Ainda sobre os 17 arquivos para a riqueza, no artigo anterior eu terminei falando a respeito do marketing pessoal e sobre a necessidade de se ter uma estratégia voltada para a sua autopromoção, prosseguindo temos o arquivo de riqueza número 9.

ARQUIVO DE RIQUEZA 9

As mentes focadas na riqueza se veem maiores do que os problemas. As demais veem os problemas grandes demais.

Davi contra Golias, essa é a imagem símbolo de nós mesmos contra os nossos problemas. Nossos problemas são Golias, muitas vezes grandes e com o poder de nos derrotar. Nós somos Davi, aquele que busca ter coragem suficiente para superar o gigante.

Uma pessoa de mentalidade limitada nem tentaria enfrentar Golias, pois ela se vê muito menos que os problemas e com nenhuma capacidade de superá-los. Uma pessoa de mentalidade rica encara os problemas de frente sem hesitação, pois sabe que vai tirar uma grande lição deles, que vai crescer e se aprimorar com eles.

Ter sucesso pode não ser algo fácil, pois haverá muitos problemas e obstáculos pelo caminho e é preciso força para superá-los. Por isso, ter uma mentalidade rica é necessário para poder superar e aprender com eles.

ARQUIVO DE RIQUEZA 10

As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As demais são péssimas recebedoras.

Já recebeu um elogio e ficou sem jeito, acreditando não o merecer? Ou até mesmo aquele bônus que veio na hora certa para reformar a casa que, mesmo assim, você acredita que não precisava e que nem fez um trabalho bom para merecê-lo? Já refletiu se você é uma pessoa que recebe bem o que o mundo te oferece ou o rejeita por acreditar não ser merecedora?

As pessoas de mentalidade limitada se veem por baixa conta, sem confiança e inseguras, o que não permite que vejam suas qualidades. Dessa forma, quando algo de bom acontece (uma promoção, um aumento, um elogio por um trabalho bem feito), elas o rejeitam e se sentem culpadas.

Isso não acontece com uma pessoa de mentalidade rica, pois, com uma confiança e segurança sem limites, ela se vê merecedora de todas as oportunidades conquistadas, de todo reconhecimento ou elogio recebido, de tudo aquilo que recebem de positivo.

Além disso, há uma distinção muito grande quando recebem algo negativo. Há pessoas que veem como um sinal do Universo e destilam culpas e julgamentos. As pessoas de mentalidade focada na rique­za o aceitam de braços abertos e veem como uma possibilidade de aprendizado.

ARQUIVO DE RIQUEZA 11

As mentes focadas na riqueza preferem ser remuneradas por seus resultados. As demais preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

PSC

Quantas vezes você ouviu (ou até mesmo disse) que precisava ganhar mais porque trabalhava muito, não tinha mais tempo para fazer outra coisa, ver amigos, brincar com os filhos?

Contudo, será que não estamos desejando o aumento apenas pela quantidade de horas que trabalhamos e não pelo produto final que entregamos? As pessoas com mentalidade imitada querem ser pagas pelas horas que trabalham e não pelo que entregaram no fim. As pessoas com uma mentalidade oposta também querem o oposto: que sejam pagas pelo produto final.

Quando trabalhamos e entregamos um bom produto final ganhamos mais que apenas pelas horas. No entanto, se trabalhamos e, no fim, não entregamos nenhum produto que mude a vida do outro, qual foi o motivo de tanto esforço?

 

ARQUIVO DE RIQUEZA 12

As mentes focadas na riqueza pensam: “quero e posso ter as duas coisas”. As demais pensam: “quero… mas só posso ter uma coisa ou outra.”

Uma das crenças que podem limitar nosso caminho em di­reção ao sucesso é acreditar que, para termos sucesso, pre­cisamos abrir mão de alguma outra coisa. Por exemplo, tra­balhar muito significa ficar muito tempo fora de casa, o que nos dá a ideia de que não podemos ter uma família ou relacionamentos estáveis.

Mas, quem disse que não poderia ter uma família só porque você deseja alcançar o sucesso? Não precisamos abrir mão de nada para termos liberdade e independência financeira. Todos os nossos sonhos podem ser alcançados e mantidos ao mesmo tempo, só é necessário empreender em algo que permita que todos eles sejam possíveis.

 

ARQUIVO DE RIQUEZA 13

As mentes focadas na riqueza contabilizam o patrimônio líquido. As demais focalizam o rendimento mensal.

Pensar grande é também ir além no que diz respeito aos rendimentos. As pessoas de mentalidade limitada contam o dinheiro e ainda aguardam ansiosamente o dia do pagamento para conseguir pagar as contas e comprar.

Que sentimentos surgem da necessidade de contar o dinheiro no final de mês? Quando você não precisará mais aguardar ansiosamente o próximo salário?

As pessoas com mentalidade focada na riqueza não pensam no rendimento mensal, mas no patrimônio líquido, que é o resultado da diferença entre os valores ativos e passivos, ou seja, o valor ativo são bens e direitos e o valor passivo nascem das obrigações.

Quando se pensa no patrimônio líquido, tem-se em mente manter as contas no azul. Já o rendimento mensal acaba, por fim, gerando contas no vermelho.

ARQUIVO DE RIQUEZA 14

As mentes focadas na riqueza administram extraordi­nariamente bem o dinheiro. As demais administram mal o dinheiro.

Será que você administra mal o seu dinheiro? Se, por acaso, você conta os dias para o fim do mês, muito provavelmente você está administrando mal seu dinheiro.

Quando administramos bem o que ganhamos conseguimos nos manter com a quantia por todo mês sem que faça falta e, ainda, conseguimos investir, poupar e simplificar o estilo de vida, evitando gastos exagerados e desnecessários. Esses são hábitos positivos em relação às finanças.

Há pessoas que vão na contramão dessa lógica, gastando mais do que deveriam com coisas desnecessárias e supérfluas que servirão apenas para suprir uma necessidade momentânea, mas que não têm efeitos duradouros.

É importante ver o dinheiro como aliado e não inimigo do sucesso. Ele é o resultado natural de cada esforço e suor. Por isso, por que gastar tudo de uma vez se você pode aproveitá-lo por muito mais tempo?

ARQUIVO DE RIQUEZA 15

As mentes focadas na riqueza atraem oportunidades de ganhar dinheiro. As demais precisam lutar muito para encontrá-las.

Trazemos para a vida adulta crenças de que precisamos trabalhar duro para ganhar dinheiro, que isso é algo difícil, árduo, que exige sacrifícios e dores.

Muitos dos que pensam assim acreditam que o dinheiro vem acompanhado de horas de trabalho além do horário, horas de sono perdido, muito estresse e dor de cabeça. Além disso tudo, eles acham que precisarão ficar nesse ritmo para o resto de suas vidas. Esses são aqueles que possuem uma mentalidade pobre.

Em sentido contrário, aparecem os que acreditam que trabalhar duro faz parte da vida, mas que isso não vai durar muito tempo. O trabalho é visto como aquele que vai gerar frutos e possibilitar maior tranquilidade no futuro, no qual haverá pessoas trabalhando para nós.

É essencial salientar que ter pessoas trabalhando para você não significa menos responsabilidade, mas já se torna um indicador de mudança de patamar.

ARQUIVO DE RIQUEZA 16

As mentes focadas na riqueza controlam o medo e agem com inteligência. As demais são paralisadas pelo medo, e simplesmente não agem.

Temos de viver apesar de todos os medos. E esse ensinamento vale para todas as pessoas, não apenas para os empreendedores, donos de empresas ou pessoas que buscam uma profissão bem-sucedida.

Não empreendemos por causa da segurança, porque queremos antes de tudo ganhar dinheiro ou pagar as contas. Ter um empreendimento é resolver e solucionar problemas, é pôr em ação um propósito de vida, é ajudar as pessoas. Será que isso tudo não é maior que os nossos medos?

Quando sentimos medo e bate aquela dúvida (será que devemos mudar radicalmente de área e investir tudo o que possuo?), devemos agir. Se o medo te paralisa ele torna-se um impeditivo da riqueza.

Seus sonhos são muito maiores que seus medos.

ARQUIVO DE RIQUEZA 17

As mentes focadas na riqueza aprendem e se aperfeiçoam o tempo todo. As demais acreditam que já sabem tudo ou que o que sabem ja é suficiente.

A mentalidade limitada, antes de tudo, prejudica o campo de visão, fazendo com que os olhos estejam sempre voltados para o próprio umbigo. As pessoas com essa mentalidade acham que estão sempre certas e põem a culpa da não instrução e do não aprimoramento pessoal e profissional na falta de dinheiro e de tempo. Se algo der errado, elas atribuem isso ao acaso e à sorte, nunca a si mesmas. Existem três palavras perigosas que pronunciam: “eu já sei”.

Ter uma mentalidade rica é sempre estar disposto a aprender e investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso pode ser feito com a continuação dos estudos, leituras, palestras, vídeos e conversas com pessoas interessantes e bem-sucedidas.

Podemos aprender muita coisa em todos os lugares, basta manter a mente aberta para toda a infinidade de informações que o Universo pode te oferecer. Além disso, se quisermos aprender algo novo, podemos fazê-lo, basta ter força de vontade para meter a cara nos estudos.

É indispensável saber que a riqueza vai crescer na mesma medida que crescermos também. A evolução pessoal é condição para a riqueza próspera.

Com todas essas 17 chaves, podemos ressignificar as crenças limitantes que carregamos desde o princípio da nossa criação, incorporando novas percepções e visões de mundo. Essas são essenciais para podermos realizar nossos sonhos e atingirmos o sucesso.

Você está pronto para colocar em prática esses 17 Arquivos de Riqueza em sua vida?