As redes sociais são uma poderosa ferramenta de comunicação entre pessoas e entre marcas. Por isso, quem produz conteúdo no Instagram ou no Facebook, por exemplo, deve conhecer a fundo as características de cada uma dessas redes, bem como do perfil dos seus seguidores. Contudo, algumas postagens são um verdadeiro sucesso, enquanto outras não surtem o efeito desejado.

É natural que assim seja! Muitas vezes, as ideias que consideramos incríveis não geram tanto engajamento, enquanto outras que julgávamos fracas “bombam”, como se diz popularmente. Entre altos e baixos, o que importa na vida de um produtor de conteúdo é não ter medo de errar. Neste artigo, você compreenderá por que o erro não é esse vilão que imaginamos. Siga em frente e boa leitura!

O erro é fonte de aprendizados

Você já deve ter ouvido falar que, na vida, nós aprendemos mais com os erros do que com os acertos, não é mesmo? Isso acontece por uma questão psicológica. O sofrimento que vem do arrependimento deixa bem claro que determinadas atitudes produzem resultados negativos. É esse sentimento ruim que nos leva a não repetir os hábitos nocivos, de modo que tenhamos ações diferentes e mais benéficas no futuro.

O erro numa postagem do Instagram também pode ser uma importante fonte de aprendizados. Por meio dele, podemos descobrir:

  • Os assuntos que não interessam o público;
  • O tipo de linguagem que não cria conexão com os seguidores;
  • Os formatos de conteúdo que não agradam as pessoas;
  • Os temas que são polêmicos;
  • As celebridades de que os seguidores não gostam;
  • Os elementos da identidade visual que não agradam;
  • Entre outros.

Por isso, entenda que correr riscos é necessário, nem que seja para diagnosticar os problemas existentes em sua comunicação. Como diz a medicina, o diagnóstico é o primeiro passo para que um problema seja solucionado.

O erro aponta o caminho a ser seguido

Depois de identificar tudo aquilo que não funciona com o seu público, o erro estimula o produtor de conteúdo a pensar em novas opções. Recalcular a rota estratégica é uma constante na vida de quem trabalha com as redes sociais, o que não é diferente no Instagram.

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Se esse tema não foi um sucesso, qual tema poderia ter uma aceitação melhor? Se esse estilo de linguagem não criou conexão, qual estilo seria mais eficaz nesse sentido? Se essa celebridade foi rejeitada pelo público, qual outra pessoa famosa seria indicada para fazer uma parceria? Se esse logotipo foi criticado, quais outras possibilidades agradariam mais?

Muitas pessoas que hoje são um verdadeiro sucesso no Instagram começaram recebendo uma série de críticas e postando conteúdos que receberam uma quantidade pífia de engajamentos. No entanto, em vez de ficarem desanimados, esses indivíduos ouviram o que os seus seguidores tinham a dizer, analisaram os erros que cometeram e se propuseram a fazer as mudanças necessárias para uma aceitação melhor.

Dessa forma, o erro não é um indício de que é melhor abandonar o Instagram. Ele pode ser apenas um convite à reflexão e à realização de mudanças — que podem envolver a linguagem, a qualidade das imagens, a identidade visual, os assuntos abordados, os formatos dos posts, a frequência/horário das postagens, enfim, uma infinidade de fatores.

É errando que aprendemos a fazer o jeito certo

Quem é que nunca teve um post “flopado” no Instagram, não é mesmo? — aquela ideia maravilhosa que você achava que iria fazer sucesso, mas não recebeu nenhuma mísera curtida!

Se você perceber que uma ideia não teve a aceitação esperada, não desista da ideia de ser um produtor de conteúdo. Em vez disso, procure identificar o porquê de aquele post não ter recebido tanto engajamento como você esperava. Mostre o post a outras pessoas em quem você confia e pergunte a elas o que elas acham que poderia ser melhor.

Pesando os prós e os contras, você deverá criar novas versões de posts. Publique-os em dias diferentes e utilize-os como um teste, para saber que tipo de post mais agrada o seu público. Esses testes devem apresentar versões diferentes de imagens, de textos, de assuntos, de horários, de formatos, enfim, de todas as variáveis que o Instagram oferece.

Por meio dessa técnica de testagem, você conseguirá chegar ao estilo de post mais adequado ao seu público. Por isso é tão importante que você não tenha medo de experimentar, de testar novos formatos e de avaliar a aceitação do seu público junto às soluções criativas que você oferece.

Produção de conteúdo não é uma ciência exata

Muita gente diz que se não tivesse cometido erros, jamais teria adquirido tantos conhecimentos importantes ao longo da vida. Nas redes sociais, a lição é a mesma. Arrisque-se e exponha as suas ideias ao seu público, variando os formatos para perceber qual tem melhor aceitação.

Lembre-se, contudo, de que a produção de conteúdo não é uma ciência exata. Muitas vezes, vemos posts que fazem um sucesso absurdo em determinado nicho, mas, quando tentamos reproduzir a ideia em nosso contexto, o engajamento é muito baixo. Isso acontece porque os perfis de público variam, e o que funciona para um perfil não necessariamente funcionará para outro.

É por isso que a área de social media, como é conhecida a produção de conteúdo para as redes sociais, está longe de ser uma ciência exata. Ela exige muitos testes e muitas pesquisas junto àquele público específico, para compreender os seus interesses e o seu comportamento online.

Concluindo, o Instagram, como qualquer outra rede social, apresenta uma infinidade de variáveis na produção de conteúdo. Esse conjunto de variáveis permite que alguns posts sejam mais bem-sucedidos junto ao público do que outros. A única maneira de encontrar a sua “zona do sucesso” é a experimentação. Por isso, não tenha medo de arriscar, de diversificar e de testar diferentes formatos. Divirta-se!

E você, querida pessoa, o que acha do medo de errar, seja na vida, seja no Instagram? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e com quem mais possa se beneficiar desta reflexão!

Imagem: Por GoodStudio