Premiação para Vendedores: a importância deste incentivo em sua motivação

Por: José Roberto Marques | Blog | 04 de março de 2017
Profissionais de vendas pulando de alegria depois de receber a premiação para vendedores oferecida pela empresa

Yoshi-5/Shutterstock A premiação para vendedores estimula e motiva os profissionais a irem além e superarem suas metas!

Uma das estratégias de motivação mais utilizadas no universo de vendas é a premiação para vendedores. Com metas audaciosas, cada vez mais ousadas, e, que muitas vezes, variam de mês para mês; promover ideias novas e sistemas de bonificação se apresenta como uma das formas que as empresas têm usado para estimular seus profissionais e motivá-los a ir além.

E sabe por que as premiações são tão atrativas? Porque o incentivo para vendedores representa algo a mais em seu salário no final do mês. E em se tratando dos profissionais de vendas, que, na maioria dos casos, têm seus rendimentos variáveis; uma campanha de vendas que premia os melhores, com certeza, é um incentivo poderoso a que foquem, se comprometam e se esforcem ainda mais para conquistar suas metas.

Assim, quanto melhores são os prêmios, maior também é o entusiasmo da equipe de vendas em dar o seu melhor para alcançar e ultrapassar os objetivos e conquistar este reconhecimento de sua empresa. Quando bem conduzidas, as promoções também geram uma competitividade saudável entre os vendedores, pois o esforço um do outro, acaba incitando ainda mais cada profissional a querer vencer esta competição interna e conquistar o prêmio.

Como Definir a Premiação para Vendedores

Além de criatividade da empresa, dos gestores de vendas em inovar e trazer premiações atrativas e que despertem o desejo e a motivação da equipe de vendas, uma boa estratégia para dar o incentivo certo é sondando seus profissionais. Ou seja, fazendo uma pesquisa sobre os possíveis prêmios que seus vendedores gostariam de ganhar, pois além de inteligente, esta é uma boa estratégia para não errar e oferecer como recompensa algo que realmente ambicionam.

Para coroar o alto desempenho de seus profissionais defina também sempre mais de um prêmio, com segundo e terceiro lugares, por exemplo. Quando é apenas um, quando um colega vê que o outro está bem na frente, automaticamente sua motivação pode cair e fazê-lo desistir da competição. Mais prêmios, mais pessoas para estimular e abrem-se mais chances de conquistar a vitória com louvor.

Alerta Importante

Faça do incentivo para vendedores uma estratégia constante, entretanto, saiba que como tudo na vida, promoções demais caem na rotina e acabam perdendo aquele caráter de novidade. Além disso, por melhores que sejam seus prêmios, quando as metas são robustas demais elas podem desanimar a equipe e desestimular a competição. Lembre-se disso!

Por isso, seja estratégico ao definir os tipos de metas e premiações de acordo com a experiência de seus vendedores, pois ainda que sua intenção seja estimulá-los, oferecer novos desafios, existe também o momento e o jeito certo de fazer isso. Deste modo, você pode criar campanhas de vendas mais efetivas, com resultados cada vez mais extraordinários e com vendedores motivados, engajados que se dedicam a conquistar suas premiações e que são verdadeiros campeões.

 

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