Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

No artigo de hoje falaremos sobre Perseverança, a palavra que representa força, coragem e obstinação. Uma pessoa perseverante é aquela que não desiste ao se deparar com obstáculos e segue em frente para alcançar seus objetivos.

Franklin Roosevelt tem uma citação bastante poderosa que representa a perseverança: “Quando você chegar ao fim de sua corda, dê um nó e agarre-se”. Seguindo a ideia exposta pela frase, a outra opção possível ao chegar ao fim da corda seria desistir, se deixar cair ou ficar esperando alguém que o salve. Mas o perseverante é aquele que faz o que precisa ser feito, com garra e coragem, por isso, faz um nó e se agarra à chance de se salvar.

A perseverança é um traço de caráter muito importante para se ter sucesso na vida. Significa determinação para trabalhar duro, independentemente de qualquer coisa, é insistir e ser firme em fazer algo e não desistir. É importante lembrar que nem sempre as coisas acontecem do nosso jeito, e é perseverando e persistindo que se torna possível vencer e alcançar o sucesso.

Imagine se, por exemplo, se Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, tivesse desistido logo na primeira vez que falhou. Talvez essa invenção maravilhosa e que faz parte das nossas vidas até hoje não teria sido inventada já em 1879. Isso sem contar em tantos grandes ícones da história que insistiram e chegaram lá. Abrir mão de um objetivo no qual se acredita nunca é uma boa resposta, já perseverar até o fim geralmente traz grandes recompensas.

5 Passos para perseverança

PSC

Se deseja que a perseverança faça parte da sua vida e não te deixe desistir dos seus objetivos, deve considerar os 5 passos que preparei para este artigo. Cada um deles funcionará como uma chave para uma trajetória de aprendizado, sucesso e realização.

1 – Clareza em relação aos objetivos

A perseverança representa uma grande força, que precisa de combustível para existir e ele vem da clareza em relação aos próprios objetivos. Se uma pessoa não sabe exatamente o que quer ou não tem certeza de que realmente deseja aquilo para sua vida, as chances de desistência são ainda maiores. Por isso é tão importante se conhecer e diferenciar as próprias convicções de pressões externas, porque é daí que a perseverança nasce.

2 – Acreditar em si mesmo

Depois de saber exatamente o que deseja, acreditar em si mesmo é mais um passo essencial para ser uma pessoa perseverante. Afinal de contas, sem essa crença na própria capacidade, a desistência acaba sendo uma consequência natural. Acredite, é totalmente possível confiar no seu potencial de forma realista e concreta, indo além de apenas repetir frases de afirmação, e isso vem através do autoconhecimento.

3 – Reconhecer os próprios pontos fortes e a desenvolver

Por falar em se conhecer, é importante se entender por completo, identificando os pontos de maior destaque, ou seja, suas maiores qualidades e habilidades, e aqueles que precisa desenvolver porque não é tão bom assim. Todo ser humano tem esses dois lados, ninguém é expert em tudo, mas sempre é possível evoluir em certos aspectos para que se torne cada vez melhor e mais preparado para os desafios que surgirem.

4 – Usar falhas como aprendizado

Se lembra do exemplo citado no início do artigo sobre Thomas Edison? Ele falhou muitas vezes até conseguir que sua invenção desse certo, em cada tentativa ia verificando os passos que deveriam ser descartados, foi assim que chegou à metodologia certa. Você pode, e deve, fazer o mesmo nas mais diversas situações da sua vida. Em vez de se culpar por falhar, use a experiência para aprender e se preparar para a próxima tentativa.

5 – Ter objetivos que condizem com os seus valores

Voltando um pouco ao autoconhecimento, é imprescindível que os seus objetivos estejam alinhados com os seus valores. Se insistir em fazer algo que vá contra o que acredita, poderá desistir por falta de motivação para continuar. Verdade e perseverança andam juntas, sem a primeira, a segunda não encontra forças para existir.