Porque as perguntas fazem com que o próprio sujeito dê uma resposta ao seu problema. É assim que potencializamos as pessoas, ao contrário de processos terapêuticos em que não raro cria-se uma dependência para com o terapeuta.

A maiêutica foi criada por Sócrates no século IV a.C., essa palavra significa “dar à luz” e foi inspirada na profissão de sua mãe, que era parteira. Mas o parto ao qual o filósofo se refere é um parto intelectual, é a resposta dentro do próprio homem.

As perguntas que formam a base da maiêutica geram a autorreflexão e nos remetem ao famoso adágio “conhece-te a ti mesmo”, e põem o homem à procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude. A ideia chave é a de que o conhecimento está latente na mente de todo ser humano, assim, quando fazemos um questionamento, induzimos a pessoa a encontrar as respostas  às perguntas propostas, dando a ele autonomia no seu processo de desenvolvimento.

Veja, por exemplo, a ferramenta Shazam. Ela é extraordinária, especialmente para as primeiras sessões, quando ainda estamos conhecendo nosso coachee e criando rapport. Quando perguntado sobre os três momentos mais maravilhosos de sua vida, a resposta só pode ser algo muito importante.

Cada resposta que o coachee dá a uma pergunta do coach ou cada vez que o coach repete em voz alta a resposta que o coachee deu, gera-se nele uma reflexão. Ele vai aos poucos construindo a partir do seu próprio discurso, uma organização para as coisas que pareciam desorganizadas e sem propósito.

Com o acúmulo dessas reflexões, raciocínios e as tarefas que o coach passa durante o processo, o coachee vai se tornando capaz de “parir” suas próprias ideias e vai guiando sua própria evolução, pois percebe que as perguntas geraram nele a capacidade de encontrar em si mesmo as repostas.

O autoconhecimento é, portanto, a chave que abre todas as portas. Conhecer-se é o princípio não só do Coaching, mas de todo e qualquer processo que tenha como objetivo ajudar o homem a ser melhor. No fim, todas as bases teóricas nas quais o Coaching se fundamenta geram o autoconhecimento, o que traz ainda mais coerência e solidez para essa prática.

A Importância de Se Questionar Com Perguntas Interessantes

PSC

Além de saber fazer as perguntas certas para se comunicar de maneira eficaz com outras pessoas, é importante que saiba se questionar com a mesma qualidade. As respostas para muitas das dúvidas que possui estão dentro de ti, basta que aumente a sua percepção e conecte-se com o seu eu interior.

Assim, será possível entender com mais profundidade cada um dos seus sentimentos e as emoções que são geradas por eles, o que irá te levar a desenvolver a sua inteligência emocional. Consequentemente, este autoconhecimento também te ajudará a compreender melhor a si e ao outro, se relacionar e se comunicar mais assertivamente com as pessoas e com o mundo ao seu redor.

O autoconhecimento, além de ser capaz de promover grandes benefícios pessoais, permite que tenhamos também relacionamentos mais positivos com outras pessoas, o que também irá impactar na qualidade da sua comunicação interna e externa. Pessoas que se conhecem sabem exatamente o que querem e agem de acordo com os seus objetivos e convicções. Portanto, sempre se questione para entender como as circunstâncias impactam na forma como se sente e no seu comportamento.

Provavelmente, você ficou curioso para compreender como as perguntas funcionam para acionar nosso inconsciente. Fazer as perguntas certas nos incentiva a refletir e encontrar as respostas para irmos além em sua carreira e vida pessoal. As perguntas são as ferramentas mais poderosas do Coaching.

Copyright: 1254127780 – https://www.shutterstock.com/pt/g/aaronamat