perguntas-lideranca

43 Perguntas sobre Liderança no Trabalho que Você Deve Responder

Por: José Roberto Marques | Blog | 27 de junho de 2019

“Liderança é ação, e não posição.” Assim dizia Donald H. McGannon, que foi um dos grandes executivos e líderes da TV americana. De fato, conhecer as funções e os tipos de liderança é importante, contudo mais do que um cargo ou uma posição na hierarquia, liderar é ter uma atitude empreendedora. Isso representa ter movimentos que inspiram, guiam, motivam, instruem, corrigem, orientam, influenciam e oferecem aos liderados o melhor caminho para a conquista dos resultados e para o seu crescimento profissional e humano.

Nunca, como nos dias atuais, se deu tanta atenção ao trabalho dos líderes e, isso, se deve, em grande parte, ao melhor entendimento da importância do seu papel tanto dentro como fora das organizações. Um líder, além de promover as metas da empresa e a sua evolução contínua, precisa estar verdadeiramente comprometido em promover o desenvolvimento das pessoas que a compõe.

Portanto, seguindo esta ideia é preciso ir além da velha máxima do “eu mando e você obedece” e construir uma gestão que realmente agregue valor aos seus componentes. Quer dizer, que seja positiva no que tange o aprimoramento, valorização e reconhecimento da equipe, ou seja, que favoreça o conjunto e não apenas o negócio. Juntos, empresa e liderados são muito mais fortes.

Com tantos desafios, pressões e com a alta competitividade do mercado, para muitos gestores ainda é desafiador pensar numa liderança mais humanizada e que não seja focada apenas na obtenção das metas. Contudo, é preciso rever os modelos de liderança obsoletos ainda hoje praticados, uma vez que não pensar a respeito acaba sendo mais um obstáculo a enfrentar, pois os tempos mudaram e como eu sempre digo – empresas são os resultados de pessoas.

Assim, para que as organizações possam crescer; expandir e prosperar é preciso olhar para seu capital humano de forma diferente, não apenas como um meio de atingir seus alvos, mas como a ponte entre aquilo que ela é hoje e o que deseja se tornar amanhã. Zelar por isso é essencial para sua ascensão.

E sabe por que isso é tão importante? Porque equipes valorizadas e reconhecidas rendem muito mais do que aquelas levadas na base do chicote. Como tal, entender que existe uma pessoa, um ser humano por traz de cada funcionário é fundamental para humanizar os processos organizacionais e, consequentemente, para potencializar suas ações e resultados.

Liderança é uma característica nata ou pode ser desenvolvida?

 O fato é que mesmo sem conhecer quais são as características apontadas pela Teoria dos Traços de Liderança, de modo geral, todos nós acabamos introjetando algumas convicções a respeito deste assunto e passando a observar as pessoas sob esta perspectiva. Assim, é natural que percebamos quando uma criança age diferente, como um pequeno líder; conduzindo as brincadeiras e influenciando os amiguinhos a seguir suas ideias.

Mesmo sem saber se este comportamento vai permanecer em sua vida adulta, consideramos como sendo um indicador de sua personalidade e também de seu perfil de liderança, afinal, todos os outros poderiam estar guiando a brincadeira, mas aquela criança em específico foi quem tomou à frente. Não existe certo ou errado, este é apenas mais um ponto de vista que vale ser observado.

Quando somos líderes, devemos estar prontos a nos questionar e responder constantemente às perguntas sobre liderança e, especialmente, sobre a nossa própria forma de gestão dos processos e das pessoas. Já começo ressaltando esta ideia para que possa, desde já, ir refletindo sobre seu trabalho e sobre quais questionamentos você líder, ainda não se fez. Vamos lá, esta é a hora!

Para ajudar você neste que também pode ser considerado um processo de autoconhecimento da liderança, eu vou compartilhar com você um poderoso conteúdo aplicado nas formações voltadas para líderes, ministradas pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, para gestores e empresas de todo o Brasil.

Estou falando da Roda da Liderança, que ajuda as lideranças a analisarem de forma sistêmica a qualidade de sua gestão. Vamos conhecer e entender melhor como funciona e também como aplicá-la para fazer perguntas sobre liderança realmente construtivas.

Perguntas sobre Liderança – Como a Roda da Liderança Pode Te Ajudar a Respondê-las?

A Roda da Liderança é uma ferramenta de Coaching que auxilia a que o líder possa fazer uma profunda análise de sua liderança, numa escala de 0 a 10, de acordo com 10 componentes fundamentais ao sucesso de toda liderança.

Os dez princípios mensurados são as capacidades de: Inspirar, Delegar, Ousar, motivar o Trabalho em Equipe, ter Foco, trabalhar o Desenvolvimento da Equipe, ter Visão de Futuro, saber o que Priorizar, ter a habilidade de Dar Feedback e de ter Criatividade para lidar com as situações e superar os problemas.

Perguntas da Roda de Liderança

Conheça cada um e veja as perguntas que você líder deve se fazer para evoluir continuamente e também fomentar o crescimento de sua equipe.

Inspirar

  1. De 0 a 10 o quanto as pessoas se sentem entusiasmadas por sua atuação?
  2. Em geral as pessoas comentam positivamente sobre o seu desempenho e entrega?
  3. De 0 a 10 o quanto recebe de reforço positivo sobre a sua atuação?
  4. Com que frequência você ouve, que suas atitudes e ações serviram de exemplo para alguém?

