A depressão é um transtorno mental que causa uma tristeza persistente e profunda. Muitas vezes nem conseguimos lembrar o que causou inicialmente este sentimento de desolação. Ela pode prejudicar de forma extrema a sociabilidade, a produtividade e vontade de realizar do indivíduo é, portanto, uma tristeza patológica.
O desequilíbrio na produção de substâncias como serotonina e endorfinas, além de outras possíveis causas originam o quadro depressivo. Portanto, não podemos culpabilizar àquele que sofre de depressão, julgando-o e responsabilizando-o por sua falta de energia, ânimo e pessimismo.
Ela afeta toda a vida alterando o comportamento e a autoestima. Até mesmo a memória e capacidade de concentração podem ser prejudicadas. Sua saúde e vontade de realizar também são comprometidos. Há ansiedade, estresse, perda de interesse e produtividade, desesperança e sofrimento.
É um distúrbio comum, que não tem um único rosto já todos os tipos de pessoas, de diferentes classes sociais e idades podem sofrer com a doença em algum momento de sua vida. Talvez você conheça alguém ou você mesmo pode se encaixar nos sintomas descritos anteriormente. Só conseguiremos derrotar a depressão e, desse modo, seguir com nossas vidas, ao entendermos àquilo que sentimos, procuramos ajuda e desejamos, verdadeiramente mudar e sair deste quadro de tristeza, isolamento e solidão.
Para que haja melhora e a possível cura é necessária uma multiplicidade de abordagens que incluem auxílio médico especializado. Como a depressão é caracterizada por um desequilíbrio químico no cérebro, não fazer nada nunca será a resposta, a melhora nunca acontecerá sozinha. Do mesmo modo nossa força de vontade é essencial, mas não é o único determinante da recuperação.
Mas de fato, o sentimento e vontade que uma pessoa tem ao encarar esse distúrbio farão grande diferença. Cuidar da saúde, buscar uma vida mais ativa, envolver-se com amigos e outras ocupações são auxiliares neste processo. Trabalhos voluntários por exemplo, são uma ótima maneira de sairmos de nossa bolha pessoal, que podem levar ao egoísmo, e fazer com que nos concentremos em outras pessoas que precisam de ajuda.
Se você é uma pessoa espiritualizada isso também é um meio de encontrar forças e encorajamento. Peça a Deus, ao Universo ou uma Força Maior ou aquilo que fizer sentido para você, para que faça por você o que às vezes, você mesmo acredita não poder fazer. Que te dê mais resiliência e vontade de lutar por sua própria vida.
Deus, essa Força, essas energias são poderosas, estão sempre ao seu lado, sabem o que se passam em sua mente e em seu coração. Se você acreditar elas estão cuidando de você em todos os momentos e tem o poder de transformar a sua vida e saúde, te ajudando de maneiras misteriosas. Precisamos confiar e ter fé, emanando energias positivas, de cura que reverberam no Universo e voltarão para nós. Por isso mantenha-se sempre positivo.
Estar em contato com Deus ou com sua espiritualidade podem ser parte importante do combate à depressão. A oração é um modo de você estar sempre em contato com Deus. Mesmo que, de quando em quando, se sinta sozinho isso não é verdade, pois uma Presença Maior sempre está ao seu lado. Orar ou pedir ao Universo não garantirá que você se cure, mas somando-se a outras boas práticas de saúde e socialização podem ser decisivas.
Você pode implementar isso com um hábito diário. Faça da maneira que se sentir mais confortável: sentado, de joelhos, como uma meditação. Tente realizar de olhos fechados para entrar em contato mais profundo consigo mesmo e com Aquele que você está comunicando, ou com as Energias que está buscando.
Pode ainda estabelecer um horário ideal para permanecer sempre em contato com o Divino. Talvez toda manhã ou antes de dormir, escolha aquilo que fizer mais sentido em sua rotina, adequando-se as suas necessidades.
Não é preciso seguir uma religião específica para pedir ao Universo tudo aquilo que você deseja e precisa em sua vida. Você pode realizar uma oração, prece ou meditação individual ou seguir algo como o modelo abaixo, adaptando-a as suas crenças pessoais.
O equilíbrio entre a mente, corpo e a espiritualidade de uma pessoa são essenciais na busca da felicidade autêntica. Isso é uma verdade universal e particularmente importante para aqueles que têm algum distúrbio psicológico como a depressão. Exercite a sua relação com seu lado espiritual regularmente. Quando decidir buscar por este auxílio, tente esquecer por um momento do mundo exterior e encontrar o amor e a paz que o Universo flui para você. Essa troca de energias poderosas são um meio de sentir ainda mais cuidado, carinho e proteção.

Oração para Depressão:

Eu declaro a Deus, ao Universo, a uma Força Maior: eu preciso de ajuda. Eu estou sofrendo, estou perdido. Sinto uma tristeza que não acaba, que não cabe mais dentro do meu coração, que está pesada demais para carregar sozinho. Eu não tenho ânimo, não tenho vontade e não tenho propósito, me sinto muito só.
Mas eu não quero mais me sentir assim. Não quero mais sofrer e nem fazer as pessoas que me amam sofrer preocupados com a minha saúde. Eu quero me curar. Eu desejo me libertar. Do passado, da dor, da dúvida, do sofrimento. Eu quero perdoar àqueles que por alguma razão me feriram. Eu quero pedir perdão àqueles, que consciente ou inconscientemente, eu fiz sofrer e que me causam culpa. Eu quero me libertar da dor, do julgamento e dos traumas. Quero me sentir leve, calmo e em paz. Eu quero ser feliz!
Você sabe mais do que ninguém como eu quero tudo isso e como eu não sei por onde começar. Eu me sinto fraco, não consigo me amar, as coisas perderam a graça, a vida perdeu seu colorido. E eu não sei por que.
Por favor tire essa aflição de dentro de mim. Que eu possa me libertar do medo, da ansiedade, da culpa e da autopiedade. Que eu tenha forças para sair desta prisão interna que parece que eu mesmo construí. Transforme o meu olhar perante a vida e a minha recuperação.
Agradeço por todas as pessoas boas que estão sendo colocadas no meu caminho. Que elas tenham sempre paciência e compreensão para entender que eu preciso de auxílio e que eu almejo a cura, mesmo que muitas vezes não apareça. Este é o desejo mais íntimo do meu coração.
Eu desejo ser alegre novamente, ver a vida, as pessoas e o futuro com mais positividade. Que no momento em que chegarem pensamentos negativos eu tenha a coragem para entender o que eles são e me afastar deles. Que a esperança e a fé tomem conta do meu Ser. Que eu esteja disposto e aberto a ajuda, e que ela venha de todos os lados, inclusive daqueles que eu ainda nem imagino. Não permita que o desânimo me atinja. E que todas as vezes que eu cair, eu possa novamente me levantar. Que a Luz guie meu espírito em direção a cura. E eu peço, e eu espero, que minha Alma seja curada profundamente.
 
Copyright: 1008546292 – https://www.shutterstock.com/pt/g/es5669