Tudo o que aprendemos, ouvimos, percebemos e absorvemos, consciente ou inconscientemente ao longo da vida, compõe o que podemos chamar de crenças. Essas crenças podem ser engrandecedoras, que nos impulsionam a seguir em frente sempre com confiança. Podemos classificá-las também como valores.

No entanto, também há crenças limitadoras, que constroem, metaforicamente, verdadeiros bloqueios e nos impedem de avançar, trilhar o caminho do progresso e da abundância. Mui­tas delas nós aprendemos com nossos pais, que não podem ser responsabilizados, é claro, pois eles também estão reproduzindo o que ouviram, da forma como foram ensinados.

Apenas com uma mudança de mindset podemos deixar de lado essas crenças. Para enriquecer, por exemplo, é imprescindível pensar e agir como rico e deixar crenças limitantes e comportamentos sabotadores para trás. Para isso, vamos conhecer alguns dos segredos da riqueza das mentes milionárias, que pensam e agem de forma particular.

A base desses pensamentos é o livro do escritor canadense T. Harv Eker chamado Os Segredos da Mente Milionária. Segundo o autor, “enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo”.

Convido você a refletir sobre isso e percorrer esse caminho da ressignificação das crenças limitantes, tornando-as crenças libertadoras e passeando pelos “17 Arquivos de Riqueza” ou, como o próprio autor gosta de relatar, 17 modos de pensar, sentir e agir que distinguem os ricos das outras pessoas:

ARQUIVO DE RIQUEZA 1

A mente focada na riqueza acredita: “Eu crio a minha própria vida”. As demais preferem pensar: “Na minha vida, as coisas acontecem”.

No Budismo, há um pensamento de que a realidade é o que construímos. É importante pensamos que temos o controle de nossas

PSC

nas mãos e somos nós que decidimos se vamos desligá-la, deixá-la em standby ou se vamos usá-la de uma forma proveitosa ou prazerosa. Pessoas que tomam a vida para si e fazem bom uso dela agem em busca da realização dos seus sonhos.

A crença de que as coisas acontecem, ou seja, somos passivos e só recebemos e aceitamos o que o mundo nos oferece é uma crença que limita muito o campo de visão do sucesso. Isso gera um ímpeto de se vitimizar, de culpar os outros e justificar cada uma das coisas que não deram certo.

ARQUIVO DE RIQUEZA 2

Mentes focadas na riqueza entram em um jogo para ganhar. As demais entram em um jogo para não perder.

Quem entra em um jogo pensando em perder? Que time começa um campeonato pensando em evitar o rebaixamento? Que empreendimento começamos pensando apenas em não perder clientes?

Quando começamos algo precisamos ter convicção de nossas escolhas e que conseguiremos atingir o sucesso mais cedo ou mais tarde. Isso é entrar no jogo sabendo qual vai ser o resultado: a vitória. Não podemos começar algo apenas pensando em não perder porque, já de início, perdemos.

ARQUIVO DE RIQUEZA 3

As mentes focadas na riqueza assumem o compromisso de serem ricas e prósperas. As demais sonham em ser ricas, mas apenas sonham.

Os sonhos são a nossa escada para o sucesso, são o primeiro passo, pois sem sonhos não há objetivo ou propósito a serem atingidos, não há meta a ser alcançada, ou seja, não há motivo para levantar da cama todos os dias, escolher a melhor roupa e sair para conquistar o mundo.

Contudo, é preciso ter vontade e assumir um compromisso consigo mesmo de pôr em prática e torná-los realidade, porque eles não vão sair da sua cabeça e se realizarem sozinhos.

É importante, então, ter sonhos, objetivos, expectativas, mas sem a ação, eles se tornam meras ilusões, pequenas narrativas que montamos em nossa cabeça para nos distrair dos afazeres desprazerosos do dia a dia.

ARQUIVO DE RIQUEZA 4

A mente focada na riqueza pensa grande. As demais pensam de forma limitada e tímida.

Quantas vezes você já não parou para pensar que precisaria de muitas vidas para realizar tudo aquilo que deseja? Quantas vezes você pensou que precisava ter mais horas no dia para poder fazer todas as suas coisas?

Isso é pensar grande, é perceber que a grandiosidade do mundo está ao alcance de suas mãos. Além disso, é pensar que uma profissão ou um empreendimento pode ser muito maior que isso, podem ser transformadores de realidades e de pessoas. Você pode construir um legado a partir do momento em que atingir o sucesso.

