mente-vazia

Os Perigos de Uma Mente Vazia

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de fevereiro de 2018

Existe um ditado popular bastante conhecido que diz que a mente vazia é oficina do diabo. Caso não saiba, o que a expressão quer dizer é que não ter uma ocupação, algo positivo que te leve a pensar, agir e ocupar seu tempo, realmente faz com que você tenha ideias ruins e se sinta inútil. O curioso é que essa afirmação foi comprovada cientificamente, confirmando que ter a mente vazia realmente pode levar à infelicidade.

Os Riscos da Mente Vazia

As informações que entram na mente de um indivíduo formam o conhecimento que ele adquire e, após isso, elas irão se transformar em ações. Nesse sentido, ter uma mente vazia leva uma pessoa à mais completa inércia. Sem estímulos o cérebro não trabalha e, consequentemente, não tem ideias e nem motivação para agir. Quando não se tem bons pensamentos, objetivos e sentimento de utilidade abre-se espaço para a criação de crenças limitantes, que levam à total estagnação e também à falta de autoconfiança e de metas na vida.

Os seres humanos precisam se sentir úteis de alguma forma para que a vida tenha um sentido verdadeiro. E essa utilidade não está apenas relacionada ao trabalho, pois um indivíduo pode ter inúmeras outras funções, como responsabilidades com a família, com a realização de seus objetivos, com a comunidade no qual está inserido. O sentimento de utilidade é importante porque preenche a mente com ideias positivas e agregadoras e faz a ideia de propósito se transformar em algo real e possível de ser vivido.

Conselhos Para Ocupar a Mente e Ser Mais Feliz

Assim como a mente vazia pode ser prejudicial, tê-la muito cheia também não é o ideal. Digo cheia no sentido de excesso de preocupações e pensamento acelerado. Por isso, é interessante encontrar formas positivas de se ocupar, para preencher o vazio com ideias que promovam a sua evolução, amadurecimento, autoconhecimento, desenvolvimento e autossatisfação.

Encontre o Seu Propósito

O propósito é a motivação que leva os indivíduos a se levantarem da cama todos os dias. Ele é a motivação que faz com que se saia da inércia e entre no estado de ação. Para que possa entender com maior clareza, o meu propósito é auxiliar as pessoas, através da poderosa filosofia do Coaching, a descobrirem o seu potencial infinito e, assim, ajudar na construção de um mundo melhor.

Neste sentido, é necessário que busque se conhecer na essência, para que descubra qual é a sua missão na terra. Vale lembrar que isso é algo completamente pessoal e único, portanto, evite comparar a sua motivação com a de terceiros, pois nenhuma é mais importante do que a outra. Cada ser de luz tem o seu chamado aqui na terra e todos têm o seu valor. Ao encontrar o seu propósito, guie os seus pensamentos e ações para que possa cumpri-lo.

Organize o Seu Tempo

Como você tem utilizado o seu tempo? Acredita que tem feito bom uso dele? Dinheiro e outros tipos de bens quando perdidos podem ser recuperados, já o tempo é implacável e não há como resgatar. Por esse motivo, é fundamental que saiba utilizá-lo com sabedoria, realizando atividades que te façam bem e que estejam de acordo com o seu propósito.

Adote o hábito de registrar os seus compromissos, para que tenha maior controle sobre o seu tempo e sinta a satisfação de conseguir cumprir todas os compromissos que precisava. Outra vantagem de fazer isso é que poderá visualizar o seu dia e, assim, perceber o quanto é capaz de realizar as mais diferentes coisas para as quais se propor.

Descubra a Sua Utilidade

Muitas pessoas têm a sensação de mente vazia porque se sentem completamente inúteis e sem motivação para viver. Em grande parte dos casos, o que falta é a percepção da sua importância no mundo. Em uma grande empresa, por exemplo, o diretor é importante, pois é quem irá tomar decisões-chave e planejar as ações. Contudo, se os colaboradores responsáveis pela produção não existissem, o diretor não teria o que vender para os clientes.

Todos os indivíduos têm a sua utilidade, seja dentro de uma empresa, na família, sociedade ou em relação à sua própria sobrevivência. Caso a utilidade que tem hoje não esteja te trazendo satisfação, pense em como pode agir para mudar isso e ocupar a sua mente com atividades que te motivem. Talvez adotar uma postura diferente em casa, buscar um novo emprego, fazer um trabalho voluntário ou mesmo abrir um negócio. Encontre algo que te faça se sentir verdadeiramente útil.

Adote o Pensamento Positivo

Mais do que apenas ocupar a mente, é essencial focar em pensamentos positivos e que agreguem para a sua vida, te levando a evoluir. Ao invés de manter o foco nos problemas, comece a focar em soluções e veja o quanto isso pode ser transformador. Imagine que você está em meio a um engarrafamento. Perder a calma porque vai levar horas para chegar a um compromisso e que irá se atrasar não ajudará em nada, não é mesmo?

O melhor a se fazer é tirar o foco do problema e se atentar para a solução, que seria enviar uma mensagem se desculpando e avisando sobre o atraso e aproveitar aquele momento que tinha tudo para ser estressante de forma agradável, de repente ouvindo sua música que acalme os pensamentos. Pode parecer desafiador no início, mas com o tempo conseguirá transformar isso em um hábito, basta que seja persistente.

Quando a Mente Vazia Se Torna Positiva

Esvaziar a mente é positivo quando tem o objetivo de relaxamento, como no caso da meditação e dos exercícios de mindfulness. Chegar em casa após um dia cheio de trabalho e eliminar o excesso de pensamentos é muito importante e ajuda a prevenir o estresse e a ansiedade causados pelo excesso de informação ao qual temos acesso diariamente.

Assim como foi comprovado cientificamente que ter a mente desocupada é ruim, cientistas constataram o poder que a meditação possui. A técnica oriental milenar, que antes era considerada como misticismo, hoje é recomendada por médicos como parte de tratamento para diversas doenças. Além disso, através dela é possível desenvolver a chamada atenção plena, que é o ato de conseguir se concentrar em apenas uma atividade, evitando o excesso de pensamentos e a ansiedade.

Se deseja começar a meditar, inicie aos poucos, com alguns minutos todos os dias, e vá aumentando o tempo gradativamente. É necessário insistir, pois a atenção plena será adquirida com a prática. Uma boa dica é usar os áudios de meditação guiada, pois eles são uma ótima maneira de começar, uma vez que contam com uma voz que sugere os passos que devem ser seguidos.

Assim como uma mente vazia pode ser perigosa, ter pensamentos em excesso também é. Então, busque sempre o seu equilíbrio mental, para que consiga controlar as suas emoções e se guiar por sentimentos positivos e construtivos. Ocupe a sua mente com coisas boas e verá como você e o mundo ao seu redor irão se transformar para melhor.

Deixe seu Comentário: