A capacidade de uma equipe atingir resultados cada vez melhores é diretamente proporcional ao seu nível de sinergia. Esse senso coletivo é promovido por meio de valores primordiais e indispensáveis para o alto desempenho do time, entre eles: colaboração, confiança, transparência, empenho, comprometimento, iniciativa e foco nas metas e objetivos almejados.

Dentre os diferentes recursos para promoção da união da equipe, as dinâmicas de integração em grupo ainda são bastante utilizadas e se mostram muito efetivas para a maximização da fluidez entre os integrantes e para a potencialização de resultados gerais. Neste artigo, você vai conferir motivos para fazer uso das dinâmicas do tipo no trabalho em equipe. Boa leitura!

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Benefícios das dinâmicas de grupo

Confira, na sequência, 7 motivos pelos quais você deve realizar dinâmicas de grupo para engajar e melhorar a qualidade do trabalho das suas equipes.

1. Melhoria significativa no relacionamento interpessoal

Quando as pessoas chegam a uma empresa para trabalhar, elas podem ficar tão envolvidas com as suas atividades que nem interagem umas com as outras. A base de todo trabalho em equipe é que os envolvidos conheçam melhor uns aos outros e construam entre si relacionamentos positivos. Por isso, uma dinâmica de integração pode quebrar o gelo existente na equipe e permitir que as pessoas conheçam um lado mais descontraído dos colegas, e não apenas o seu perfil profissional.

2. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes

As dinâmicas em grupo permitem não apenas que as pessoas se conheçam melhor, mas também que identifiquem diferentes competências e habilidades. Assim, uma pessoa, por meio dessas atividades, pode demonstrar uma grande criatividade, por exemplo, que pode ser aproveitada nas tarefas do dia a dia da empresa. Portanto, a dica é executar dinâmicas que trabalhem diferentes competências e conhecimentos, permitindo que cada membro da equipe tenha o seu momento de brilhar.]

3. Desenvolvimento da comunicação efetiva

PSC

Se há algo que precisa ser muito bem desenvolvido em qualquer trabalho em equipe é a comunicação. As pessoas precisam ser claras e precisas naquilo que informam, ordenam ou solicitam umas às outras. Nas empresas, boa parte das falhas e confusões ocorre porque não houve clareza na comunicação ou até mesmo porque um tom de voz inadequado foi empregado. As dinâmicas em grupo são maneiras de exercitar essa habilidade em um contexto de menor pressão.

4. Promoção da qualidade do ambiente organizacional

Além de tudo o que já foi citado, não podemos nos esquecer de que as dinâmicas em grupo também podem ser grandes momentos de reflexão. Especialmente se houver uma mensagem ou uma lição por trás da dinâmica, ela pode promover ensinamentos que melhoram o desempenho de cada um e o convívio de todos. Além disso, esses momentos podem promover também mais descontração, alegria, quebras positivas de rotina e amizade, construindo um clima organizacional favorável.

5. Maximização do engajamento, motivação e produtividade

O engajamento é a capacidade que as pessoas têm de interagir umas com as outras. Ele é obtido a partir da motivação, que é a força interna que levas as pessoas a tomarem alguma atitude. Participando das dinâmicas, fortalecendo os seus laços e construindo relações de confiança com os colegas, é natural que os membros de uma equipe se sintam mais motivados a engajar uns com os outros. Relacionando-se melhor, a produtividade do grupo também aumenta, pois os conflitos diminuem.

6. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo

Uma equipe em que há menos conflitos, mais sinergia, comunicação mais clara e mais produtividade não tem como não obter resultados melhores em menos tempo. Isso ocorre porque os membros da equipe conhecem melhor uns aos outros, conseguem distribuir com mais eficiência as tarefas (de acordo com as suas competências) e se ajudam de tal forma que ninguém se sente sobrecarregado. Naturalmente, isso se converte em excelentes resultados, de forma rápida.

7. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução do turnover

Por fim, quando uma pessoa trabalha em um ambiente de amizade, confiança, descontração, harmonia, produtividade e resultados crescentes, ela vai se sentir cada vez mais satisfeita com a sua vida profissional. Isso favorece as empresas no sentido de reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários. Essa redução é vantajosa, pois o processo de desligamento, seleção, nova contratação e integração do novo membro demanda tempo e dinheiro das organizações.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Maneiras simples de manter a integração dos liderados

Uma equipe entrosada faz com que cada profissional se sinta uma peça importante para o coletivo. Esse sentimento de integração se reflete diretamente em seu envolvimento com a empresa: quanto mais ele se sente acolhido e valorizado, mais ele se dedica e entrega o seu melhor.

É um círculo virtuoso promovido por simples ações, mas ao qual poucos gestores despendem a atenção necessária. São exemplos de ações simples de integração:

  • Café da manhã para recepção de um novo funcionário;
  • Comemoração dos aniversariantes do mês;
  • Alto astral e energia positiva dos líderes durante uma conversa com os seus liderados, inspirando força, ânimo e motivação;
  • Realização de happy hoursou churrascos colaborativos, em que cada um fica responsável por levar alguma coisa.

Além desses momentos de descontração, lembre-se de incluir as dinâmicas de grupo. Elas podem ser feitas na frequência que for possível, de modo que uma vez por semana é uma boa sugestão. Elas podem ser realizadas antes do início do expediente, durante uma reunião, em um intervalo no período da tarde e até mesmo ao fim do dia. O importante é que todos se sintam à vontade para participar e que aproveitem os benefícios desses momentos.

Aqui no blog mesmo, já publicamos alguns artigos com sugestões de dinâmicas de grupo. Confira-as e selecione aquelas que mais fazem sentido e que mais tendem a beneficiar a equipe da qual você faz parte. Por fim, lembre-se: sozinho é possível ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe!

E você, querida pessoa, já participou de alguma dinâmica de grupo? Como foi essa experiência? Deixe o seu relato no espaço abaixo, por meio de um comentário. Além do mais, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!