Existe um ditado bastante popular que diz que o trabalho dignifica o homem, ou seja, o enobrece e dá a ele dignidade. Essa afirmação é bastante verdadeira porque trabalhar, além de trazer o sustento, contribui para a saúde emocional e o bem-estar dos indivíduos, promove o sentimento de utilidade e realização pessoal e ainda auxilia na construção da autoconfiança.

Isso, porém, só acontece quando existe um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, sem sobrecarga de obrigações. Lembre-se de que trabalhar é importante, mas desfrutar de outras áreas da vida também é.

Como o trabalho dignifica o homem?

O trabalho de uma pessoa é uma parte extremamente nobre e engrandecedora de sua vida. Isso ocorre devido a três grandes motivos:

1. O trabalho desenvolve os seus talentos e as suas paixões

Todos nós temos algum tipo de talento, capacidade e habilidade. Muitos deles já nascem conosco, mas há também a possibilidade de aprendemos e lapidarmos novos saberes em nossas vidas. Sem o trabalho, ninguém conheceria os próprios dons e paixões.

Um arquiteto, por exemplo, descobre e desenvolve seu senso estético, suas noções artísticas e sua destreza matemática enquanto exerce a sua profissão. Se não fosse por seu trabalho, como ele expressaria esse talento? Como ele descobriria que a construção de um projeto arquitetônico o faz feliz? O trabalho, portanto, é o campo para identificar e potencializar habilidades.

2. O trabalho nos ajuda a fazer a diferença no mundo

PSC

O arquiteto projeta uma edificação, o pedreiro a constrói, o médico cura a doença, o professor compartilha seus conhecimentos, o cozinheiro prepara refeições, o coletor de lixo mantém a cidade limpa e higienizada, o jornalista mantém a sociedade informada.

Todo trabalho transforma a vida de alguém. O que você faz diariamente melhora a vida de uma pessoa, seja seu cliente, seu aluno, seu parceiro profissional, seu paciente etc. Trabalhar é usar o tempo que temos para fazer do mundo um lugar melhor.

É da essência humana dependermos uns dos outros. Como a natureza é sábia, cada um de nós nasce com dons e habilidades diferentes que se complementam. Dessa forma, toda a sociedade ganha quando seus indivíduos colocam seu trabalho a serviço uns dos outros. O indivíduo que trabalha sente-se útil, o que lhe confere maior autoestima e autoconfiança, dois importantes pilares da saúde mental.

3. Conquistar meios para realizar sonhos

Por último, mas não menos importante, é claro que precisamos ressaltar que o trabalho é um meio de vida. Por meio dele, obtemos o dinheiro que é necessário para nosso sustento e também para a realização de nossos sonhos.

Quando colocamos o dinheiro como a única motivação para nosso trabalho, porém, percebemos que ele não é suficiente, já que o ideal é conciliarmos as coisas que amamos com as coisas que sabemos fazer com competência. Não vamos negar que encontrar esse cenário ideal pode ser difícil, mas temos que começar de algum lugar.

Aos poucos, vamos encontrando nosso caminho profissional e sendo mais bem remunerados por isso, mas não adianta ter pressa. Estudamos e acumulamos experiências para enfim recebermos aquele sonhado aumento. A dica nesse sentido é entender que o trabalho nos sustenta e também edifica a realização de nossos sonhos — casa, carro, viagem, família, roupas, enfim, dar seus próximos passos.

Quer saber mais sobre a importância do trabalho? Acompanhe-me neste vídeo:

Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?

Pensando na sua vida profissional atualmente, você acredita que está vivendo para trabalhar ou trabalhando para viver? Aqueles que vivem para trabalhar colocam todo o foco no trabalho, deixando de valorizar outras áreas da vida que também são importantes, como a família e as relações sociais, por exemplo.

Já os que trabalham para viver são os que buscam o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, querem dar o seu melhor e desejam ter bons resultados, mas também sabem apreciar as coisas que o dinheiro não é capaz de comprar.

Realmente, se esforçar é essencial para ter uma carreira de sucesso, mas esse esforço tem mais a ver com a qualidade do que se faz do que com a quantidade de horas que se trabalha.

O excesso de trabalho pode trazer estresse, fadiga e forçar o profissional a parar. Por isso, o ideal é sempre optar pelo caminho do meio, o do equilíbrio, em que é possível ser produtivo e competente, mas sem se descuidar da saúde, dos relacionamentos, da paz interior, de si mesmo e da felicidade de uma forma geral.

