O bullying é um tipo de violência que geralmente ocorre em escolas e é praticadas por crianças e adolescentes que agridem colegas de formas físicas e verbais. É um tema delicado, mas que deve ser sempre debatido por pais, educadores e pelos jovens, para que evitem esse comportamento e, também, saibam o que fazer caso sejam vítimas dessas ações. Com o intuito de levar a informação até você, preparei este guia com os principais tipos de bullying e o que se deve fazer para lidar com essa situação.

O Que é Bullying?

O termo bullying é derivado do inglês bully, que, em português, significa valentão. Assim, ao praticar bullying, um indivíduo age como um valentão em relação aos colegas, colocando-se como superior e mais forte, e enxergando-os como inferiores e fracos. O tema começou a ser debatido no início dos anos 2000, na Europa, quando se notou um aumento no índice de transtornos psicológicos entre jovens. Então, ao buscarem a raiz do problema, chegaram às intimidações que aconteciam em muitas escolas.

É fato que as brincadeiras entre crianças e adolescentes sempre existiram, inclusive aqui no Brasil. Contudo, com o passar do tempo, foi-se descobrindo que, em muitos casos, os limites estavam sendo extrapolados e que havia um lado que não estava se divertindo nem um pouco com aquela situação. Por essa razão, é fundamental manter sempre a atenção em relação às crianças e aos adolescentes em idade escolar, a fim de identificar sinais de que estejam sofrendo ou praticando o bullying.

5 Principais Tipos de Bullying e Como Identificá-los

O bullying é uma agressão que pode ocorrer de diversas maneiras, das mais alarmantes até as mais silenciosas. Veja, a seguir, quais são os cinco principais tipos e saiba como identificá-los.

Bullying Físico

O bullying físico é a forma mais óbvia de intimidação e ocorre quando crianças e adolescentes usam a força física para se sentirem no poder e, assim, exercerem o controle sobre os seus alvos. Os agressores físicos tendem a ser maiores, mais fortes e mais agressivos do que as suas vítimas. Exemplos de bullying físico incluem chutar, bater, empurrar, provocar tombos e outros ataques.

Ao contrário de outras formas de bullying, o físico é fácil de identificar, já que as agressões costumam chamar a atenção das pessoas ao redor e podem deixar marcas nas vítimas, como roupas rasgadas, sujas e até machucados. Por isso, quando se fala em bullying, muitos logo associam às agressões físicas, o que faz com que esse seja o tipo mais citado em programas antibullying nas escolas.

Bullying Verbal

PSC

Se no primeiro tipo são usados gestos violentos para agredir o outro, neste são as palavras que têm essa função. Assim, são usados xingamentos e apelidos com o intuito de menosprezar, rebaixar e ferir a vítima. Os alvos geralmente são crianças e adolescentes tímidos, estudiosos ou que tenham características diferentes da maioria, como uma forma de se vestir, um corte de cabelo ou mesmo algum tipo de necessidade especial.

Também chamado de assédio moral, é um pouco mais difícil de ser identificado, já que as marcas deixadas não são físicas e sim emocionais. As vítimas, que geralmente já são pessoas introspectivas, tendem a se fechar ainda mais por medo de serem novamente agredidas. Além disso, alguns adultos tendem a relativizar esse tipo de insulto, considerando apenas uma brincadeira de criança, o que não é verdade.

Bullying Social

Esta é uma das formas mais complicadas de se detectar e que geralmente passa despercebida por pais e professores. Consiste, principalmente, no isolamento social proposital de um indivíduo, afastando-o de atividades normais da turma, como a hora do intervalo, nas aulas de educação física ou mesmo em festas de aniversário e outros eventos promovidos por alunos da escola.

Para realizar esse tipo de bullying, os chamados valentões podem espalhar boatos e manipular os outros colegas para que também se afastem da vítima. Nesse caso, assim como no do bullying verbal, as marcas deixadas são emocionais, o que pode fazer com que a família e a escola demorem a perceber que algo de errado está acontecendo.

Bullying Material

O bullying material se manifesta de maneira física mas sem, necessariamente, gerar agressões ao corpo da vítima. Consiste em esconder ou estragar os seus pertences, como cadernos, livros e outros itens escolares, aparelho celular, lanches, dinheiro, entre outros. Aqui, as marcas deixadas também são emocionais, pois fazem com que o indivíduo que sofre esse tipo de ação se sinta impotente frente a aquele que a pratica.

Bullying Virtual ou Cyberbullying

Por último, está um tipo de bullying que tem se tornado cada vez mais comum, que é aquele que faz uso da internet e das redes sociais para expor, humilhar, ameaçar e ridicularizar as vítimas. Nesse caso, os agressores se sentem encorajados pelo fato de estarem em frente a uma tela de computador ou do celular e, muitas vezes, de forma anônima. Então, dizem tudo o que não têm coragem de falar pessoalmente, o que os permite ser ainda mais cruéis.

O cyberbullying é extremamente nocivo porque invade as fronteiras do tempo e do espaço. Assim, se as formas tradicionais necessitam da presença física para acontecer, essa ocorre independente de onde se esteja. Então, a vítima se sente cada vez mais acuada, como se não tivesse para onde correr.

A Atenção é o Maior Antídoto Antibullying

A melhor maneira de identificar ou evitar que o bullying aconteça com o seu filho ou na escola em que trabalha é mantendo sempre a atenção em relação ao comportamento das crianças e adolescentes. E o diálogo é a principal ferramenta para fazer esse acompanhamento de perto sem parecer invasivo, pois permite que se crie laços de confiança e as vítimas se sintam seguras para compartilhar o que está acontecendo e como elas estão se sentindo.

Quando for conversar com o seu filho, dê espaço para que ele fale, conte sobre o seu dia e o seu relacionamento com os colegas. Mesmo que você tenha uma rotina agitada e cheia de compromissos, priorizar esses momentos é fundamental para manter uma relação próxima e identificar rapidamente caso ele esteja passando por algum problema desse tipo.

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais para levar a informação a respeito desse tema tão importante adiante.

 

Copyright: 418801213 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pressmaster