Trabalhar, buscar os filhos na escola, realizar tarefas domésticas, ir ao banco, levar os filhos ao médico, ir para a faculdade. Esse amontoado de atividades é, para muitos, uma descrição de sua rotina diária. Caso tenha se identificado de alguma maneira, peço que pare agora e se permita ler este artigo com calma enquanto reflete sobre a importância de reduzir o ritmo, olhar para dentro de si e buscar o equilíbrio.

Por mais que as obrigações precisem ser realizadas por você, tenha sempre em mente que é uma pessoa só e que, assim como qualquer outro ser humano, tem as suas necessidades e precisa descansar. Se colocar como prioridade de vez em quando não é uma demonstração de egoísmo, pelo contrário, pois quanto mais leve e feliz estiver se sentindo, mais condições terá de oferecer o melhor de si para todos ao seu redor.

Pare Agora e Recarregue as Suas Energias – 15 Dicas Rápidas Para Relaxar

Evite querer abraçar o mundo, lembre-se que você é um ser humano, ouça o seu corpo e perceba quando é hora de fazer uma pausa e se colocar em primeiro lugar. Entendo que nem sempre é possível passar muito tempo descansando e, pensando nisso, preparei uma lista com quinze dicas rápidas para relaxar e recuperar as suas energias. Confira!

1 – Tome um Chá

Você já viu uma pessoa nervosa tomando um chá? Provavelmente não. Por isso, parar alguns minutos para saborear uma bebida relaxante pode ser uma ótima pedida. Melhor ainda se for um chá verde, pois ele contém teanina, uma substância que tem propriedades relaxantes.

2 – Coma Chocolate

Calma, não estou sugerindo que devore um tablete inteiro e sim que saboreie um quadradinho de chocolate meio amargo. Além de ter um momento saboroso no seu dia, ele é capaz de regular os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e promover o relaxamento.

3 – Saboreie uma Manga

Com apenas cinco minutos de pausa você poderá saborear uma deliciosa e suculenta manga. Descasque e sinta o sabor de cada pedaço que levar até a boca. Essa fruta, além de deliciosa, possui um composto chamado linalol, que também ajuda a reduzir os níveis de estresse.

4 – Medite

PSC

Você não precisa passar horas sentado na posição de lótus para relaxar, pois cerca de cinco minutos duas vezes ao dia são o suficiente para que relaxe e tenha um dia tranquilo. Encontre um local calmo, sente-se confortavelmente, concentre-se em sua respiração e deixe as preocupações irem embora.

5 – Faça Exercícios de Respiração

Os exercícios de respiração representam a maneira mais simples e fácil de relaxar, porque podem ser realizados em qualquer lugar e sem a necessidade de acessórios específicos. Basta respirar lenta e profundamente, inspirando e expirando o ar sem pressa.

6 – Conte Até 10

Você já viu em filmes e novelas algum personagem contando até dez em situações de estresse? Saiba que essa é uma técnica bastante eficaz de relaxamento. Quando perceber que está irritado, antes de se exaltar com a pessoa mais próxima, conte mentalmente e de forma lenta até dez e, em seguida, em ordem decrescente.

7 – Massageie Suas Mãos

Na falta de um massoterapeuta à sua disposição, fazer uma massagem nas mãos irá te ajudar a relaxar. A escolha dessa parte do corpo não se dá apenas pela facilidade, mas também porque é uma área que carrega muitas tensões. Se puder usar um creme ou óleo, melhor ainda, aplique e comece a massagear os dedos e a palma das mãos.

8 – Aperte Bolas Anti-estresse

Ter bolas anti-estresse sempre à mão é uma ótima maneira de aliviar as tensões em qualquer lugar. Elas são encontradas facilmente em farmácias e, até mesmo, em lojas de presentes. O ato de apertá-las com força irá te ajudar a relaxar, evitando, assim, agir de forma intempestiva.

9 – Fique Só Por Alguns Minutos

Passar o dia todo na companhia de muitas pessoas pode ser extremamente estressante. Dessa forma, passar alguns minutos sozinho pode te ajudar a recuperar o equilíbrio. Um ótimo local para fazer isso é o banheiro, pois lá ninguém irá te incomodar. Vá até lá, sente-se e limpe a sua mente, eliminando o excesso de informações recebidas.

10 – Olhe Pela Janela

Quando perceber que está agitado demais, vá até a janela mais próxima e observe a paisagem, o céu, as pessoas e os carros passando. Faça isso durante cinco minutos e verá como irá voltar ao que estava fazendo com mais energia.

11 – Ouça Sua Música Preferida

A música é capaz de nos levar para longe sem sair do lugar. Dessa maneira, colocar a sua canção preferida para tocar e ouvi-la com fone de ouvido, irá te ajudar a sair, mesmo que mentalmente, daquela situação de estresse por alguns minutos.

12 – Dance

Se estiver em casa ou em outro ambiente em que for possível ter privacidade, experimente dançar. Não sinta vergonha de si mesmo, permita-se movimentar o seu corpo e relaxar ao som de uma música bem animada.

13 – Experimente a Aromaterapia

Assim como a música é capaz de mudar o nosso estado de espírito, os cheiros também são e é nisso que se baseia a aromaterapia. Sentir o aroma de óleos essenciais, como o de melaleuca e lavanda, pode te ajudar a relaxar, aliviando o estresse e a ansiedade.

14 – Dê Gargalhadas

Como diz o ditado, rir é o melhor remédio e pode te ajudar a relaxar. Mas, claro, é necessário que seja um riso verdadeiro. Para isso, você poderá recorrer a vídeos, imagens ou textos engraçados que podem ser facilmente encontrados na internet. Apenas tome o cuidado para não dar início a uma crise de riso em locais inapropriados.

15 – Caminhe

Movimentar o corpo também é uma excelente maneira de relaxar durante as pausas que fizer. Voltar do trabalho caminhando ou mesmo dar uma volta no quarteirão irá te ajudar a organizar as ideias e acalmar os ânimos em situações de estresse.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha te inspirado a fazer pausas durante o seu dia para relaxar e zelar pelo seu bem-estar. Lembre-se que não há problema algum em priorizar o seu equilíbrio emocional.

 

Copyright: Google – https://www.propostanatural.com.br/