Considero como um dos passos primordiais para estar inserido no mercado de trabalho e ser um empreendedor de sucesso, quanto para o trabalho de Coach auxiliando no desenvolvimento de uma empresa ou de profissionais para crescerem e se desenvolverem da melhor forma possível o de compreender qual perfil comportamental ele está inserido.

No Instituto Brasileiro de Coaching – IBC usamos uma ferramenta extraordinária de avaliação de perfil comportamental chamada “Assesment”, Uma ferramenta aliada no processo de mapeamento comportamental é o Coaching Assessment desenvolvido após diversos estudos e pesquisas na área de gestão e desenvolvimento de pessoas tendo como base a metodologia DISC. Desenvolvida no início dos anos 20 pelo psicólogo americano Willian Moulton Marston que tinha como objetivo compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, bem como os motivos para que ele apresente determinadas reações.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

Marston identificou que os indivíduos possuem duas grandes esferas comportamentais: interna, sua própria percepção a respeito de seu poder pessoal com relação ao ambiente em que está inserido; e externa, análise do ambiente. A partir destas duas dimensões, estimulam-se quatro variáveis comportamentais – Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade – que podem ser moldadas de acordo com os referenciais.

Baseado nessa corrente de pensamento a ferramenta Coaching Assessment apresenta quatro perfis básicos e ao mesmo tempo distintas umas das outras. Dentro desses quatro perfis há várias combinações possíveis de predominância de diferentes níveis.

Esses perfis vão gerar personalidades singulares, índices e percepções de mundo diferentes que são medidos pelo sistema, o que reforça que cada pessoa é única, mas ainda assim pertencentes a um grupo.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

PSC

Quatro perfis com uma nomenclatura fácil de ser lembrada, associada onde sua classificação traduz sua principal característica, são elas: Comunicador; Planejador; Executor; Analista.

O Assesment, da empresa Solis em parceria com o IBC é uma avaliação comportamental de ponta cuja formação é ministrada dentro do Professional and Self Coaching – PSC (ou seja, todo coach é formado também para usar essa ferramenta no processo de avaliação comportamental). Seria impossível colocarmos aqui toda a ferramenta e sua complexa organização metodológica, mas quero que você conheça os perfis traçados por essa ferramenta para compreender melhor essa liderança coach que deve se aliar ao processo de Business Coaching.