Delegar

  1. De 0 a 10 o quanto você confia no desempenho das pessoas da sua equipe?
  2. Você tem facilidade de passar/distribuir as atividades para os profissionais de a sua equipe executar o trabalho?
  3. Você determina/negocia prazos e deixa as pessoas concluírem as demandas?
  4. De 0 a 10 quanto você delega as atividades importantes ou mais complexas para sua equipe realizar?
  5. Você permite que as pessoas errem e mesmo assim tentem fazer novamente?

Ousadia

  1. De 0 a 10 quanto você apresenta metas desafiantes à sua equipe?
  2. De 0 a 10 quanto você costuma inovar com ideias, propostas e projetos?
  3. Você gosta de novos desafios ou prefere trabalhos mais rotineiros, onde já sabe que tem um bom desempenho?
  4. De 0 a 10 quanto você tem coragem de buscar novos desafios?

Trabalho em Equipe

  1. De 0 a 10 quanto você se preocupa em inserir todas as pessoas da equipe nos projetos e processos?
  2. Você percebe colaboradores deslocados em sua equipe?
  3. Todas as pessoas da sua equipe têm tarefas, atividades e papéis definidos?
  4. Você estimula a colaboração em equipe ou deixa cada um fazer suas funções separadamente?

Foco

  1. De 0 a 10 quanto se dedica a alcançar seus objetivos? E os da equipe? Do departamento?
  2. De 0 a 10 o quanto você se concentra nas atividades que executa?
  3. De 0 a 10 quanto conclui as atividades do seu dia a dia?
  4. Você tem muito retrabalho nas atividades que faz?

Desenvolvimento de Equipes

  1. De 0 a 10 o quanto compartilha sua experiência e conhecimento com a equipe?
  2. De 0 a 10 quanto investe do seu tempo em preparar/ treinar a equipe?
  3. De 0 a 10 quanto utiliza do seu tempo em acompanhar/alinhar o desempenho das pessoas em suas atividades?
  4. De 0 a 10 quanto conhece o perfil e as competências das pessoas de sua equipe?

Visão de Futuro

  1. De 0 a 10 quanto você compartilha os planos e estratégias com a equipe?
  2. De 0 a 10 quanto que você faz com que a equipe vivencie e trabalhe em prol dos objetivos e metas a serem alcançadas?
  3. De 0 a 10 o quanto você compartilha informações, diretrizes, visão e missão da empresa com equipe?
  4. De 0 a 10 o quanto a equipe tem de conhecimento da função do departamento no processo de transformação e entrega da empresa? Conseguem ter uma visão sistêmica do ambiente que estão inseridos?

Priorizar

  1. De 0 a 10 o quanto deixa claro para as pessoas as escalas de prioridade do departamento?
  2. De 0 a 10 quanto sua equipe sabe identificar o que é urgente, importante e circunstancial?
  3. De 0 a 10 quanto planeja com sua equipe a execução das atividades?
  4. De 0 a 10 o quanto distribui as tarefas deixando bem claro a importância de cada uma delas?

Dar Feedback

  1. De 0 a 10 quanto reconhece e comemora os resultados alcançados?
  2. De 0 a 10 quanto deixa claro a qualidade do desempenho de cada membro da equipe?
  3. De 0 a 10 o quanto compartilha com cada um sobre como está sua atuação e entrega segundo suas observações?
  4. Quanto reserva do seu tempo para dar feedback a sua equipe?
  5. O feedback é algo comum da sua gestão?
  6. Você tem um processo específico para dar feedbacks? Seu feedback é estruturado?

Criatividade

  1. De 0 a 10 quanto você costuma fazer diferente, inovar o que já existe?
  2. De 0 a 10 qual a sua facilidade de encontrar saídas para os problemas?
  3. Você contribui com ideias novas para sua equipe e departamento? Com que frequência isso acontece?
  4. Você se interessa e buscar mais conhecimento sobre as atividades afins e assuntos relacionados à sua área de atuação?

Viu como as perguntas da Roda de Liderança são poderosas? Experimente fazer este autofeedback e analisar com mais profundamente quem você é como líder e como suas crenças e comportamentos impactam e sua liderança.

Se você é líder ou deseja se tornar, o Coaching pode dar a base que precisa para ir além e conquistar grandes resultados em sua gestão de pessoas e processos e na conquista de grandes resultados. A metodologia se tornou uma das principais ferramentas de apoio ao aumento da performance das lideranças porque trabalha diretamente focada no aprimoramento de suas habilidades e na eliminação dos seus gaps. Isso verdadeiramente potencializa suas ações.

Coaching consiste num processo de desenvolvimento humano e aceleração de resultados, testado e aprovado por profissionais e empresas de todo o mundo. Destaca-se porque ao desenvolver o líder, consequentemente, acaba refletindo positivamente no desenvolvimento de sua equipe também, o que é essencial.

Se você verdadeiramente procura ir além, aprimorar seus conhecimentos, se destacar em sua carreira e construir uma liderança de alto rendimento, o Coaching é o processo ideal. Neste sentido, destaco a formação Leader Coach Training – LCT, um programa completo de Coaching voltado para capacitar as lideranças, de forma ágil e efetiva, e que ensina como aplicar técnicas, métodos e ferramentas de Coaching no dia a dia tanto para promover o seu autodesenvolvimento como o desenvolvimento da sua equipe.

Então, quer construir uma liderança de alta performance; formar equipes de excelência; estar mais preparado para os desafios e conquistar resultados extraordinários em sua gestão? Torne-se líder coach e vá além!

Copyright: Syda Productions/Shutterstock

Deixe seu Comentário: