Em uma escala de 0 a 10, o quanto você sente medo de fazer algo pela primeira vez? O medo do desconhecido é natural, inclusive é até positivo porque faz com que se mantenha um estado de alerta, que ajuda a prevenir possíveis riscos. Nesse sentido, uma pessoa corajosa não é aquela que não sente medo, mas sim que age apesar dele e o utiliza como forma de proteção. Contudo, é importante manter a atenção para não permitir que esse sentimento se transforme em pânico e impeça a ação. Acompanhe o artigo e entenda se o que sente é um medo natural, que gera cautela, ou que te paralisa e impede o seu crescimento.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

A Origem do Medo do Desconhecido

A vida é cíclica, pois tudo está sempre em constante mudança acompanhando o tempo, que nunca para. Ironicamente, a maioria dos seres humanos sente um grande bloqueio ao se deparar com a necessidade de uma transformação em suas vidas. A zona de conforto, que é um ambiente conhecido e seguro sobre o qual temos controle, parece sempre mais atraente, mas manter-se nela é o mesmo que abrir mão do aprendizado e da evolução que só a mudança e o novo são capazes de nos trazer.

O medo do desconhecido, do tipo que paralisa a ação, está enraizado na insegurança de não conseguir fazer as coisas darem certo. Ele é alimentado por crenças limitantes do tipo “não vou conseguir”, “não tenho capacidade”, “não tenho coragem”, “melhor ficar onde estou”, “prefiro o certo ao duvidoso”. Se isso está acontecendo contigo, saiba que é possível se libertar de todos esses pensamentos que te bloqueiam e abrir uma porta em sua vida que te leva a desbravar o desconhecido e descobrir novas possibilidades de realização também.

Dicas Poderosas Para Superar o Medo do Desconhecido

A seguir, irei compartilhar dicas que poderão te ajudar a superar o seu medo e utilizá-lo de forma positiva, para que ele se transforme apenas em cautela e te leve considerar as opções, mas sem te impedir de agir. Confira!

1 – Racionalize o Que Está Sentindo

Grande parte dos medos que sentimos é irracional, por isso, uma ótima maneira de começar a lidar com eles é analisando-os de uma forma racional. Assim, será possível pensar sobre os pormenores envolvidos e chegar à conclusão de que a situação não é tão assustadora quanto a sua mente estava lhe fazendo acreditar. Além disso, essa reflexão irá permitir que encontre quais são os pontos que realmente merecem maior atenção e cuidado, para que você possa substituir o medo por prudência e manter o foco naquilo que é realmente necessário, mas sem deixar de agir.

2 – Permita-se Tentar

PSC

O excesso de expectativas faz com que muitos se tornem ansiosos em relação a algo novo e acabam se deixando dominar pelo medo. Então, ao invés de imaginar o que vai acontecer como resultado da sua ação mantenha o foco no presente, ou seja, na forma como está agindo, independente do que irá acontecer depois. Dê sempre o seu melhor, tenha a intenção de fazer dar certo, e permita-se simplesmente tentar. Se tudo sair como o esperado, ótimo, mas se não for assim, mantenha a tranquilidade e leve a falha como aprendizado para agir de forma diferente em uma próxima oportunidade.

3 – Desenvolva a Autoconfiança

As pessoas têm medo do desconhecido porque não se sentem seguras de que serão capazes de lidar com ele. Nesse sentido, um dos passos essenciais para superar esse receio é desenvolver a autoconfiança. Para isso, é fundamental que volte sua atenção para si, para que conheça o potencial que possui e identifique, também, as áreas em que pode se desenvolver para se tornar ainda mais forte e confiante. O autoconhecimento é o caminho para se descobrir, se curar e se potencializar. Afinal, se o desconhecido gera medo, o conhecimento gera confiança e segurança.

4 – Pense nas Mudanças Que Já Aconteceram em Sua Vida

Por mais que se esforce para viver dentro de uma zona de conforto, certamente a vida já lhe apresentou situações em que não teve escolha, já que, em muitos casos, as mudanças são inevitáveis. Dessa forma, procure pensar em todas as transformações pelas quais já passou, por mais dolorosas que possam ter sido; hoje você está aqui, lendo este artigo, o que é um grande sinal de que fez um ótimo trabalho. Relembrar essas memórias irá permitir que recorde as suas vitórias e, também, as lições que aprendeu. Se já foi capaz de tanto, tenho a certeza de que será capaz de muito mais. Acredite!

5 – Enfrente o Seu Medo

Um passo importante para superar o medo do desconhecido é colocar seu foco e determinação e tomar uma atitude, ou seja, agir. Você apenas terá a certeza absoluta de que é capaz quando começar, pois é através da ação que todas as hipóteses que levantou poderão ser testadas, refutadas ou comprovadas. Portanto, prepare-se, reflita, analise, dê o seu melhor, mas faça. São esses atos de coragem que irão te ajudar a vencer os seus medos e continuar caminhando rumo ao seu desenvolvimento e evolução.

6 – Não Exija Demais de Si Mesmo

Querer sempre fazer o melhor e se dedicar é uma atitude positiva e que vai te levar cada vez mais longe. Entretanto, é necessário se atentar aos limites dessa autoexigência, para que ela não se transforme em um bloqueio que comprometa o seu poder de ação e te desestimule. Queira sim melhorar cada vez mais, se aperfeiçoar e ir além, mas, se falhar, entenda que isso faz parte do processo e que se culpar não irá ajudar em nada. Aceite a sua condição de ser humano que erra, acerta, pede desculpas e, principalmente, se perdoa.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

7 – Desafie-se a Fazer Coisas Novas

Através de pequenos passos é possível vencer a insegurança em relação às situações desconhecidas. Para isso, é necessário que se acostume a sair da sua zona de conforto com maior frequência, desafiando-se a aprender e fazer coisas novas. Pense em atividades que gostaria de realizar, mas não faz por insegurança. Pode ser aprender a cozinhar, praticar um esporte, dirigir, ir a lugares diferentes, conhecer novas pessoas. Acrescentar novidades para a sua rotina é uma ótima maneira de se afeiçoar ao novo e deixar de ter medo dele.

Coloque essas dicas em prática e veja o quanto a sua confiança irá se desenvolver. Também descobrirá que o desconhecido pode te reservar grandes e positivas surpresas e promover transformações extraordinárias em sua vida. Se dê a chance de descobrir toda a sua força e capacidade para ir além!