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Pertencimento nas empresas

Por: José Roberto Marques | Alta Performance

Olá ser de luz,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Querida pessoa, você conhece o poder do pertencimento?

A palavra: Pertencimento, possui uma essência nobre, causa forte impacto onde estiver presente e gera resultados altamente positivos.

Sentir-se aceito, útil, valoroso em todo e qualquer contexto são necessidades básicas inerentes do ser humano. Justifica, portanto, o motivo de formarmos família, amigos, participarmos de diversos tipos de grupos sociais, etc.

É comum por exemplo, as pessoas se sentirem mais sensíveis, vulneráveis ou mesmo tristes quando estão distante de seus amigos e familiares, ao morar fora de seu país de origem, por exemplo, levando em consideração que estão em um local totalmente novo e não possuem relações profundas e significativas para suprir essa necessidade intrínseca.

No campo corporativo este tema ainda é pouco explorado, talvez pelo fato de que ainda há um desconhecimento de sua influência sobre a cultura organizacional e sua relação com o crescimento dos resultados.

Ser de luz, nós praticamos o senso de pertencimento em todas as áreas de nossa vida, inclusive na empresa, onde na maioria das vezes, passamos maior parte de nosso dia. Trata-se de uma relação de comprometimento com a organização da qual fazemos parte, um envolvimento emocional, inconsciente e subjetivo, que gera Resultados Extraordinários a curto, médio e longo prazo.

Neste sentido, entende-se que é também papel das empresas ajudar seus colaboradores a sentirem-se pertencentes ao todo, uma vez que este sentimento tem se tornado cada vez mais esporádico, considerando que as estatísticas de turnover têm aumentado em alta velocidade no mercado atual.

Estratégias de pertencimento

Querida pessoa, eu preparei algumas estratégias, que podem ser adotadas por empresas dos mais diversos segmentos, para que seus colaboradores se sintam verdadeiramente parte de um todo e entreguem o melhor de si, no sentido de contribuir com o crescimento e desenvolvimento pleno dos negócios.

1. Ouça na essência

O primeiro passo para desenvolver o senso de pertencimento em seus colaboradores é adotar a prática de ouvir na essência. O que quero dizer é que você deve ouvir verdadeiramente o que eles têm a dizer, suas opiniões, sugestões de melhoria, entre outros pontos de vista, pois assim você os fará se sentirem valorizados e realmente pertencentes aos processos organizacionais como um todo.

2. Determine um propósito

Este é um caminho que faz com que as pessoas se sintam verdadeiramente inspiradas a trabalhar com energia e dedicação, no sentido de alcançarem resultados extraordinários para todos. Digo isso, pois quando os profissionais estão participando de algo que vai além de retorno financeiro, ou seja, que beneficia a sociedade de uma forma geral, eles sentem que fazem parte de um processo verdadeiramente transformador, empregando, assim, todos os seus esforços para atingir metas e objetivos que realmente tenham um propósito.

Você é feliz?

3. Realize momentos de interação

Neste processo é importante que se dê a todos as pessoas que trabalham na empresa, independentemente do cargo que ocupem, a oportunidade de interagirem e conhecerem uns aos outros.

Assim, o que você pode fazer é realizar momentos de interação, como um café da manhã mensal, uma confraternização para celebrar os aniversariantes do mês, incentivar happy hours entre os colaboradores, entre outras estratégias, que os incentive a desenvolver uma comunicação eficaz e, principalmente, a entender o que cada um faz nos processos gerais da empresa.

Além destes pontos, você pode entender um pouco mais sobre as necessidades básicas do ser humano e investir no desenvolvimento de cada uma delas dentro da sua empresa.

4. Gere pertencimento com o Coaching

O Coaching é também um dos métodos que você pode utilizar para gerar pertencimento entre seus colaboradores. Isso porque trata-se da metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais tem sido utilizada para ajudar empresas e profissionais a alcançarem, de forma plena, resultados extraordinários.

Querida pessoa, o senso de pertencimento nada mais é que valorizar o ser humano, na sua essência e alma. Trata-se de gerir uma organização pautando-se no crescimento sustentável, através de processos humanizados.

Desta forma se torna possível atingir resultados muito além da média, de maneira favorável a todos os envolvidos. E mais do que isso, consolidar “fiéis escudeiros” para tocar o seu negócio a todo vapor.

Trate seus colaboradores como parceiros com o devido valor e os bons resultados serão alcançados!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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