pessoas-frustradas

Pessoas Frustradas – Você Pode Ajudá-las Sem Entrar na Sintonia Delas

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de janeiro de 2019

A frustração é um sentimento que está relacionado ao impedimento, externo ou interno, de se realizar um desejo. Assim, alguém que tem o sonho de abrir um negócio, mas que não o faz por medo de sair da zona de conforto, por exemplo, pode se sentir frustrado com isso e expressar sua insatisfação criticando aqueles que têm coragem de empreender. Nesse sentido, é necessário tomar cuidado para não permitir que pessoas frustradas te desestimulem e te façam desistir dos seus objetivos.

Por outro lado, é importante considerar que os comentários feitos por um indivíduo frustrado não devem ser levados para o lado pessoal e nem ele visto como um vilão, pois se trata apenas de um ser humano que não se deu conta do grande poder de ação que possui. Dessa maneira, torna-se possível ajudá-lo a sair desse círculo vicioso de pessimismo e inércia sem entrar na sintonia dele. Além disso, irá experimentar uma fantástica sensação de satisfação por ter contribuído com a felicidade de alguém.

Pessoas Frustradas – Como Identificar?

O simples fato de uma pessoa te criticar ou falar algo que você não goste não faz dela uma frustrada. Então, antes de classificar alguém dessa maneira, é preciso se certificar se é realmente esse o caso ou se tudo não passou de um mal entendido. Veja, a seguir, os principais sinais de frustração que indivíduos que se sentem dessa maneira costumam apresentar.

Consideram Tudo Difícil

A vida não é um mar de rosas para ninguém, isso é um fato, entretanto, as pessoas positivas sabem que, mesmo com os desafios, é possível ser feliz, principalmente porque é através deles que se torna possível aprender lições poderosas e evoluir. Contudo, para os indivíduos frustrados, tudo é visto como difícil ou, até mesmo, impossível. Estão a todo o momento comentando sobre o quanto a vida é dura e se lamentando por isso.

Desconfiam de Tudo e de Todos

Sabemos que confiança é algo que leva tempo para ser construído, entretanto, para as pessoas frustradas, se trata de algo ainda mais delicado, pois elas duvidam que existam seres humanos honestos e movidos pelo bem. Dessa maneira, estão sempre desconfiando dos outros, mesmo sem ter nenhum motivo para isso. É como se elas nivelassem todos por baixo, comparando todos com aqueles que já as decepcionaram.

Focam Apenas nas Coisas Ruins

Mesmo que várias coisas boas estejam acontecendo ao seu redor, a pessoa frustrada insiste em manter o foco nas situações ruins. Além disso, consideram as pessoas positivas como sonhadoras demais, o que não é verdade, pois elas têm consciência dos problemas do mundo, porém, preferem manter o foco naquilo que é bom, pois assim se sentem mais motivadas a seguirem em frente e transformarem o que desejam.

Estão Sempre Reclamando de Algo

Se o dia está ensolarado, reclama do calor; se faz frio ou chove, também reclama, e assim é a vida de uma pessoa frustrada, sempre enxergando problema em tudo. E isso vale tanto para o clima quanto para qualquer outro tipo de situação. Desse modo, acabam influenciando negativamente aqueles que a cercam, pois os força a focar, também, nos problemas ao invés de serem gratos pelas coisas boas.

Acham Que a Vida é uma Eterna Competição

O sucesso de outra pessoa é um grande problema para um indivíduo frustrado, pois, para ele, a vida é uma eterna competição. Dessa maneira, se fulano foi promovido ou está vivendo uma linda história de amor, ele se sente incomodado, como se a felicidade do outro pudesse impedir a dele. Esse incômodo é gerado, principalmente, quando alguém conquista algo que ele gostaria, mas não possui.

Dicas de Como Ajudar Pessoas Frustradas a Transformarem Seu Mindset

Um indivíduo frustrado enxerga o mundo de um modo negativo, desperdiçando grandes oportunidades de crescer e de ser feliz. Se convive com uma pessoa assim e sente vontade de ajudá-la, confira cinco atitudes para incentivar uma transformação em seu mindset.

1 – Tenha em Mente Que Nada é Pessoal

O primeiro passo para ajudar uma pessoa frustrada sem entrar na sintonia dela é entender que nada do que ela te disser terá uma motivação pessoal. Assim, comentários desmerecendo suas conquistas, por exemplo, são, na realidade, sinais da insatisfação dela. Portanto, evite reagir ou se magoar com esse tipo de coisa, pois assim estará se blindando e mantendo sua positividade protegida.

2 – Coloque-se no Lugar Dessas Pessoas

Empatia é a palavra quando é necessário lidar com alguém que está passando por algum tipo de problema. Afinal, é através dela que conseguimos nos colocar no lugar dos outros e tentar enxergar o mundo pela visão deles. Portanto, procure refletir a respeito das experiências vividas por essa pessoa para que possa compreendê-la melhor e, assim, ajudá-la.

3 – Exalte as Qualidades Delas

Geralmente, as pessoas frustradas se sentem inferiores e incapazes de realizarem os seus sonhos. Nesse caso, você pode ajudá-las a enxergarem suas qualidades, através de elogios sinceros e de conversas francas. Outra forma interessante de fazer isso é chamar a atenção delas quando estiverem fazendo algo positivo, para que vejam na prática o quanto são capazes de realizar o que quiserem.

4 – Ouça o Que Elas Têm a Dizer

Ouvir, algo que parece fazer parte do nosso dia a dia, mas que nem todos praticam como se deveria. Para que consiga ajudar alguém verdadeiramente, é necessário que ouça o que o outro tem a dizer com toda a sua atenção, pois é assim que conseguirá se conectar com o mundo dele e saber como agir. Além disso, apenas o fato de saber que está sendo ouvido fará com que ele se sinta acolhido.

5 – Responda de Maneira Paciente e Respeitosa

Após ouvir, chega o momento de falar palavras de incentivo, que realmente motivem a pessoa frustrada a mudar a sua forma de enxergar a vida. Contudo, é fundamental ter cuidado para escolher as palavras certas, que devem estar sempre baseadas no respeito e na empatia. Desse modo, estará plantando sementes positivas no coração do outro e, assim como ela, poderá colher lindos frutos desse gesto de generosidade e amor ao próximo.

Espero que este artigo tenha te ajudado a enxergar as pessoas frustradas de uma forma mais humanizada, para que transforme a resistência em relação a elas em amor e empatia. Lembre-se que fazer o bem é algo que sempre valerá a pena.

Créditos da Imagem: Por g-stockstudio – ID da foto stock livre de direitos: 289448903

Deixe seu Comentário: