O budismo é uma filosofia oriental que recebeu esse nome por causa de seu criador, o príncipe Siddhartha Gautama, que ficou conhecido como Buda. E, independente da crença religiosa que possua, saiba que os pensamentos budistas podem ter muito a ensinar a todos nós, porque abrangem situações que dizem respeito a qualquer ser humano, falam sobre autoconhecimento, desenvolvimento, busca da felicidade. Continue acompanhando e confira alguns pensamentos fantásticos que certamente farão você pensar.

Reconheça seus pontos fortes e fracos e desenvolva-se continuamente!
Baixe meu eBook “O Poder do Autoconhecimento” para saber mais!

10 Pensamentos Budistas Para Refletir e Se Inspirar

O modo de pensar de um seguidor do budismo a respeito da vida e de diversos outros temas relacionados a ela pode nos inspirar de diversas formas. A seguir, você poderá conferir dez exemplos desses pensamentos e aprender uma lição poderosa com cada um deles.

1 – Sobre o Poder do Pensamento

Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. Assim sendo, se alguém fala ou age sob um pensamento maligno, a dor irá segui-lo, assim como a roda segue a pata do cavalo que puxa a carroça. Por outro lado, quando um indivíduo fala ou age com um pensamento puro, a felicidade irá segui-lo, assim como a sombra que nunca nos abandona.

2 – Sobre Se Concentrar no Momento Presente

Buda disse que não se deve habitar o passado, nem sonhar com o futuro e sim se concentrar no momento presente. O aqui e agora é o momento mais importante que existe, pois é nele que podemos agir, realizar e transformar o que desejamos. Aprender com o passado e planejar o futuro é importante e necessário, mas devemos ter sempre a consciência de que é no presente que as ações precisam ser realizadas.

3 – Sobre a Auto Responsabilidade

“Ninguém nos salva, a não ser nós mesmos”. Através dessas palavras, Buda deixou claro que cada indivíduo deve se responsabilizar pela forma como se sente ao invés de terceirizar essa função. Nesse sentido, é importante valorizar sua própria opinião e pensamentos, claro, sem se fechar para o que as outras pessoas pensam, mas sempre considerando as próprias percepções em primeiro lugar.

4 – Sobre a Importância da Compreensão Para o Diálogo

PSC

O entendimento é a base de palavras bem ditas, desse modo, entender bem uma situação antes de se posicionar a respeito é essencial para que se evite ser injusto e dizer coisas das quais venha a se arrepender no futuro. Portanto, pare, respire e reflita, para que possa se expressar de forma mais consciente e equilibrada.

5 – Sobre Viver Cada Dia ao Máximo

O hoje é a única certeza que podemos ter, pois não temos como saber se amanhã estaremos vivos. Ao invés de pensar nisso como um motivo para se desesperar, prefira considerar como um forte motivo para que viva cada dia ao máximo, demonstrando o que sente, buscando os seus sonhos, assumindo suas responsabilidades, enfim, sendo feliz à sua maneira.

6 – Sobre a Importância do Amor-próprio

Um ensinamento bastante forte deixado por Buda diz respeito ao amor-próprio e aos cuidados que uma pessoa deve ter em relação a si mesma. Ele disse: “Você mesmo, tanto quanto qualquer outro indivíduo no universo inteiro, merece o seu amor e a sua afeição”. Isso é importante porque a autoconfiança é construída a partir do amor que você sente por si. Afinal, se não nos amamos, como podemos esperar que outra pessoa nos dê amor?

7 – Sobre a Paz

Se deseja viver em paz, evite desejar buscá-la em outra pessoa ou em um lugar, pois ela está em seu interior. Dessa maneira, ao invés de se ocupar indo de encontro com a paz, olhe para dentro de si, para a sua alma, pois é assim que irá alcançar esse estado de espírito e inspirar aqueles com os quais convive a fazerem o mesmo.

8 – Sobre o Apego

Uma das premissas do budismo é o não-apego, tanto em relação à pessoas quanto bens materiais. Vale dizer que não se trata de não valorizar e sim de não se tornar dependente. Para Buda, quando você não tem apego, não sofre perdas, pois não se sente dono de nada. Uma citação que resume bem esse pensamento é: você somente perde as coisas as quais se apega.

Reconheça seus pontos fortes e fracos e desenvolva-se continuamente!
Baixe meu eBook “O Poder do Autoconhecimento” para saber mais!

9 – Sobre Transmitir Ideias de Modo Breve e Significativo

Uma palavra que transmite paz vale muito mais do que mil palavras vazias. Baseando-se nessa ideia, Buda se tornou conhecido pelos discursos curtos mas cheios de significado. Por esse motivo, muitos praticantes dessa filosofia fazem votos de silêncio em determinados momentos da vida, como uma forma de evitar difundir ideias sem significados verdadeiramente importantes.

10 – Sobre a Importância de Zelar Pela Saúde Física

Muitos associam o budismo apenas à mente e ao autocuidado emocional, porém, a filosofia também prega o cuidado em relação ao corpo. Afinal, assim como precisamos manter a mente espiritual desperta e clara, devemos cuidar dos nossos corpos físicos. A mente não funciona adequadamente sem um corpo saudável e é preciso que ambos estejam em sintonia para que o indivíduo possa ser feliz e se desenvolver.

10 Frases Sobre Pensamentos Budistas

Para finalizar, compartilho dez frases que expressam outros pensamentos budistas para que continue a sua reflexão.

1 – “Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual.”

2 – “No instante em que sentimos raiva, deixamos de lutar pela verdade.”

3 – “O ódio não cessa através do ódio, mas somente pelo amor; esta é a regra eterna.”

4 – “A morte não deve ser temida por alguém que viveu sabiamente.”

5 – “Doe, mesmo que você tenha pouco.”

6 – “Se você encontrar um crítico sábio que aponta as suas falhas, siga-o como um guia que irá te levar até o tesouro escondido.”

7 – “Irradie o amor de modo ilimitado em todas as direções – acima, abaixo e do outro lado.”

8 – “Que todos os seres tenham mentes felizes.”

9 – “Eu não disputo com o mundo; pelo contrário, é o mundo que disputa comigo”.

10 – “Não se chama de nobre alguém que prejudica os seres vivos. É exatamente por não ferir os seres vivos, que alguém deve ser chamado de nobre”.

Qual dos pensamentos budistas mais te marcou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais.

 

Copyright: 1333985054 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kikesanram