A palavra postergar é derivada do latim postergare, que significa não dar importância para uma tarefa e adiar sua realização. Fazer isso em casos especiais, deixando de fazer algo para dar preferência a outra coisa mais importante e urgente, é natural. Porém, quando o famoso “deixar para depois” se torna um hábito, é necessário fazer uma reflexão sobre esse comportamento para evitar que se torne prejudicial. Continue acompanhando para entender melhor o que é postergar e conferir dicas de como evitar agir dessa maneira.

Você sabia que o Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento?
Descubra mais acessando meu eBook “Tudo Sobre Coaching”. É um presente!

Entenda o Que é Postergar e Como Esse Comportamento Pode Ser Prejudicial

Imagine que você tem um relatório a ser entregue no trabalho, porém, recebeu um prazo um tanto quanto longo. Qual seria a sua reação: postergar e deixar para o último dia ou aproveitar o tempo da melhor maneira para realizar a atividade com qualidade, encaixando-a com outras tarefas que tem a cumprir? Como deve imaginar, o ideal é optar pelo segundo caminho, pois, assim, conseguirá usar o tempo com inteligência e evitará ter que trabalhar com pressa, correndo o risco de deixar passar alguma informação importante.

Quando você posterga e deixa para depois algo que precisa ser feito, está abrindo mão de controlar o seu tempo com sabedoria. Afinal, se dedicar a uma tarefa por um dia inteiro e sem a pressão do fim do prazo é bem diferente de fazer correndo em apenas uma hora, por exemplo. Lembrando que a comparação é apenas uma forma de ilustrar, já que não existe uma quantidade fixa de tempo necessária para que uma atividade seja bem feita, cabe a cada um se conhecer e identificar as suas necessidades.

Vale dizer também que a postergação não acontece apenas com situações formais, como as de trabalho, e é ainda mais comum em atividades do âmbito pessoal, como organizar a casa ou iniciar uma dieta, por exemplo, porque nesses casos não há uma cobrança de um terceiro, como um chefe. Assim, cabe a cada indivíduo identificar quais são as suas prioridades e se esforçar para agir e ir em busca delas, afinal ninguém poderá fazer isso em seu lugar.

7 Dicas Para Parar de Postergar e Ir em Busca dos Seus Objetivos Hoje

Se você deseja colocar um ponto final na postergação, agora é a hora! Mostre para si mesmo que é capaz e comece a enxergar cada dia como uma oportunidade para dar o seu melhor, aprender lições poderosas e ir além. As dicas a seguir poderão te ajudar nessa missão, confira!

1 – Classifique os Seus Objetivos de Acordo Com a Importância

PSC

A primeira atitude a ser tomada é reconhecer o que é realmente importante para você, o que deve incluir tanto suas atividades pessoais quanto profissionais. É claro que em meio a tantas coisas, algumas serão mais importantes ou urgentes que as outras, e é exatamente neste ponto que a priorização entra em cena. Refletir sobre a ordem com a qual irá se dedicar a cada item da lista é indispensável, para que se prepare para tal.

2 – Aprenda a Controlar o Perfeccionismo

Um dos maiores vilões da postergação é o perfeccionismo excessivo, porque ele leva as pessoas a exigirem demais de si mesmas e em um nível tão elevado, que paralisa. O indivíduo quer algo tão perfeito, que começa a duvidar da própria capacidade de atingir esse nível. Assim, prefere não fazer, passando a postergar cada vez mais esperando as condições perfeitas, que, possivelmente, nunca chegarão. Para vencer isso, é importante adotar como lema de vida que feito é melhor do que perfeito, afinal, uma tarefa pronta vale muito mais do que o simples desejo de que ela tivesse sido realizada.

3 – Divida um Objetivo Maior em Etapas

Muitas vezes, tarefas extensas, que levam mais tempo para serem concluídas, são os principais alvos da postergação. A demora para que o objetivo seja concluído é vista como um fator altamente desanimador, gerando a ideia de: se já vou demorar tanto para chegar ao resultado que desejo, não preciso começar agora. Porém, a verdade é que quanto antes começar, antes irá terminar. E uma ótima maneira de se manter motivado é separando esse objetivo em etapas, para que possa vencer cada uma até chegar lá.

4 – Organize a Sua Rotina e Registre Isso

A organização é uma medida essencial para usar o seu tempo com sabedoria e evitar postergar coisas que precisam ser feitas. Para isso, é interessante que adote um método de gerenciamento, como um aplicativo, uma planilha ou uma agenda tradicional. Assim, poderá planejar os seus dias, contemplando todos os seus objetivos, de acordo com a ordem de prioridade. Além de maior produtividade, essa medida também trará mais motivação.

5 – Comemore a Realização de uma Tarefa

Poucas coisas são mais satisfatórias do que conseguir concluir as tarefas que se propôs a realizar. Para tornar isso ainda mais motivador, você pode definir modos de comemorar as etapas vencidas, como, por exemplo, se permitindo ouvir uma música, saindo para caminhar ou o que preferir. Medidas simples como essas ajudarão o seu cérebro associar a produtividade com as recompensas, fazendo com que se empenhe cada vez mais.

Você sabia que o Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento?
Descubra mais acessando meu eBook “Tudo Sobre Coaching”. É um presente!

6 – Viva o Momento Presente

A postergação é, em muitos casos, fruto da ansiedade, pois ela leva as pessoas a pensarem demais sobre o passado e o futuro, comprometendo totalmente sua dedicação no presente, que é o momento em que as coisas, de fato, acontecem. Para vencer isso é preciso insistir e perseverar, trazendo a atenção de volta ao aqui e agora quantas vezes forem necessárias, até que isso se torne natural.

7 – Evite Se Culpar ao Cometer um Erro

Ter em mente que erros são naturais e que fazem parte do processo de aprendizado é importante para que ele não se torne um fator desmotivador, que gera a postergação. Assim, sempre que falhar, saberá usar aquela situação de modo construtivo, para aprender lições poderosas e continuar caminhando com mais força e determinação. Vá em frente e não desista até chegar ao seu objetivo.

Postergar é deixar coisas importantes sempre para depois, é abrir mão de desfrutar do hoje em plenitude. Deixe esse comportamento para trás e escolha sempre viver ao máximo cada instante, porque é assim que se constrói uma história poderosa e de evolução.

Copyright: 28417813 – https://www.shutterstock.com/pt/g/correctpictures