Algumas pessoas veem os indivíduos tímidos e introvertidos como menos competentes que os demais, pois associam capacidade ao ato de se expressar. Embora a comunicação seja mesmo importante em muitas situações, a verdade é que o fato de alguém gostar de falar mais ou menos não compromete a sua inteligência e nem o desenvolvimento de suas habilidades. Inclusive, aqueles que são mais reservados levam vantagem sobre os demais em diversos aspectos. Continue acompanhando para saber mais sobre o poder dos quietos e entender como extrair o que de melhor essas pessoas têm a oferecer.

Busque desenvolvimento através da ferramenta “Autoconhecimento”!
Clique aqui e baixe gratuitamente meu eBook. Cresça de forma contínua!

Entenda Melhor o Que é a Introversão

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que timidez e introversão são coisas bastante diferentes. Enquanto a primeira está relacionada à insegurança e ao medo de ser julgado, a segunda diz respeito a apenas uma característica de alguém que não se sente confortável em ambientes com muitos estímulos e que, portanto, é o oposto dos extrovertidos, que gostam de interagir e se sentem bem em grandes grupos de pessoas. Nesse sentido, a timidez pode, sim, trazer sofrimento e angústia, já a introversão, não.

Basicamente, o cérebro de um introvertido é um pouco mais sensível do que dos demais, o que o leva a se sentir desconfortável em ambientes com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, por conta da superestimulação. Desse modo, aqueles que têm esse perfil costumam preferir ambientes mais tranquilos, o que os leva a optarem por carreiras em que possam trabalhar em silêncio e atividades de lazer mais calmas, como ler, conversar com um ou dois amigos, praticar esportes individuais, entre outras.

Entender a motivação por trás de um perfil reservado é fundamental para evitar criar opiniões preconceituosas ou fazer com que o próprio introvertido se sinta inadequado por não se encaixar nos padrões que a sociedade julga aceitáveis.

Conheça o Poder dos Quietos Através de 7 Fatos

Sabe o que empresas como Google, Apple, Facebook e Microsoft têm em comum, além do fato de estarem ligadas à tecnologia? Se não houvessem pessoas introvertidas no mundo, nenhuma delas existiria. Continue acompanhando e saiba mais a respeito dos principais pontos fortes dos introvertidos.

1 – Possuem um Temperamento Tranquilo

PSC

As pessoas introvertidas costumam apresentar um temperamento mais tranquilo, o que é bastante positivo porque evita que ajam sob fortes emoções e possam se arrepender depois. Assim, dificilmente um introvertido irá gritar com alguém ou se exaltar no ambiente de trabalho, pois irá preferir relevar o que não é importante ou conversar caso exista algo a ser resolvido.

2 – São Criativos

O fato de gostarem de passar mais tempo sozinhos, leva os introvertidos a darem mais valor para as ideias que surgem em suas mentes, permitindo que sejam mais criativos e inovadores. É como se o silêncio que é tão apreciado por eles os levassem a ouvir mais sua voz interior e a estimulassem a continuar produzindo.

3 – São Reflexivos

Outro benefício de apreciar o silêncio é a capacidade de refletir a respeito de si, das escolhas que precisa fazer e, até mesmo, de soluções que precisa buscar para a vida pessoal ou um trabalho, por exemplo. Esse diálogo interno é extremamente poderoso e faz com que consigam chegar a ótimas conclusões.

4 – São Bons Ouvintes

O ato de ouvir parece tão simples, mas poucos o realizam verdadeiramente, afinal, envolve mais do que apenas deixar que palavras entrem pelos seus ouvidos e incluem acolhê-las e compreendê-las. Dito isso, já é de se imaginar que os introvertidos sejam ótimos ouvintes, não é mesmo? São pessoas que vão realmente dedicar a sua atenção à conversa e, assim, entenderem como o outro está sentindo.

5 – Sabem Priorizar

Por conta do grande poder reflexivo que possuem, os introvertidos sabem priorizar as tarefas que precisam realizar. Com isso, conseguem fazer uma melhor gestão do seu tempo, o que é ótimo tanto na vida pessoal quanto no trabalho, pois permite que se dê maior atenção para o que é realmente importante, deixando as atividades menos relevantes para depois.

6 – Ótimos em Manter o Foco

Os introvertidos são bons em se concentrar em si mesmos e nos próprios pensamentos, o que os leva a serem bons, também, para manter o foco na atividade que estão realizando. E sabemos o quanto a concentração é importante para que uma tarefa seja feita com qualidade e sem desperdício de tempo.

7 – São Bons Com a Escrita

Já deu para perceber o quanto os introvertidos gostam de atividades que possam realizar sozinhos, ouvindo apenas os seus pensamentos, e isso tem tudo a ver com a escrita. Enquanto sentam para escrever, seja em um bloco de papel ou no computador, eles têm a oportunidade de ouvirem a sua mente e organizarem as ideias de modo linear.

Busque desenvolvimento através da ferramenta “Autoconhecimento”!
Clique aqui e baixe gratuitamente meu eBook. Cresça de forma contínua!

5 Dicas Para Introvertidos Terem Sucesso na Carreira

Depois de entender melhor o poder dos quietos, confira cinco dicas rápidas sobre como um introvertido pode usar suas características a seu favor e alcançar o sucesso na carreira.

Sorria: sorrir faz bem e é uma forma de se mostrar mais sociável e acessível, o que é importante principalmente no ambiente corporativo.

Seja Flexível: você não precisa fingir que é extrovertido, mas saber ser flexível e socializar quando necessário irá te proporcionar muitos benefícios.

Socialize: por mais que tenha vontade de permanecer na sua mesa, trabalhando quieto, esforce-se para conversar um pouco com os colegas, trocar ideias, isso pode te fazer muito bem.

Cuide da Postura: o nosso corpo fala, então, se deseja passar uma imagem de confiança, é fundamental que cuide da sua postura e mantenha a cabeça erguida.

Atente-se à Sua Fala: o tom de voz e a velocidade com que se fala também influenciam no entendimento por parte do interlocutor. Observe essas características em si mesmo e trabalhe para aperfeiçoá-las caso julgue necessário.

Se você não é introvertido, são grandes as chances de que seja casado ou tenha um familiar ou amigo que é. Conhecer mais a respeito desse perfil irá permitir que melhore sua relação consigo mesmo ou com essa pessoa, e possa extrair o melhor que ela tem a oferecer. Se gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para levar a informação adiante!

Copyright: 1016244157 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes