Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Ser de luz, identificar nossas qualidades e nossos pontos de melhoria não é algo fácil de ser feito para muitas pessoas. Tomar consciência sobre nossos pontos fortes e os pontos a desenvolver faz parte de um maravilhoso processo de autoconhecimento. Processo que requer de nós a disposição necessária para encarar o que temos de melhor e o que precisamos evitar ou modificar em nossos pensamentos, comportamentos, atitudes e ações, para que assim alcancemos a plenitude e realização em nossas trajetórias.

Mas, você deve estar aí pensando: Zé, por que eu preciso passar por isso? Bom, este processo é importante para que você possa viver com mais entusiasmo, alegria e satisfação. A partir do instante que você entende e reconhece as suas qualidades, bem como os pontos que precisa melhorar, é possível traçar objetivos, sejam pessoais ou profissionais com maior eficiência.

Querida pessoa, neste artigo compartilharei com você 3 dicas essenciais, para que você consiga enxergar esses pontos, que muitas vezes são sutis, em seu comportamento, em sua fala, em seus pensamentos e em muitos outros aspectos do seu ser e, com isso, realizar as ações necessárias para transformar positivamente esta realidade.

1 – Autoconhecimento é fundamental

O primeiro passo para você definir os pontos que precisa desenvolver é trabalhar o seu processo de autoconhecimento. Isso porque ele te ajuda a elencar os pontos fortes que você possui em sua personalidade, bem como os pontos de melhoria, podendo, com isso, determinar estratégias e ações efetivas para você continuar evoluindo, pessoal e profissionalmente.

O autoconhecimento é um processo poderoso, que nos permite identificar nossas habilidades e capacidades. Outra vantagem é que ele nos permite também identificar as oportunidades para o autodesenvolvimento.

PSC

Isso se reflete em nossa carreira profissional, nas nossas relações – cônjuge, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, entre outros – e principalmente, transforma a visão que temos de nós mesmos. O autoconhecimento contribui para que aprendamos a ser mais tolerantes com nossas imperfeições e mais afáveis com nossas conquistas.

2 – Inteligência Emocional

O passo seguinte, neste processo de autodescoberta, é passar a observar as emoções e sentimentos, que podem estar controlando suas ações, como estresse, ansiedade, ressentimentos, raiva, rancor, angústia, tristeza, entre outros, para que assim você tenha a oportunidade de entender os motivos que fazem com que eles surjam e, com isso, passe a ter controle sobre eles e a se autodesenvolver.

Esta é uma poderosa habilidade que cada um possui. A Inteligência Emocional é a maneira que cada um possui de lidar com seus próprios sentimentos, administrar suas emoções e enfrentar os desafios que surgem ao longo da existência.

Desenvolver esta habilidade é importante para evitar discussões desnecessárias, estresses e preocupações. A Inteligência Emocional é importante para que os indivíduos mantenham o foco em seus respectivos objetivos e tenham mais equilíbrio emocional diante de questões importantes da vida.

3- Planejamento de vida

O planejamento pessoal é o meio pelo qual você será capaz de definir e organizar suas metas e objetivos, direcionando suas ações para a realização dos mesmos. Será a partir dele que você vai transformar em ação, tudo aquilo que definiu como ponto a desenvolver, ou seja, ele vai praticamente “te obrigar” a implementar mudanças importantes em sua realidade, comportamentos e atitudes, pois somente assim haverá a possibilidade de alcançar estas metas e objetivos definidos no início.

Por meio deste planejamento de vida, você se tornará uma pessoa mais focada e efetiva, uma vez que neste plano também devem ser definidas as estratégias, recursos e os prazos para a concretização de cada meta especificamente.