Você já parou para pensar em todas as atividades que você faz dia após dia?

Você tem cumprido todas elas de modo eficaz? Afinal, é muito simples, ao encerrar uma semana de trabalho, nos depararmos com incontáveis tarefas não concluídas.

E essa questão não se resume apenas à nossa rotina de trabalho, ela se estende também para a nossa vida pessoal à medida uma atividade sobrepõe a outra.

Esse ciclo pode ter muitas consequências negativas pois são capazes de aumentar os nossos níveis de estresse e ansiedade, bem como as consequências práticas e diretas relacionadas a tarefa que não conseguimos efetuar.

Nesse sentido a primeira coisa que remete às nossas mentes refere-se à organização. Ela é a palavra chave para que possamos estabelecer uma rotina muito mais tranquila e eficiente.

E, para adquirir essa organização, podemos implementar uma planejamento referente às nossas atividades cotidianas, sejam elas pessoais ou profissionais. A implementação de um planejamento semanal, bem como a sua aplicação, irão, definitivamente, garantir uma rotina muito mais eficaz e até mesmo saudável.

Acompanhe-me nessa leitura para entender os motivos e como podemos implementar um planejamento como esse.

Planejamento Semanal – Por que?

Quando perguntei para que você pensasse a respeito de cada uma de suas atividades você provavelmente deve ter chego a conclusão que são muitas não é mesmo?

Temos que lidar, diariamente, com uma série enorme de tarefas e compromissos que vão desde a sua rotina de trabalho à ,até mesmo, o pagamento de contas, realização de atividades domésticas e diversas outras coisas.

É muito fácil se perder nesse turbilhão de informações e também se torna muito fácil deixar algo para trás, esquecer-se de um compromisso ou, até mesmo, deixar de fazê-lo por falta de tempo.

Por si só essa situação já é um problema, mas ele se torna ainda maior quando um dos lados, pessoal e profissional, acaba sobrecarregando o outro.

Seja através do acúmulo de compromissos no trabalho, onde deixamos de cumprir nossas atividades pessoais, mesmo as ligadas ao nosso lazer que é fundamental para a nossa reabilitação e bem estar, ou o contrário, quando nossa vida profissional passa a causar repercussões negativas no nosso desempenho profissional.

É fundamental que haja o equilíbrio.

Nesse sentido, o planejamento semanal fará total diferença para que você entenda e compreenda melhor a sua rotina e, desse modo, consiga organizá-la de modo muito mais prático e eficiente.

Os benefícios são inúmeros.

Planejamento semanal – Benefícios

  • Diminuição nos níveis de ansiedade e estresse a partir do momento em que você, ao ser capaz de realizar seus compromissos, deixa de virar um refém da falta de tempo. 
  • Aumento significativo da sua capacidade produtiva proveniente de uma estruturação sistemática da sua rotina profissional.
  • Melhor gerenciamento do seu tempo, podendo assim investi-lo também em atividades de lazer.

 Esse são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela uma organização bem efetuada e planejada do seu dia a dia.

Agora que já sabemos da sua importância, que tal se eu te disse-se passo a passo como podemos efetuá-la.

Vamos lá.

Planejamento Semanal – Passo a passo

A fim de te ajudar a gerenciar bem a sua rotina de atividades e obrigações eu vou compartilhar um passo a passo. Confira:

1º Passo – Defina bem as suas metas e objetivos

O primeiro passo é que você separe um dia de sua semana, de preferência um momento em que você esteja tranquilo para que as coisas possam fluir melhor, e coloque no papel quais são as suas principais metas e objetivos. Aonde que você quer verdadeiramente chegar.

É somente a partir dessas metas que podemos entender e compreender de modo claro quais são as atividades que precisaremos realizar a fim de alcançá-las.

2º Passo – Estude cada uma de suas metas

Agora que eu já sei aonde eu quero chegar eu preciso descobrir o que é preciso para que eu alcance cada um desses objetivos.

Suponha que você tenha escrito quatro objetivos fundamentais e que, para você, irão garantir a sua felicidade. Separe cada um deles e defina quais são as tarefas e atividades que você precisa para atingi-los. 

Lembre-se que, esses objetivos não precisam ser obrigatoriamente relacionados à sua vida profissional. Pode ser que você queria melhorar a relação com os seus filhos, ou controlar melhor a sua raiva e estresse. Nesse sentido o que você precisa fazer para desenvolver?

Em relação a raiva e o estresse, por exemplo, talvez você possa praticar meditações, procurar um psicólogo ou praticar atividades físicas.

3º Passo – Defina quais sãos as prioridades e estipule o tempo de cada uma delas

Quando, a partir de suas metas, você identifica quais são as atividades necessárias, se torna mais fácil saber quais são as prioridades, quais são as imprescindíveis.

Desse modo, estabeleça uma hierarquia onde haverão tarefas e obrigações que, obrigatoriamente, deverão assumir uma maior atenção, vindo em primeiro lugar.

É também importante entender e estipular o tempo que você irá demandar para o cumprimento dessas atividades. Poderão haver imprevistos, é claro, e até eles deverão constar no planejamento, mas não se preocupe, no fim das contas, mesmo com a existência deles será muito mais fácil lidar com esses eventuais problemas.

4º Passo – Distribuição de atividades

O próximo passo é, após a definição de prioridades e o seu tempo, distribuí-las ao longo de sua(s) semana(s).

Nesse ponto você pode utilizar de agendas e ferramentas em seu computador ou até mesmo da velha agenda de papel. O importante é que haja uma definição clara de quais são os seus compromissos no decorrer de cada dia.

5º Passo – Aja

De nada vai adiantar todo esse planejamento se você não colocá-lo em prática.

Perceba que, a partir desse momento, tudo já ficou bastante claro e que, com isso, já ocorreu, provavelmente, um alívio e motivação.

É claro que todos os dados que irão constar nesse planejamento sejam reais e possíveis. Não adianta nada estipularmos uma rotina que seja humanamente inviável. 

E agora que você já entendeu o passo a passo que tal colocar tudo em prática?

Eu te garanto que você não irá se arrepender.