Quanto vale um copo de água mineral no deserto? Com certeza, é muito mais do que aqueles poucos centavos que pagamos num país abundante em água doce, como é o nosso. Porém no Saara, como a oferta é extremamente escassa, alguns goles de água podem custar uma verdadeira fortuna.

Esta é a lógica do ativador mental da escassez, pois onde há menos recursos normalmente a demanda é mais alta e, consequentemente, o valor a ser pago é bem maior também. O que é mais interessante  é que o ser humano, em muitos casos, busca por esta exclusividade, pois como é de sua natureza, tende a valorizar aquilo que é mais difícil de conquistar.

Isso explica porque queremos a exclusividade da roupa do estilista famoso que produz peças exclusivas, que poucos podem usar ou ostentar. A escassez é um poderoso atrativo, e segundo a lógica de status e dinheiro que nos rege, coloca aqueles que podem pagar por ela como pessoas diferenciadas também.

Será que todo mundo teria a curiosidade de experimentar caviar se fosse um alimento que todo mundo tivesse acesso no supermercado? E será que um diamante azul seria uma pedra tão cobiçada se fosse fácil de encontrar? Claro que não! A escassez é que torna algo valioso, pois a raridade confere exclusividade, e um sentimento único a quem possui algo raro.

Trazendo isso mais para a nossa realidade, podemos dizer que muitas vezes nós somos levados a tomar uma decisão pelo gatilho mental da escassez. Basta pensar em quantas vezes você já foi convencido pelas mensagens “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “resta apenas um em estoque”.

A evidência da escassez é uma das nossas formas de tomar uma decisão.
 

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Insights com Escassez

PSC

Como já disse, nós seres humanos somos movidos pelo medo inconsciente de não ter mais a oportunidade de viver ou adquirir algo, a ideia da perda de oportunidade nos faz agir de forma mais imediata.

Se algo de nosso uso parece ser escasso, exige de nós uma rápida resposta, nos antecipando ao esgotamento de um recurso. Pensar na escassez de um profissional, por exemplo, nos faz tomar algumas atitudes como líder, que podem ser:

a)  Treinar alguém para a função, deixando de depender a disponibilidade, rara, desse profissional no mercado;

b)  Elaborar estratégias de retenção de talentos para não perder um profissional de uma área muito específica.

Ao tomar uma decisão usando como critério de análise a escassez de um determinado produto ou serviço, lembre-se de que nosso cérebro precisa aprender a planejar, pois numa situação de esgotamento total as emoções podem estar bastante complexas e nos levar a tomar uma decisão equivocada.

Créditos da Imagem: Por Dean Drobot – ID da foto stock livre de direitos: 476292511