De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o empreendedorismo rural está presente em quase 58% dos municípios brasileiros. Há inúmeras oportunidades para quem deseja investir tempo e capital no campo, especialmente em relação à agricultura familiar, bastante forte em nosso país. A tecnologia aplicada ao agronegócio representa outro importante setor para quem está em busca de consolidação no campo.

O que é empreendedorismo rural?

O empreendedorismo rural diz respeito à identificação de oportunidades para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio. Os empreendedores do campo podem atuar de diversas formas, como: vendedores de produtos, consultores e até desenvolvendo soluções tecnológicas para melhorar a produtividade e qualidade da produção rural.

Além disso, desde 2018, profissionais de algumas áreas do campo podem formalizar suas atividades através do MEI (Microempreendedor Individual). Dentre as áreas de atuação rural enquadradas no MEI estão: atividades industriais, produção agrícola (animal ou vegetal), prestação de serviços, comércio, cunicultura, atividades ligadas à pesca, avicultura, apicultura e aquicultura. Uma das condições para se tornar MEI é ter faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil.

Os produtores rurais que antes atuavam na informalidade podem ter acesso a diversas facilidades que a formalização oferece, como abrir contas bancárias para a empresa, emitir notas fiscais, pagar menos impostos pela adesão automática ao Simples Nacional, ter acesso a financiamentos agrícolas, entre outros.

Conheça 5 oportunidades de empreendedorismo rural

O empreendedorismo rural ganhou um grande incentivo com a possibilidade de formalização de diversas atividades por meio do MEI. A seguir, vou apresentar 5 oportunidades de empreender no agronegócio, um dos setores que mais cresce na economia brasileira.

1 – Agricultura familiar

Com a nova definição de agricultor familiar e empreendedor rural familiar de 2019, essa é uma possibilidade de empreendedorismo até para aqueles que estão em áreas consideradas urbanas. A partir do novo texto legal, para uma atividade ser considerada como agricultura familiar só precisa ser realizada em imóvel rural, mesmo que este não esteja situado numa área considerada em território rural.

PSC

Considera-se como imóvel rural aquele que possui edificação rústica e cuja área contígua é utilizada para a realização de atividade agrícola, agroindustrial ou de pecuária. Os produtores que se enquadram na categoria de agricultura familiar estão recebendo acesso a linhas de crédito para que possam desenvolver seus empreendimentos de produção agrícola ou animal. Se você tem amor pela terra, pode aproveitar essa vocação para dar início a uma atividade lucrativa.

2 – Venda de produtos de origem rural

O empreendedor rural pode direcionar as suas atividades para a venda de produtos de origem rural, sejam vegetais provenientes de sua lavoura, produtos alimentícios elaborados como compotas ou, até mesmo, a organização de uma cooperativa de vendas formada por vários produtores de uma mesma região.

Desenvolver estratégias para comercialização de produtos é uma das formas de tornar a produção rural mais rentável. Inclusive, o número de associações de pequenos produtores vem crescendo consideravelmente nos últimos anos em decorrência da percepção de que a união contribui para potencializar os seus ganhos.

3 – Atividades de criação de animais

Preciso destacar que, para ser um produtor rural focado na criação de animais, não é necessário um grande investimento e nem ter milhares de cabeças de gado. Aliás, o gado não é a única possibilidade de investimento nesse segmento. O criador pode ter pequenas criações de aves ou suínos, por exemplo.

O mais importante é estar alinhado com as exigências de higiene para a criação dos animais e observar as brechas do mercado, ou seja, qual é a possibilidade que tem mais potencial para ser lucrativa. Vale a pena fazer um estudo de mercado para observar alguma demanda que ainda não esteja sendo atendida satisfatoriamente. A criação de aves exóticas vem se tornando relevante nos últimos anos, porém, exige um investimento considerável.

4 – Venda de maquinário

Todos os anos, são realizados eventos em que são apresentadas novidades no setor de máquinas para atuação no campo, seja para o manejo de animais ou para cuidar de plantações. Trabalhar com a distribuição desse maquinário pode ser uma atividade bastante lucrativa para quem quer empreender no ramo de agronegócio.

Além da possibilidade de trabalhar como representante de empresas que oferecem essas máquinas, você pode prestar consultoria sobre como utilizá-las e até oferecer serviços de consertos. Trabalhar em alguma atividade relacionada a maquinário rural oferece estabilidade, pois se trata de uma área em pleno crescimento.

5 – Desenvolvimento de tecnologias para uso no campo

A junção da paixão pelo campo com as novidades tecnológicas tem contribuído para o desenvolvimento de ferramentas bastante modernas no tocante à gestão de lavouras ou de cuidado com o rebanho de animais. Os desenvolvedores de aplicativos e softwares estão ganhando cada vez mais espaço no meio rural.

Ferramentas que ajudam a prever mudanças climáticas, proporcionam uma vigilância mais ampla e facilitada das propriedades, ajudam a otimizar tarefas, como alimentar os animais, corroboram para que os produtores tenham uma rotina de trabalho mais simples. É um setor que oferece oportunidades para quem já é do campo ou para quem é desenvolvedor e está em busca de um nicho de mercado.

Independentemente da sua escolha, esteja preparado

Anteriormente, apresentei cinco caminhos para se tornar um empreendedor rural, no entanto, independentemente de qual caminho você escolha seguir, recomendo que se prepare com investimento em capacitação de montagem de uma estrutura pertinente. Para se consolidar nesse mercado é crucial ter como atender as suas demandas com prontidão. Cada segundo que se perde por falta de preparo é um cliente que deixa de comprar de você.

Aprenda tudo sobre a atividade que irá desempenhar e também como gerir um negócio para que seus ganhos possam ser devidamente investidos para o fortalecimento de sua atividade empreendedora. Há diversas oportunidades no mercado rural e uma delas pode ser o que você estava procurando para se estabelecer em um segmento pelo qual tem paixão.

Agora que você conhece as principais oportunidades do ramo do empreendedorismo rural pode começar a planejar seus primeiros passos como empreendedor!