O ser humano de modo geral tem a tendência a ser sociável, claro, variando o nível e a forma de se relacionar com os demais de acordo com a sua personalidade. Assim, tem indivíduos que são mais extrovertidos e outros introvertidos. Contudo, existem situações em que uma pessoa pode querer se isolar, o que pode ser causado por diversos motivos que você poderá descobrir ao longo do artigo.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O que caracteriza uma pessoa isolada?

Existem pessoas que demonstram o comportamento de isolamento logo na infância, enquanto outras se tornam assim na fase adulta, geralmente por conta de algum acontecimento traumático, de um transtorno de ordem emocional ou por ter problemas para se relacionar. Entre os comportamentos mais comuns de uma pessoa isolada podemos citar:

  • Afastar-se dos amigos.
  • Mostrar-se arredia com outras pessoas.
  • Parar de fazer coisas que gostava.
  • Evitar situações em que precisará socializar.
  • Ter passado por alguma experiência delicada.

Perceber esse comportamento em alguém próximo é relativamente simples, principalmente se essa pessoa costumava ser mais sociável e, de repente, começou a se isolar.

O que pode levar uma pessoa a se isolar?

Entender o que causou o isolamento no comportamento de uma pessoa é importante para se mostrar mais empático e evitar julgá-la. E existem diversos fatores capazes disso, veja quais são os principais.

Medo de sofrer novamente após uma decepção: um indivíduo que sofreu uma grande decepção com um amigo, familiar ou alguém com quem se relacionou romanticamente, pode se isolar para evitar se magoar novamente. Contudo, essa forma de proteção faz com que ela continue sofrendo, já que a convivência social é muito importante.

PSC

Insatisfação com a vida atual: uma pessoa que está insatisfeita com o seu trabalho, seus relacionamentos, sua forma física, entre outros aspectos, pode sentir vontade de se isolar, como uma forma de fugir de tudo o que a está incomodando. E, na realidade, em vez de solucionar o problema, estará tornando-o maior.

Excesso de foco em um objetivo: quando um indivíduo tem um objetivo que deseja muito alcançar, pode se isolar para se dedicar a ele. Dois exemplos bastante comuns incluem: trabalhar em um novo negócio para fazê-lo se desenvolver e estudar para ser aprovado em um concurso público. Apesar de a dedicação ser necessária para que uma meta seja alcançada, o excesso pode levar a um quadro de estafa e outros problemas.

Sentimento de inferioridade: existem pessoas que realmente acreditam que são inferiores em relação aos demais. Elas não se acham inteligentes, nem bonitas ou bem-sucedidas, então, podem querer se isolar para se protegerem e, assim, evitarem se sentir ameaçadas com a presença de indivíduos que elas acreditam ser superiores.

Depressão e outros transtornos psicológicos: por fim, está a depressão, que tem como um dos principais sintomas o isolamento social. As pessoas deprimidas se isolam como uma forma de se protegerem e se sentirem mais seguras. Nesse caso, é importante que a família e os amigos respeitem essa necessidade, mas, claro, sem deixar de oferecer apoio, principalmente para buscar o tratamento adequado.

7 Atitudes a tomar para deixar de ser uma pessoa isolada

Como podemos ver, o isolamento pode ter causas diferentes e, independente do que o tenha gerado, é fato que pode prejudicar a saúde e o bem-estar de uma pessoa. Assim, ao perceber que está se isolando, é importante que adote algumas atitudes para vencer isso e voltar a se sentir confortável na presença de outras pessoas, veja quais são elas.

1 – Tenha pequenas conversas com estranhos

Sabe aquele tipo de comentário sobre o clima que costumamos fazer com estranhos? Por mais banais que pareçam, elas podem te ajudar a dar o primeiro passo e vencer a vontade de se isolar. Experimente comentar sobre o clima, a demora para um atendimento ou qualquer outra coisa com a pessoa mais próxima.

2 – Saia com pessoas com interesses iguais aos seus

Quais são os seus maiores interesses? Livros, filmes, jogos eletrônicos, algum artista em especial. Conhecer e se conectar com pessoas que gostem de uma das suas coisas preferidas pode ser fantástico. Procure por grupos relacionados na sua cidade, a internet poderá facilitar a sua busca.

3 – Pratique atividades físicas regularmente

Além de os exercícios fazerem bem para a saúde e ajudarem a combater o estresse, ao praticá-los você terá a oportunidade de conhecer pessoas novas. Você pode se matricular em uma academia, fazer parte de um grupo de corrida, frequentar um parque da sua cidade. São diversas opções que irão te proporcionar muitas conexões.

4 – Converse com pessoas online

A tecnologia nos trouxe muitas facilidades, incluindo a possibilidade de conversar com pessoas sem sair de casa. Essa pode ser uma maneira de manter contato com amigos e familiares estando no conforto do seu lar. Porém, é importante que tome cuidado para evitar que essa seja a sua única maneira de se comunicar com outras pessoas.

5 – Desafie-se a sair pelo menos uma vez na semana

Se você for esperar sentir vontade de sair, é bem provável que isso demore muito a acontecer. Desse modo, é interessante que coloque como meta aceitar um convite dos seus amigos pelo menos uma vez na semana. Mesmo que sinta preguiça, faça esse esforço, depois que tiver lá certamente se sentirá muito melhor e, então, seu cérebro irá entender que sair faz bem a você.

6 – Escreva sobre o que está sentindo

A escrita é uma ferramenta poderosa para combater a solidão. Experimente manter um diário e escreva sobre o que está sentindo, essa prática te ajudará a entender seus sentimentos, se conhecer melhor e aprender a apreciar a própria companhia, mas não para se isolar e sim para não se desesperar quando estiver só.

7 – Procure ajuda especializada

Caso perceba que a necessidade de se isolar está saindo do controle, procure ajuda especializada o quanto antes. Isso é importante porque existem certas questões emocionais que estão além de esforço e força de vontade e envolvem aspectos fisiológicos. Assim, cabe a um médico avaliar o seu caso e definir qual é a melhor forma de tratamento.

Todo mundo pode passar por momentos em que deseje se isolar, entretanto, quando isso se prolonga é essencial buscar entender o que está acontecendo e, se necessário, procurar ajuda médica. Se gostou, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante.

 

Fontes:

https://www.vittude.com/blog/isolamento-social/

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/ficar-sozinho-agrava-quadro-depressao

Copyright:  321921797 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chalabala