Existem pessoas que, naturalmente, possuem um perfil de liderança e, por isso, tendem a tomar a frente quando estão em grupos, como dentro de uma família, em uma empresa ou em um círculo de amigos, por exemplo. Contudo, existem aqueles que assumem esse papel, não através do trabalho colaborativo, como faz um líder, mas de uma forma imposta. Assim age uma pessoa autoritária, que impõe as suas vontades e leva os demais a acatá-las, seja por medo ou por quererem evitar problemas e desentendimentos.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Principais Características de uma Pessoa Autoritária

Lidar com uma pessoa autoritária é algo bastante delicado e que requer alguns cuidados para que não você se torne refém das vontades dela. Afinal, os relacionamentos verdadeiramente positivos são aqueles em que todos podem ser quem são e expressar seus desejos e ideias livremente. É essa troca de experiências que faz com que as relações, sejam elas de amizade, familiares, amorosas ou profissionais, valham a pena. Por isso é necessário estar atento para identificar perfis autoritário em seu meio de convívio, para que encontre a melhor maneira de lidar com esses indivíduos.

Veja, a seguir, quais são as principais características de uma pessoa autoritária.

Visão Maniqueísta Sobre as Coisas: indivíduos autoritários dividem as coisas e as pessoas apenas entre boas ou ruins. Para eles não existem nuances e nem meios termos, ou se está de um lado ou do outro, o que costuma se aplicar, principalmente, à visão política, religião, valores e diversas outras questões.

Sentimento de Superioridade: dentro dessa visão maniqueísta, o autoritário considera boas apenas as suas próprias ideias. Nesse sentido, tudo o que julga diferente das suas opiniões é ruim, pois ele se sente superior em relação aos demais.

Poder Conquistado na Base do Medo: ao contrário de um líder, o indivíduo autoritário impõe as suas ideias e utiliza o medo para que as pessoas façam o que ele manda. Para isso, pode fazer ameaças, levantar o tom de voz e, em casos mais graves, chegar às vias de fato.

PSC

Seus Feitos São Sempre Melhores: não importa o que você conquistou, ao compartilhar as suas vitórias com um autoritário ele sempre dará um jeito de citar os próprios feitos e dizer que são mais relevantes do que os seus.

Resistência ao Diferente: por conta das outras características citadas, é possível constatar que uma pessoa autoritária tem uma grande resistência em relação a tudo o que é diferente dele considerando visão de mundo, estilo de vida e escolhas em geral.

Dicas Para Lidar Com uma Pessoa Autoritária e Controladora

Depois de saber como identificar uma pessoa com perfil autoritário, confira dicas para lidar com ela de forma positiva, a fim de evitar conflitos e, ao mesmo tempo, impor a sua identidade.

1 – Olhe Para Si em Primeiro Lugar

Independente do que te incomode no comportamento de alguém, é importante que, em primeiro lugar, olhe para a forma com a qual você se comporta em relação a ela. A intenção disso não é a de que se culpe pelas atitudes inadequadas dos outros, mas que entenda a situação de uma forma mais ampla e veja o que pode mudar em si para que isso se reflita nos seus relacionamentos pessoais. O foco desse passo é o autoconhecimento e não a culpa, lembre-se sempre disso.

2 – Não Leve as Coisas Pelo Lado Pessoal

Depois de ler as características das pessoas autoritárias, acredito que tenha dado para perceber que a forma com a qual agem é algo que se resume a elas, ou seja, nada tem a ver com terceiros. Por isso, sempre que alguém que tem esse perfil falar com você de maneira ríspida, não se chateie, pois cada um expressa aquilo que carrega dentro de si. Então, esteja consciente em relação à sua essência e não permita que palavras grosseiras façam com que se sinta inferior.

3 – Adote um Comportamento Assertivo

Bater de frente com um autoritário realmente não é uma boa ideia, contudo, também não se deve acatar todas as vontades dele e abafar as suas. Por essa razão, é importante que adote um comportamento assertivo, ou seja, diga “sim” e “não” de acordo com o que realmente deseja. O único cuidado a ser tomado é o de se expressar com tranquilidade, para que evite entrar na mesma frequência negativa do que o outro.

4 – Não Reaja de Maneira Impulsiva

Quando alguém fala de forma ríspida conosco e nos pega de surpresa, a primeira reação que nos vem à cabeça é reagir e pagar na mesma moeda. Entretanto, o melhor a fazer é respirar fundo e evitar entrar no jogo do outro. Lembre-se sempre da frase que diz: você quer ser feliz ou ter razão? Escolha sempre ser feliz, pois não vale a pena se envolver em uma discussão que sabe que não trará nenhum saldo positivo.

5 – Evite Reclamar Para Terceiros

Falar mal da pessoa autoritária para terceiros pode piorar a situação se isso se transformar em uma fofoca, principalmente se for alguém que trabalhe na mesma empresa que você. Se sentir a necessidade de desabafar e pedir conselhos, escolha alguém da sua mais inteira confiança e que, de preferência, não tenha nenhum tipo de relação com o autoritário.

A realização profissional é um dos principais ingredientes
para conquistar a felicidade.Faça o nosso teste para
descobrir se você é feliz!

6 – Chame-a Para uma Conversa

Caso sinta que há a necessidade de se abrir com a pessoa autoritária e dizer o que está sentindo, chame-a para uma conversa franca. Esse passo é mais indicado para situações pessoais, como quando se trata de um amigo, familiar ou do seu cônjuge, por exemplo. Em ambientes empresariais, talvez seja melhor conversar com outro supervisor, ou o responsável pelos Recursos Humanos.

7 – Trate-a Com Respeito e Gentileza

Mesmo que uma pessoa não demonstre merecer, trate-a sempre com respeito e gentileza. Lembre-se do que disse anteriormente, de que cada um dá ao outro aquilo que carrega dentro de si. Portanto, ofereça sempre o seu melhor, porque assim estará incentivando os demais a agirem da mesma maneira contigo e, também, fazendo a sua parte para que todos possam conviver em harmonia.

Lidar com uma pessoa autoritária é realmente bastante delicado, mas com bom senso, equilíbrio e controle emocional é possível superar esse desafio e construir relações positivas. Desejo a você sabedoria e serenidade para lidar com essa situação e tirar boas lições dela.

 

Copyright: 745577233 – https://www.shutterstock.com/pt/g/grinvalds