Você parou para notar o quanto a nossa vida atualmente está agitada? Talvez você possa chegar a conclusão de que não e eu sei exatamente o motivo pelo qual você respondeu deste modo.

Isso foi porque você, muito provavelmente, nem teve tempo para pensar a respeito. Vivemos segundo uma dinâmica em que tempo virou sinônimo de produtividade e, quando falamos de produtividade, falamos de dinheiro. Que, a propósito, ninguém quer perder.

Seja por ambição de crescer e se tornar uma pessoa de sucesso ou até mesmo em relação à própria subsistência, o tempo tem sido cada vez mais escasso e, em consequência disso, estamos cada vez mais cansados.

E é sobre uma profunda reflexão, em relação às causas desse cansaço excessivo e seus desdobramentos, que eu vou compartilhar com você neste artigo. Confira!

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Descansar é preciso

Quantas e quantas pessoas chegam até mim dizendo que estão fartas de tantas tarefas e obrigações decorrentes do seu dia a dia no trabalho, na vida social, na vida afetiva e que ,por isso, sentem-se esgotadas.

PSC

Mas não para por aí, existem também aquelas que na sede pela vitória e pelo sucesso, passam a negligenciar o seu corpo e a sua mente que pedem um instante, um simples momento para recarregar as energias.

Esse cansaço pode ser tão grande que nos tira a vontade de viver. A vontade de fazer coisas, que antes eram sinônimos de satisfação e prazer.

Cada vez mais ouvimos relatos de pessoas que estão tão cansadas a ponto de não conseguirem enxergar nada de positivo em suas vidas. Esse é um sintoma extremamente preocupante.

Isso porque o cansaço é capaz de provocar inúmeras consequências e que podem ser bastante nocivas para a nossa qualidade de vida. No seu ápice, inclusive, pode até mesmo ser o ponto de partida para doenças como a depressão e a síndrome de burnout.

Dentre os problemas que o cansaço excessivo é capaz de gerar podemos citar:

  • Desânimo
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Mal humor
  • Problemas cognitivos
  • Insônia ou sono excessivo
  • Irritabilidade
  • Angústia

E não são apenas problemas de caráter mental. O cansaço afeta também pontos ligados a nossa saúde física como:

  • Redução dos níveis de imunidade
  • Problemas estomacais
  • Palpitações
  • Baixa líbido
  • Suor frio

São motivos mais do que suficientes para nos mostrar que precisamos de um tempo para repor as nossas energias e não deixar que o cansaço tome conta da nossa vida.

Se você tem notado que esses sintomas estão cada vez mais presentes na sua vida, é o momento exato de começar a refletir. Afinal, a sua saúde é o seu bem mais precioso, portanto é preciso descansar.

Uma corrida contra o tempo

Se você parar para pensar a respeito vai com certeza lembrar-se de momentos onde o cansaço te impediu de se divertir e festejar e com o passar do tempo, aquilo que antes nos motivava, que eram a essência dos nossos sonhos, se torna o nosso pesadelo.

“Mas Zé, eu não posso parar! Preciso correr atrás dos meus sonhos.” 

“Tenho dívidas a pagar, filhos para criar. Não posso me dar esse luxo.”

Esses são os argumentos que as pessoas mais usam para justificar uma rotina exaustiva de trabalho. Isso porque estamos vivendo uma dinâmica na qual “parar” é facilmente associado com perder tempo.

E o tempo, na nossa concepção atual, têm se tornado cada vez mais precioso e escasso. Quem nunca ouviu aquela saudosa expressão “Tempo é dinheiro”. Portanto é inadmissível abrir mão desse tempo, afinal, se você o fizer estará perdendo dinheiro.

Se torna ainda mais difícil lidar com essa questão quando pensamos em todas as nossas obrigações e sonhos que ainda precisamos cumprir.

Daí vem o sentimento de que vivemos uma corrida contra o tempo em que descansar não é uma opção. Quando na verdade deveríamos aproveitar o tempo que nos é fornecido.

Desse modo eu separei algumas dicas que vão te ajudar a enxergar a vida de um outro modo. Com mais leveza e menos cansaço.

Dicas para se livrar do cansaço

1. Dedique-se a si mesmo

Separe um tempo para que você consiga dedicar em prol do seu bem mais importante, você mesmo. É possível passar isso de inúmeras formas. Seja através da prática de meditação, leitura de livros, ver filmes e séries, ouvir músicas e até mesmo tirar um cochilo.

Pratique o autoconhecimento, desse modo você conseguirá identificar quais são as coisas que realmente lhe dão prazer e satisfação.

 

2. Trabalhar é importante mas tudo no seu tempo

Eu mesmo costumo dizer que toda a oportunidade do mundo está escondida dentro do trabalho. Entretanto, para que você possa correr em direção ao seu propósito, conquistar resultados e estar cada vez mais próximo das suas metas e objetivos é preciso ter energia.

Do contrário, todo o seu esforço trará cada vez menos resultados. Isso porque o cansaço físico e mental poderá mitigar as suas energias fazendo com que o seu esforço se torne cada vez melhor.

Para trabalhar com mais eficiência e produzir mais é preciso descansar, saber que tudo tem o seu tempo e que trabalhar excessivamente pode se tornar o seu pior inimigo na conquista do sucesso profissional.

3. Cuide de sua saúde 

Sem saúde não chegamos a lugar algum. E o cansaço, quando excessivo, tem o poder de causar inúmeros problemas à nossa saúde física e mental, como eu já disse anteriormente. Desse modo, é preciso agir para que ele não se torne o principal vilão da nossa qualidade de vida.

E quando você perceber que os sintomas têm se tornado cada vez mais prejudiciais, procure ajuda especializada. Médicos, psicólogos e psiquiatras, além de outros profissionais, podem contribuir para que sua saúde fique em dia e que você possa aproveitar cada vez mais a vida.

4. Desfrute dos bons momentos

Eu tenho duas perguntas muito especiais para você.

Quais das suas conquistas mais recentes você realmente comemorou?

Quais delas você deu o seu devido mérito?

Exigimos tanto de nós que deixamos de valorizar aquilo que é mais importante para qualquer conquista. A nossa trajetória.

Sem ela é impossível chegar a qualquer lugar. Compreender isso é entender que a vida não é uma luta contra o tempo e, para chegar a um estado de plenitude, onde possamos ser capazes de aproveitá-la verdadeiramente, é preciso parar às vezes.

Contemplar o que está à nossa volta e dar ao cansaço o seu maior remédio, o descanso.