Você já ouviu falar no pix, não é mesmo? Trata-se de um método de pagamento e transferência de dinheiro mais econômico do que os tradicionais TED e DOC. Ele estreou em novembro de 2020 como uma grande promessa de realizar transações financeiras por menos custos, barateando todo o processo.

Nas empresas, o pix também é vantajoso, tendo em vista que permite o pagamento de fornecedores, funcionários e até mesmo impostos federais. A ideia é ser uma alternativa mais prática, rápida e econômica aos cidadãos e às instituições. Neste artigo, você compreenderá melhor como isso ocorre. Boa leitura!

Entendendo o pix

O pix é um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central e que está disponível desde novembro de 2020. O pagamento é instantâneo, de modo que as transações são realizadas em até 10 segundos, 24 horas por dia, todos os dias do ano, mesmo em feriados e fins de semana. Mais prático, ele permite que as pessoas realizem pagamentos e transferências sem necessitar de todos os dados da conta de destino, exigindo apenas o e-mail, o telefone ou o CPF.

No caso das empresas, o processo também é bastante prático e econômico, o que representa vantagens em um meio em que tempo e dinheiro são sinônimos de competitividade e de sucesso.

Cadastro

O processo para que as pessoas jurídicas tenham acesso ao pix é o mesmo que se dá com as pessoas físicas. Basta que a empresa tenha uma conta corrente ou poupança em um banco ou instituição financeira e se cadastre no pix nos próprios canais oferecidos pelo respectivo banco. É importante ressaltar que o processo abrange empresas de qualquer porte ou segmento, desde microempreendedores individuais (MEIs) até grandes corporações.

A pessoa jurídica deve informar qual é a chave por meio da qual realizará os pagamentos pix — que pode ser um telefone, um e-mail, o CNPJ ou um número aleatório gerado pelo sistema. Essa chave permite que a instituição faça o pagamento de seus fornecedores e funcionários apenas digitando os seus respectivos dados (o que escolheram como chave pix).

PSC

Além disso, a chave que a empresa escolheu pode ser utilizada para que os seus consumidores paguem pelos produtos e serviços adquiridos, por meio de uma transferência.

Quantidade de contas possíveis

O pix, portanto, é o meio de identificar a empresa dentro do sistema do banco escolhido. Uma pessoa jurídica pode ter até 20 chaves pix por conta, mas a mesma chave não pode ser utilizada em bancos diferentes. Assim, a empresa pode definir que o seu CNPJ será a chave pix para o banco Santander, mas terá que colocar outro dado (como um telefone) para ser a chave pix na conta do banco Itaú, por exemplo.

Nesse caso, os clientes que pagarem a empresa pelos produtos adquiridos utilizando o CNPJ da instituição como chave pix automaticamente transferem o valor do produto para a conta do Santander. Já os que utilizarem o telefone da empresa como chave pix automaticamente terão o dinheiro transferido para a conta do Itaú.

Atualmente, os bancos enfrentam uma verdadeira “guerra” pelo pix de pessoas físicas e jurídicas, principalmente destas últimas, em que os montantes financeiros são maiores. No entanto, para as empresas, é importante verificar quais bancos oferecem as condições mais atraentes, como a ausência de tarifas. Contudo, se a empresa estiver insatisfeita com um banco, pode pedir portabilidade da chave pix para outro.

Formas de recebimento de pagamentos

Para que as empresas recebem os pagamentos de seus clientes, há três formas disponíveis: as transferências com a chave pix, os QR codes no momento do pagamento e o NFC (Near Field Communication) — uma tecnologia que possibilita o pagamento por aproximação.

Os QR codes são aqueles quadradinhos que as empresas disponibilizam para que as pessoas acessem links específicos por meio das câmeras dos celulares. Eles podem ser estáticos (emitidos apenas uma vez e podendo ser usados para diversas transações) ou dinâmicos (em que um QR code diferente é emitido para cada transação). Os estáticos são mais recomendados para MEIs e pequenas empresas, enquanto os dinâmicos são mais vantajosos às empresas de grande porte.

Para uma empresa emitir um QR code, o processo é simples. Basta acessar o internet banking da empresa, entrar no pix, clicar em “emissão de boleto” e escolher o modelo desejado. No dia a dia, esse processo é mais comum entre MEIs e pequenas empresas. Já nas instituições maiores, o ideal é que a emissão de QR codes já esteja integrada com os seus sistemas internos de gestão.

Os custos para as empresas

As pessoas físicas não têm que lidar com nenhum tipo de custo para a utilização do pix. Já as pessoas jurídicas podem ter que pagar algumas taxas opcionais, de acordo com o banco escolhido. Apesar dessas taxas, o pix ainda é economicamente vantajoso. A tendência é que a própria competição entre os bancos e instituições torne essas taxas cada vez menores.

Segundo especialistas, o pix é uma forma de pagamento que tende a reduzir os custos das empresas em transações financeiras, de forma geral. Isso ocorre porque ele oferece uma alternativa mais barata em relação às empresas de maquininhas e bandeiras dos cartões, responsáveis por intermediar os pagamentos tradicionais.

O estabelecimento que adotar o pix não necessitará mais desses intermediários. Além do mais, mesmo com as taxas do pix, esse tipo de pagamento ainda gera menos custos do que o pagamento tradicional, com empresas intermediárias. Ainda segundo especialistas, isso pode até mesmo gerar preços mais baixos ao consumidor final (se as instituições optarem por isso, em vez de uma margem de lucros maior).

Possibilidades

A tecnologia do pix pode ser utilizada de pessoa para pessoa, entre pessoas e empresas, de empresa para empresa e entre pessoas/empresas e o governo. Com a redução dos custos, a tendência é que novas funcionalidades sejam desenvolvidas e colocadas à disposição de todos esses agentes.

A gestão de fornecedores e de toda a cadeia logística das empresas já é um elemento muito beneficiado pelo pix, pois ele favorece um rápido e prático pagamento dos fornecedores, já que o dinheiro cai no ato do pagamento. Isso acelera a logística empresarial e facilita, por exemplo, a gestão de estoques.

As empresas também podem pagar seus próprios funcionários por meio do pix. Não é possível executar todos os pagamentos de uma só vez, dado que cada funcionário tem uma chave específica. Contudo, a tendência é que as instituições financeiras proponham desenvolvimentos para essa tecnologia, como as propostas de pix agendado e de pix para conta-salário, ainda em andamento.

Até mesmo o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e o DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), que são documentos para o pagamento de tributos federais, já podem ser pagos por meio do pix.

E você, querida pessoa, já conhecia todos os benefícios e funcionalidades do pix para empresas? Então, deixe a sua opinião no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos aqueles que também possam se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Julio Ricco.