comportamentos-sabotadores

Principais Tipos de Comportamentos Sabotadores e Como Se Libertar Deles

Por: José Roberto Marques | Blog | 23 de agosto de 2019

Você já se pegou pensando que não é digno de realizar algum objetivo e que é, até mesmo, inferior em relação às outras pessoas? Saiba que isso é fruto de pensamentos limitantes, ideias que foram criadas na sua mente por uma série de razões e que, se não forem controladas, podem comprometer o seu desenvolvimento e a sua felicidade. Continue acompanhando para entender como isso gera os chamados comportamentos sabotadores e, assim, aprender a controlá-los de uma vez por todas. Acredite, você tem poder para isso!

Livre-se de atitudes e comportamentos que sabotam sua vida!
Desenvolva-se continuamente com ajuda da ferramenta “Shazam”!

O Que São Comportamentos Sabotadores?

Sabotar é agir de modo a enfraquecer e prejudicar alguém e, no caso do tema que estamos tratando neste artigo, significa fazer isso em relação a si mesmo. Desse modo, quando você se comporta de forma incoerente em relação a um objetivo que deseja alcançar, está se autossabotando. Isso é resultado de uma divergência entre a mente consciente e a inconsciente, pois, enquanto a primeira sabe exatamente o que precisa ser feito, a outra tenta te proteger do sofrimento.

A mente consciente é lógica, ela sabe que você tem o desejo de abrir um negócio, emagrecer, se aproximar de alguns familiares e mais uma série de coisas, e entende o que é necessário fazer para que tudo isso seja realizado. Já a mente inconsciente, baseada em inseguranças e em experiências passadas, age de modo a evitar que se machuque, caso as coisas saiam diferente do esperado e, então, sabota suas ações.

Quando essa balança mental está em equilíbrio, um lado da mente ajuda o outro a tomar boas decisões e pesar as consequências, mas sem deixar de agir. Entretanto, quando o lado inconsciente fala mais alto, as ideias limitantes tomam conta, impedem que saia da sua zona de conforto e, consequentemente, que se desenvolva e conquiste os seus objetivos.

Conheça os Principais Tipos de Comportamentos Sabotadores

Muitas pessoas se deixam levar tanto pelas crenças limitantes que os comportamentos sabotadores se transformam em hábitos, o que prejudica seu sucesso e sua felicidade. Vale lembrar, que isso costuma acontecer sem que seja possível perceber. Portanto, a melhor forma de se libertar dessas crenças é olhando para si e tornando-se consciente em relação a elas. Comece agora mesmo essa análise, buscando em seu interior os comportamentos sabotadores a seguir, porque é assim que começará a vencê-los.

1 – Agir de Modo a Prejudicar um Objetivo

Um exemplo bastante conhecido deste comportamento sabotador acontece com algumas pessoas que desejam emagrecer. Elas iniciam uma rotina mais saudável, com boa alimentação e prática de atividades físicas. Então, ao perceberem que os resultados não foram tão rápidos quanto imaginavam, esquecem de tudo o que haviam planejado, afirmando para si mesmas que não iriam conseguir e abandonando os novos hábitos.

2 – Se Colocar Como Vítima

A vitimização é outro tipo de comportamento comum, consiste em acreditar que as outras pessoas são injustas, que não te dão a atenção que deveriam, que não te amam. É o mesmo que terceirizar a responsabilidades por coisas que lhe causam angústia, tirando de si esse peso. É uma posição cômoda, porque envolve abrir mão do próprio poder de ação.

3 – Se Julgar a Todo o Momento

Uma criança, ao ser vítima de bullying na escola, se fecha e passa a ter um medo constante de ser julgada. O mesmo acontece quando uma pessoa começa a se julgar e a colocar defeitos em si mesma. Esse excesso de autocrítica é altamente prejudicial e pode comprometer o seu desenvolvimento nos mais diferentes aspectos.

4 – Alimentar Pensamentos Negativos

O pensamento constante de que algo ruim vai acontecer é mais um exemplo de comportamento sabotador. Envolve sempre esperar pelo pior, como uma forma de se proteger do sofrimento. Porém, esse tipo de ideia acaba sendo o gerador de situações negativas, dando início a um ciclo vicioso.

5 – Ocultar as Emoções

Existem pessoas que, por medo de se decepcionar, vestem uma armadura para manterem suas emoções ocultas. Elas se mostram arrogantes, superiores e distantes. Assim, deixam de ter relacionamentos profundos e verdadeiros, que também são importantes porque promovem o aprendizado e a evolução.

6 – Procrastinar

Talvez, a procrastinação seja o comportamento sabotador mais comum da atualidade, já que vivemos uma era em que não faltam estímulos e distrações. Os smartphones, por exemplo, estão recheados de aplicativos que podem consumir todo o seu tempo se você permitir, isso sem contar em outras formas de perder o foco. Assim, muitas pessoas deixam de usar seu tempo de modo eficaz para realizar atividades importantes, o que pode prejudicar principalmente o seu desenvolvimento profissional.

7 – Querer Agradar a Todos

O último comportamento sabotador da lista envolve não se sentir digno de atenção, a menos que se esforce para ser aceito. Com isso, esses indivíduos ocultam suas próprias vontades para agir em prol do outro e se mostrarem merecedores de amizade, amor, respeito. Esse tipo de atitude ignora um dos preceitos das relação humanas, que envolve ser você mesmo e viver de acordo com a sua verdade, porque é exatamente isso que nos diferencia e nos torna especiais.

Livre-se de atitudes e comportamentos que sabotam sua vida!
Desenvolva-se continuamente com ajuda da ferramenta “Shazam”!

Como Vencer os Comportamentos Sabotadores?

A primeira atitude a ser tomada para vencer os comportamentos sabotadores é se tornar consciente e reconhecer que eles existem. Assim, irá se questionar antes de se deixar levar por eles. Além disso, as atitudes a seguir poderão te ajudar.

Saiba o Que Deseja Realizar – Como disse, os sabotadores atuam te afastando dos seus objetivos. Para evitar isso, é importante que tenha clareza em relação a essas metas, para que saiba exatamente o caminho que precisa percorrer para chegar até elas.

Abandone o Medo de Errar – O medo de errar é um dos principais geradores de pensamentos limitantes. Desse modo, tenha em mente que falhar faz parte do processo e traz aprendizado para que evolua.

Defina Recompensas Para Suas Ações – Entre sair com os amigos e ficar em casa estudando, qual opção parece mais interessante? Obviamente, a primeira, porém, é a segunda que te levará ao seu objetivo. Então, encontre uma maneira de mostrar para si mesmo que estudar te trará recompensas, como, por exemplo, fazer algo agradável ao terminar a leitura de um capítulo.

Assim como a sua mente criou esses comportamentos sabotadores, ela será capaz de vencê-los. Portanto, acredite no seu poder e mostre a si mesmo que pode superar essas crenças limitantes e chegar onde quiser!

 

Copyright:790638961 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yulia+grigoryeva

Deixe seu Comentário: