Quando uma pessoa começa a se sentir desanimada e sem vontade de fazer nada, a principal suspeita que costuma vir à mente é que se trata de um quadro de depressão, certo? Entretanto, existem casos em que se trata de uma disfunção da tireoide, a glândula responsável por secretar certos tipos de hormônios. Continue acompanhando para entender melhor o que é tireoide e sobre como ela pode influenciar o humor.

Alie o tratamento médico à práticas saudáveis no dia a dia!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Tenha uma vida mais leve e feliz!

O Que é Tireoide e Qual a Sua Função?

A tireoide é uma glândula que fica localizada na base do pescoço e que é a responsável por liberar dois hormônios, o T3 e o T4, que controlam o modo como o corpo utiliza a energia obtida através da alimentação, o chamado metabolismo. Desse modo, funções como respiração, frequência cardíaca, gasto calórico, temperatura corporal, sistema nervoso, entre outras, são totalmente influenciadas pelo modo como a tireoide funciona. Por esse motivo, é comum ouvir que alguém que tem facilidade para emagrecer tem o metabolismo acelerado.

A glândula pituitária e o hipotálamo são os responsáveis por controlar a tireoide. Assim, quando os níveis dos hormônios liberados por ela caem e ficam em um nível muito abaixo do ideal, o hipotálamo secreta o hormônio TSH, que envia um alerta para que a hipófise produza uma substância para estimular tireoide. A glândula, por sua vez, responde a essa cadeia de eventos produzindo mais hormônios. Incrível como o corpo humano é sábio, não é mesmo?

Como um Problema na Tireoide Pode Influenciar o Humor?

Entender como um problema na tireoide pode influenciar o humor é importante para que identifique os sintomas caso comece a apresentá-los e busque ajuda médica especializada. Isso pode acontecer porque, como pode ver anteriormente, a glândula é a responsável por diversas funções cruciais do nosso corpo. Dessa maneira, quando ela não está funcionando da forma como deveria, acaba comprometendo o bem-estar geral do indivíduo.

Em casos de hipertireoidismo, que ocorrem quando a tireoide está funcionando de forma mais rápida do que o normal, o indivíduo pode apresentar sintomas como irritabilidade, ansiedade e inquietação. Já na situação oposta, quando a glândula está funcionando de modo lento, o que é chamado hipotireoidismo, os sintomas podem incluir fadiga e depressão.

PSC

Contudo, é importante lembrar que os sintomas emocionais não vêm sozinhos quando uma pessoa está apresentando um problema na tireoide. Outros sinais comuns são: ganho ou perda de peso em um curto espaço de tempo, ciclo menstrual irregular nas mulheres, alterações no funcionamento do intestino, queda de cabelo, unhas fracas, entre outros. Por isso é sempre importante se observar, a fim de perceber alterações logo no início e procurar um médico o quanto antes.

7 Hábitos Que Podem Ajudar no Tratamento de Transtornos da Tireoide

Ao notar qualquer sinal de que algo não vai bem com o seu corpo ou a sua mente, procure ajuda médica. Assim, o profissional da sua confiança irá determinar o tratamento ideal para o seu caso e poderá voltar a se sentir bem novamente. Entretanto, além da medicação que costuma ser usada para reverter quadros de hiper e hipotireoidismo, existem hábitos que você pode adotar que certamente irão agregar ao processo, veja a seguir quais são eles.

1 – Faça Atividades Que Considere Prazerosas

Com a rotina corrida, muitos deixam de priorizar os momentos de lazer, permitindo que seu tempo seja quase que completamente tomado por obrigações. Que tal aproveitar esse momento para mudar isso? Comece a incluir no seu dia a dia coisas que te façam bem e te ajudem a vencer os sintomas que está sentindo.

2 – Alimente-se de Forma Saudável

A alimentação é um fator fundamental para manutenção da saúde de uma forma geral e, quando há um problema na tireoide, se torna ainda mais importante. Nesse caso, é interessante conversar com o seu médico ou com um nutricionista para obter informações a respeito de alimentos que possam ajudar no tratamento.

3 – Atente-se à Qualidade do Seu Sono

Por conta das alterações que gera no metabolismo, o problemas na tireoide podem influenciar na qualidade do sono. Em muitos casos, o indivíduo apresenta problemas para dormir à noite e sonolência pela manhã. Para vencer isso, procure adotar hábitos, como: deitar e se levantar nos mesmos horários, evitar a TV e o celular antes de dormir, tomar chás relaxantes, meditar, entre outros.

4 – Faça da Atividade Física Parte da Sua Rotina

Praticar atividade física não é um luxo e sim uma necessidade de todo ser humano, principalmente aqueles que passam a maior parte do tempo sentados no trabalho. Em se tratando de transtornos da tireoide, a prática de exercícios aeróbicos pode ser bastante positiva para ajudar a acelerar o metabolismo e evitar o ganho de peso.

5 – Valorize a Companhia de Amigos e Familiares

Quando uma pessoa está se sentindo para baixo, é natural sentir uma vontade de ficar sozinha e quieta no canto. Contudo, nos casos em que essa sensação é causada por um problema na tireoide, é importante se forçar a vencer isso, e estar na companhia de amigos e familiares queridos certamente irá ajudar.

6 – Elimine o Estresse da Sua Vida

Não temos como controlar coisas que não dependem da nossa vontade, mas podemos escolher como iremos reagir a elas. Dessa maneira, procure adotar uma visão mais positiva sobre as coisas, deixando de se estressar por coisas que não valem a pena. Está no carro indo para um compromisso e o trânsito não anda? Envie uma mensagem avisando quem está te esperando, coloque sua música preferida para tocar e relaxe, afinal, se estressar não irá ajudar em nada, pelo contrário.

Alie o tratamento médico à práticas saudáveis no dia a dia!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Tenha uma vida mais leve e feliz!

7 – Mantenha-se Atento a Si Mesmo

Por último, é sempre importante que tenha atenção em relação a você, ao seu corpo e seu estado de espírito. Parar alguns minutos do dia para refletir e se observar é uma medida de autocuidado. Assim, a qualquer sinal de que algo não vai bem, poderá procurar ajuda médica e encontrar soluções o quanto antes.

Você já sabia que a tireoide pode influenciar no nosso humor? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar o conhecimento adiante!

 

Copyright: 1069794077 – https://www.shutterstock.com/pt/g/emily+frost