5 dicas para ter uma boa relação com o seu trabalho

Em uma escala de 0 a 10, como está a sua relação com o seu trabalho? Se você anda desanimado na maior parte das vezes, acredito que vai gostar de conferir as dicas que compartilharei a seguir. São maneiras para começar a enxergar a sua profissão de uma forma mais positiva e se tornar consciente em relação à sua importância dentro da organização em que trabalha.

1. Enxergue o todo (visão sistêmica)

Ao invés de simplesmente pensar no seu trabalho de forma restrita, experimente enxergar o todo. Um professor de alfabetização para adultos, por exemplo, é muito mais do que essa curta classificação diz. Trata-se de um profissional que proporciona às pessoas a oportunidade de descobrirem um mundo novo, se tornarem independentes e terem acesso a novas oportunidades por meio da leitura e do aprendizado.

Percebeu a diferença? Tenho a certeza de que mudar a forma com a qual você enxerga a sua função irá fazer com que adote uma nova visão a respeito dela e se sinta muito mais útil e especial.

2. Tenha um bom relacionamento com seus colegas

O dia tem 24 horas, e um terço dele se passa no trabalho. Nesse sentido, é de grande importância que você tenha um bom relacionamento com aqueles que compartilham esses momentos contigo. Você não precisa ser o melhor amigo de todos os seus colegas, basta que tenha uma relação cordial e colaborativa, de modo que um contribua com o outro, e todos juntos atinjam resultados extraordinários.

Por isso, antes de entrar em uma discussão, pense se realmente vale a pena, opte sempre pelo diálogo e procure tratar a todos com o mesmo respeito que gostaria de ser tratado.

3. Seja feliz também fora da empresa

Para ser feliz no trabalho, é essencial ser feliz também fora dele. A sua vida é uma só e, apesar de ser formada por áreas diferentes, tudo está interligado. Então, realize atividades de que você gosta e que te façam bem, mantenha contato com familiares e amigos e seja grato por tudo o que possui.

A sua satisfação como pessoa irá se refletir também na sua carreira e te proporcionará mais força, e ao mesmo tempo leveza, para lidar com todos os desafios que surgirem.

4. Use sua remuneração com sabedoria

Apesar de não ser a única motivação para que uma pessoa trabalhe, não há como negar que o dinheiro tem a sua importância e relevância na vida e no bem-estar de um indivíduo.

Nesse sentido, ter uma relação saudável com ele se torna uma condição essencial também para a satisfação profissional. Por essa razão, procure sempre manter as suas finanças organizadas, pense bem antes de fazer compras e mantenha o foco naquilo que é realmente essencial e importante para você. Assumir o controle em relação ao dinheiro lhe proporcionará mais segurança e tranquilidade.

Você pode e deve almejar melhores remunerações conforme ganhe experiência, mas certifique-se de que seus talentos estão se desenvolvendo proporcionalmente.

5. Tenha objetivos

Ter objetivos e trabalhar para realizá-los é extraordinário e altamente motivador. Dessa forma, pense nas coisas que você gostaria de realizar e que têm algum tipo de relação com o seu trabalho. Você pode pensar. por exemplo, em uma promoção, em adquirir um bem ou mesmo em mudar de emprego ou de área profissional.

Então, transforme esses objetivos em metas, defina estratégias para alcançá-las e siga em frente. Ver os seus planos se tornando realidade irá te proporcionar um sentimento incrível de realização e felicidade.

Gostou? Espero que as informações que compartilhei te inspirem a ter uma relação positiva com o seu trabalho e que você possa enxergar a sua profissão sob uma nova perspectiva. Saiba que independentemente do que você faça, o seu trabalho é muito importante para a sua empresa ou mesmo para alguém que se beneficia dos seus serviços.

Mesmo que ainda não seja o emprego dos seus sonhos, aproveite o que tem para chegar aonde deseja, crie e valorize suas oportunidades. Com foco, determinação, otimismo e ações congruentes, certamente, conseguirá conquistar o trabalho que te fará verdadeiramente feliz. Siga em frente.

Se essas reflexões fazem sentido para você, deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhá-las também com seus familiares, amigos e colegas de vida profissional.

Copyright: 345950657 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio