As pessoas racionais são conhecidas por sua sensatez, que se deve ao fato de que elas agem considerando mais a razão do que a emoção. Seus pontos fortes incluem raciocínio, lógica e estratégia, porém, por outro lado, podem encontrar obstáculos ao precisarem lidar com as emoções. Afinal, não dá para ser racional sempre, existem momentos em que os aspectos emocionais precisam ser considerados, como quando se trata de relacionamentos, por exemplo.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Se deseja saber mais a respeito da personalidade de uma pessoa racional, continue esta leitura e saiba como é enxergar o mundo com mais racionalidade do que emoção.

Principais características de uma pessoa racional

Você se considera uma pessoa racional? Se não tem certeza sobre a resposta, veja quais são as principais características desse perfil e faça um paralelo com o seu comportamento.

Pensa mais no futuro do que no passado

Uma pessoa racional é lógica e sabe que remoer o passado não trará nada de bom para sua vida. Assim, prefere se dedicar a refletir sobre o futuro, a fim de tomar atitudes que a levem a realizar tudo aquilo que deseja. Esse é um comportamento prático e bastante interessante a se ter, pois evita que desperdice tempo e energia com coisas que já ficaram para trás.

Se questiona antes de agir

Raramente veremos uma pessoa racional mergulhando de cabeça em alguma coisa sem que tenha a certeza de que realmente deseja aquilo para a sua vida. Geralmente, ela irá se questionar se é mesmo um bom caminho e apenas segue em frente se obtiver respostas positivas.

Costuma fazer planos e segui-los

PSC

Pessoas racionais gostam de se certificar de que as coisas irão ocorrer como esperam, então, fazem o possível para se planejarem e seguir cada passo. Isso vale para a carreira, para viagens e mesmo para questões da vida pessoal, como se casar ou ter um filho.

Cria listas com os prós e contras de uma decisão

Antes de tomar uma decisão importante, uma pessoa racional irá refletir sobre os prós e os contras de cada opção que tem em sua frente. Isso dá a ela segurança para saber quais são as vantagens e as desvantagens que os caminhos disponíveis podem oferecer para fazer a melhor escolha.

Atenta-se ao método a ser utilizado para alcançar uma meta

Alcançar metas pode deixar pessoas emocionais inseguras e com medo de não conseguirem. Já as pessoas racionais se sentem mais seguras porque mantêm o foco em se planejar, encontrar os métodos certos e colocar todos os passos em prática de forma bastante objetiva.

Raramente fica pensando na mesma coisa muito tempo

Da mesma maneira que não costumam pensar no passado, as pessoas racionais raramente ficam pensando na mesma coisa durante muito tempo. Geralmente, refletem sobre determinado assunto apenas até encontrarem uma solução e se planejarem, então, partem para a próxima.

Não deixa que as emoções prejudiquem seu julgamento

Por último, sua característica mais marcante, que é a de não deixar que as emoções comprometam o seu julgamento. Uma pessoa racional consegue considerar os prós e os contras ao tomar uma decisão, independente dos seus sentimentos. Por um ponto isso é muito bom, pois evita que faça escolhas precipitadas, porém, pode ser vista como fria pelos outros.

7 Dicas para se tornar uma pessoa mais racional

Ser racional é um traço da personalidade de um indivíduo, contudo, é possível trabalhar para desenvolver essa habilidade e aprender a tomar decisões colocando a razão na frente da emoção. Veja, a seguir, sete dicas que que te ajudarão nisso.

1 – Pense racionalmente sobre uma questão que lhe aflige

Parece óbvio sugerir que pense racionalmente, mas é realmente preciso que comece dessa forma. Se tem algo que está deixando você inseguro ou ansioso, pare e pense sobre o real motivo para tal. Questione-se se o seu medo faz mesmo sentido ou se é apenas fruto das suas emoções.

2 – Confronte suas crenças limitantes

Uma pessoa que se deixa levar mais pela emoção do que pela razão, costuma carregar muitas crenças que limitam sua percepção e seu desenvolvimento. É importante que as identifique para confrontá-las e evitar que continuem atrapalhando a sua evolução. Para isso, reflita sobre as coisas que costuma considerar verdades absolutas.

3 – Adote o hábito de fazer listas com prós e contras

Lembra que uma das características das pessoas racionais é criar listas com os prós e os contras das opções que têm? Inspire-se nisso e adote esse hábito. Ter as informações escritas irá permitir que pense de modo mais prático e, consequentemente, racional, evitando que as emoções te dominem.

4 – Debata de modo racional com pessoas que pensam diferente

Imagine duas pessoas discutindo a respeito de uma questão sobre a qual pensam totalmente diferente. Se forem pessoas emocionais, a discussão será pouso produtiva e poderá se transformar até mesmo em uma briga. Por outro lado, quando são dois indivíduos racionais tudo muda de figura e a experiência se torna até enriquecedora. Experimente fazer isso, converse com alguém sobre determinado tema e exercite o seu lado racional.

5 – Evite reclamar

O ato de reclamar está bastante ligado ao lado emocional, já que uma pessoa racional irá focar no que pode fazer para, de fato, contornar aquele problema em vez de apenas falar sobre ele. Dessa maneira, evite desperdiçar o seu tempo reclamando, prefira identificar o que pode fazer para mudar a situação ou, pelo menos, a sua maneira de se relacionar com ela.

6 – Respeite o jeito de ser das outras pessoas

É fundamental que tenha a consciência de que você está buscando ser mais racional, o que não significa que as pessoas ao seu redor farão o mesmo. Esse fato permitirá que seja mais flexível e compreensivo, evitando perder a paciência e, consequentemente, a razão.

7 – Evite rejeitar suas emoções

Por último, é necessário que saiba que as emoções não são ruins, afinal de contas, elas fazem parte da essência do ser humano. Nesse sentido, evite rejeitá-las, apenas aprenda a lidar com elas de maneira positiva, para que consiga pensar racionalmente ao fazer escolhas e evite se arrepender.

O que você achou de saber mais a respeito do comportamento de uma pessoa racional? Deixe suas percepções no espaço para comentários abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Fontes:

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/tipos-de-personalidade-racionais/

https://www.wikihow.com/Be-Rational

Copyright:  1145357843 – https://www.shutterstock.com/pt/g/DeanDrobot