Todo mês de dezembro é sempre caracterizado por um comportamento comum à maioria das pessoas: a definição de metas para o ano seguinte. Encontrar um namorado, mudar de emprego, perder 5 kg, aprender um novo idioma, cuidar mais das finanças — tudo isso aparece nas listinhas de desejos para os próximos 365 dias.

No entanto, muita gente percebe que, no ano que passou, não realizou nem metade das metas que havia estabelecido no ano anterior. Mas por que isso acontece? Por que cumprir as metas de ano novo é tão difícil?

Se você passa por esse problema, continue a leitura deste artigo e descubra as 5 principais razões que estão impedindo o alcance dos seus objetivos.

1. Não ter metas

Parece uma razão estranha, mas muita gente termina o ano com a sensação de estagnação em diferentes áreas da vida pelo simples fato de que não determinou nenhum objetivo para o ano seguinte.

As metas são o que nos impulsiona, o que nos motiva, o que nos leva adiante. Uma pessoa sem metas vai, naturalmente, conduzir a vida da mesma maneira com a qual a conduziu até aqui. Por conta disso, essa pessoa jamais conseguirá resultados diferentes dos que ela já obtém.

Por isso, se você deseja ir mais longe em sua vida pessoal, em sua vida profissional, em suas amizades, em suas finanças e até mesmo em sua espiritualidade, determine metas. Ao fazer isso, não deixe que essa meta fique adormecida em sua mente. Procure escrevê-la num papel, num mural, numa lista. Esse registro torna as coisas mais “oficiais”, o que nos ajuda a alcançar esses objetivos.

2. Definir metas muito genéricas

PSC

Outro erro bastante comum para as pessoas que não conseguem cumprir suas promessas de fim de ano é que as metas estipuladas são muito genéricas, ou seja, pouco específicas.

É comum ouvirmos alguém falando “ah, eu quero ser mais feliz neste ano” ou “no ano que vem, eu quero ganhar mais dinheiro”. É ótimo que as pessoas pensem assim, mas é preciso ir além. O que essa pessoa precisa fazer para ser mais feliz? De que forma essa pessoa pode ganhar mais dinheiro de fato?

Uma boa meta é específica, pois delimita o que é necessário fazer para que seja alcançada. Por exemplo, uma pessoa pode determinar que será mais feliz no ano seguinte praticando exercícios físicos e meditação diariamente. Outra pessoa pode entender que será capaz de ganhar mais dinheiro se trabalhar uma hora por dia como freelancer para complementar a sua renda.

Percebe a diferença entre uma meta genérica e uma meta específica? Quanto mais pormenorizado for o seu objetivo, mais o seu cérebro conseguirá visualizá-lo com clareza, estimulando-o a alcançá-lo.

3. Não ter propósitos reais

Além de tornar a meta específica, ela também precisa ter um porquê bem consolidado. Nas listas de fim de ano, aparecem metas como: aprender a falar inglês, perder 5 kg, praticar exercícios físicos. Entretanto, para que você se sinta de fato motivado a perseguir esses objetivos no seu dia a dia, é preciso ter uma visão clara de como isso vai, de fato, fazer de você alguém mais feliz.

Em outras palavras, é preciso ter um propósito. Confira alguns exemplos:

  • Por que você quer aprender a falar inglês? Para obter um emprego numa empresa multinacional, o que traria grande crescimento à minha carreira;
  • Por que você quer perder 5 kg? Para me sentir mais bonita e atraente, elevando a minha autoestima;
  • Por que você quer praticar exercícios físicos? Para fortalecer minha imunidade, diminuir minhas dores, aliviar o estresse e ser mais feliz no dia a dia.

Um propósito real é o que dá força às metas. É ele o motivo do qual você deve se lembrar quando pensar em desistir.

4. Não se lembrar diariamente das suas metas

Sim, isso também ocorre. Muita gente deixa de cumprir as suas metas simplesmente porque essas pessoas esqueceram-se daquilo que prometeram a si mesmas. Na correria do dia a dia, as pessoas ficam tão focadas em seus compromissos que deixam as metas anuais passarem batido.

Lá pelo mês de junho, o indivíduo se lembra de que tinha prometido ler um livro por mês ao longo do ano, embora só tenha cumprido a meta em janeiro e em fevereiro. Quando a pessoa se dá conta, já está na metade do ano e sente que nenhum esforço valerá a pena, optando por desistir.

Isso soa familiar para você? Em caso afirmativo, saiba que a melhor maneira de evitar que isso ocorra é desenvolver mecanismos que te lembrem diariamente das suas metas. Por isso é tão importante escrevê-las, seja numa agenda, num caderno, num mural em seu quarto ou em notificações no celular.

Aliás, uma boa dica na hora de escrever as metas é já planejar o que você fará para alcançá-las. No exemplo acima, seria uma boa ideia escrever na agenda o nome do livro a ser lido no primeiro dia de cada mês. Planeje-se!

5. Não colocar a mão na massa

Você pensou, definiu as suas metas para o próximo ano, deixou-as bem específicas, compreendeu o propósito que está por trás de cada uma delas e deixou o planejamento bem anotadinho em sua agenda. E agora? Só falta colocar tudo em prática, certo? Então, mãos à obra!

Todo o seu esforço terá sido em vão se você ignorar os alertas que programou em seu celular e não levantar cedo para ir à academia e perder aqueles 5 kg. Contudo, se todas as etapas anteriores foram bem desenvolvidas, certamente não faltará motivação para que você alcance os seus objetivos.

Apenas certifique-se de saber exatamente o que te faz feliz, sem impor a si mesmo metas surreais e inalcançáveis. Sonhe, mas seja realista. O pé no chão e a sensação de que você tem a possibilidade real de concretizar as suas metas é o que te fortalece durante todo o processo.

E você, já definiu as suas metas para o novo ano? Quais são elas? Quais são as estratégias que você utilizará para conseguir cumpri-las, sem se frustrar novamente? Deixe as suas respostas no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares, por meio das suas redes sociais.