Quando pensamos grande, expandimos nossa mente, ampliamos nosso campo de visão e conseguimos ver onde estão todas as oportunidades e as possibilidades das quais precisamos. Seremos como um explorador de terras conhecidas, que sabem onde estão os atalhos, as armadilhas, os riachos para se refrescar.

As pessoas de mentalidade pequena veem o mundo rodeados por muros e não encontram alternativas para ultrapassar as paredes.

ARQUIVO DE RIQUEZA 5

A mente focada na riqueza vê oportunidades. As outras veem obstáculos e empecilhos.

Sabe a história do copo meio cheio ou meio vazio? Então, ela define bem a nossa percepção e visão de mundo.

Quando vemos os obstáculos que a vida nos oferece sob o ponto de vista do copo meio vazio, veremos apenas as coisas que podem dar errado se não conseguirmos superá-las, veremos apenas os empecilhos que nos são postos e que nos impedem de seguir adiante com nossos sonhos. No entanto, quando a vida nos apresenta obstáculos, as pessoas com mentalidade rica os veem como desafios e oportunidades para se tornarem ainda mais bem-sucedidas.

Por exemplo, quando temos um sonho de abrir nosso próprio negócio, fazemos todo um prospecto, um estudo de mercado e vemos qual é a melhor opção. Se, por acaso, nosso sonho é abrir um restaurante de comida mexicana onde já existem muitos restaurantes desse tipo, uma pessoa de mentalidade pobre verá apenas o concorrente com a qual precisará lidar. Já uma pessoa com mentalidade rica vê como uma oportunidade de mostrar algo que só ela pode oferecer.

ARQUIVO DE RIQUEZA 6

A mente focada na riqueza se espelha em exemplos de pessoas bem-sucedidas. As demais criticam todos que conseguem chegar a algum lugar melhor que o que ela está.

Todas as pessoas que passam pela nossa vida nos ensinam alguma coisa, seja uma coisa boa, seja uma coisa negativa, cabendo a nós saber o que é mais proveitoso e inspirador. Assim, essas pessoas que nos inspiram a seguir em frente, a sermos melhores todo o tempo, são aquelas que teremos como modelo.

Pessoas com a mentalidade focada na limitação costumam ter os olhos viciados com inveja e desconfiança quando veem alguém rico, pois acreditam que a riqueza é fruto de desonestidade ou ganância profunda. Já as pessoas de mentalidade focada na riqueza busca nessas pessoas inspiração e bons exemplos.

Há uma coisa que devemos levar em consideração quando vemos alguém rico: que dinheiro apenas potencializa o caráter de alguém. Se a pessoa é boa, a riqueza não mudará seus valores nem suas atitudes. O contrário é válido também.

Assim, precisamos admirar aqueles que chegaram aonde que­riam com seus esforços, pois essas pessoas podem ter algo a nos ensinar.

ARQUIVO DE RIQUEZA 7

As pessoas ricas buscam a companhia de pessoas que lhes acrescentem algo. As demais mal percebem quando estão em companhia de pessoas negativas e vazias.

As pessoas são muito importantes, pois somos seres relacionais. Influenciamos e somos influenciados. Sejam as pessoas que nos inspiram, sejam aquelas que mantemos ao nosso lado.

Há pessoas que se mantêm na companhia de outras pouco evoluídas, por medo de ficarem sozinhas. Já as pessoas de mentalidade rica se cercam de pessoas positivas, que deixam as reclamações de lado e focam apenas em seus objetivos e em como alcançá-los. A vitória de um é como uma injeção de ânimo que o outro recebe para continuar lutando.

ARQUIVO DE RIQUEZA 8

A mente focada na riqueza busca fazer seu marketing pessoal. As demais não sabem e não se importam com a autopromoção.

A autopromoção é vital para o sucesso nos negócios, pois é uma forma de sermos vistos. Por meio dela, demonstramos ter confiança e sabedoria, podemos mostrar tudo aquilo que sabemos e, ainda, o que buscamos encontrar.

As pessoas com mentalidade rica gostam de se promover, gostam de falar sobre seus interesses, gostam de exaltar seus pontos fortes. Já as pessoas de mentalidade pobre acreditam que a autopromoção é exaltar o ego e se gabar, e acabam invejando aqueles que o fazem, vendo-os como pedantes e convencidos.

No próximo artigo continuaremos com os demais arquivos de riqueza.