sua percepção sobre o caminho muda, o significado da viagem muda também.  

Ame o processo com a mesma força que deseja o seu melhor resultado.  

 

Copyright: 546692113 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Kunst+Bilder