As expressões idiomáticas são formadas por um conjunto de palavras que passam uma ideia através de sentido figurado e que, de forma literal e fora de contexto, parecem um tanto quanto confusas. No artigo de hoje falarei a respeito de uma em especial, vinda do inglês, que tem uma forte ligação com algo que dizemos muito no Brasil. Trata-se da expressão “every cloud has a silver lining” que, em português, significa “toda nuvem tem um forro de prata”, que é aquela borda prateada que as nuvens possuem formada pelos raios de sol. Isso te lembra alguma coisa?
Continue acompanhando e entenda melhor o que essa expressão é capaz de te ensinar.

Entenda Melhor a Expressão Silver Lining e Seu Bonito Significado

Em português, quando uma pessoa está passando por algum desafio em sua vida, costumamos dizer para que ela fique tranquila, pois “depois da tempestade virá a bonança”. O sentido dessa expressão está bastante ligado à ideia de “silver lining”. Ambas são metáforas que comparam situações delicadas com uma nuvem carregada e uma forte chuva, mostrando que sempre há algo de bom a ser apreciado. Nesse caso, a bonança e a borda prateada das nuvens representam o lado bom dos problemas, o que inclui, principalmente, o aprendizado e o crescimento.
Toda nuvem tem o seu forro de prata, assim como tudo na vida tem o seu lado positivo. Entretanto, para ter acesso a ele, é necessário que se permita enxergá-lo, olhando além das aparências. Uma demissão, por exemplo, pode ser uma oportunidade para se reinventar e começar uma nova carreira. Assim como o fim de um relacionamento pode ser uma chance para que se redescubra e encontre novos caminhos para ser feliz. Por mais carregada que uma nuvem esteja, olhe com atenção e verá a borda prateada que a contorna.

Benefícios de Enxergar a Silver Lining e Manter uma Atitude Positiva

Ser positivo faz bem para a mente e para o corpo também. Diversos estudos já comprovaram que manter o foco no lado bom das coisas, ao invés de olhar apenas para o lado ruim, traz diversos benefícios para a saúde, conheça os principais.

  • Maior expectativa de vida;
  • Menos risco de ter problemas cardiovasculares;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Melhora na resistência imunológica;
  • Maior estabilidade emocional;
  • Menor chance de sofrer com depressão.

7 Dicas Para Enxergar a Silver Lining e Valorizar o Lado Bom da Vida

A borda dourada sempre estará em volta da nuvem, porém, apenas irá te proporcionar algo de positivo se você abrir os seus olhos para apreciá-la. Confira, a seguir, sete dicas que irão te ajudar nessa tarefa de transformação e mudança de mindset.

1 – Reavalie uma Situação Antes de Considerá-la Ruim

Algo inesperado acontece e sua primeira reação é se chatear, o que é perfeitamente normal. Entretanto, ao invés de se contentar com essa percepção inicial, é importante que se permita reavaliar a situação e busque nela a silver lining. Questione-se para encontrar o motivo por ter ficado decepcionado e pense nos pontos positivos que pode tirar disso. Se preferir, crie uma lista e verá claramente que o lado bom sempre está lá, esperando para ser apreciado.

2 – Mantenha um Diário de Gratidão

Por falar em listas, elas são ótimas ferramentas para quem deseja adotar um mindset mais positivo. Uma ideia interessante é criar um diário da gratidão, que pode tanto ser um bloco de papel quanto um aplicativo de celular, em que irá anotar todos os dias pelo menos três motivos que tem para agradecer. Registre motivos diferentes, para que amplie a sua percepção e, aos poucos, consiga identificá-los automaticamente.

3 – Desfrute de Pequenos Prazeres da Vida

PSC

A vida está cheia de pequenas oportunidades para ser feliz, porém, para desfrutar delas, é necessário desligar o modo automático e viver cada momento na essência. Que tal começar fazendo uma refeição em atenção plena? Deixe o celular de lado, desligue a TV e se permita saborear cada alimento. O mesmo vale para uma caminhada no parque, por exemplo, que pode se tornar mais especial se você apreciar a beleza da paisagem.

4 – Redirecione os Seus Pensamentos

O autoconhecimento é um caminho fundamental para quem deseja se tornar mais positivo. Através dele, torna-se possível identificar pensamentos para perceber quando uma ideia negativa surgir. Nesse caso, o melhor a fazer não é rejeitá-la e sim dar a ela uma nova direção. Pense em algo agradável, como o encontro com amigos que terá no final de semana ou uma lembrança de algo especial que viveu. Parece algo bobo, mas experimente e verá que funciona.

5 – Crie um Planejamento Para Dar a Volta Por Cima

Quando algo inesperado acontece e te chateia, é muito importante que crie um planejamento para otimizar as suas forças e, então, se reerguer. Ao invés de se tornar uma vítima das circunstâncias e esperar passivamente que algo aconteça, escolha assumir o controle. Pense em como quer estar daqui algum tempo e se planeje para tal, dê o seu melhor e conquiste o futuro que deseja viver.

6 – Adote um Vocabulário Mais Positivo

A forma com a qual você pensa e se expressa tem uma grande influência no seu estado de espírito. Desse modo, é essencial que adote um vocabulário mais positivo, abandonando palavras e expressões com conotação negativa ou que gerem insegurança. Ao invés de pensar ou dizer “isso é muito difícil, não sei se irei conseguir”, substitua por “isso é desafiador, então darei o meu melhor para conseguir”. Percebe a diferença?

7 – Lembre-se Que Você Tem o Poder de Mudar as Coisas

Existem situações que estão ao seu alcance mudar e outras não, porém, você sempre poderá escolher como cada uma delas irá te atingir. Então, ao invés de achar que irá demorar muito tempo para superar o que te aconteceu, lembre-se do extraordinário poder que tem para mudar como isso afetou a sua vida. É claro que nem sempre é simples, mas se tornar consciente da sua força é o primeiro passo para transformar o que deseja.
Lembre-se sempre que você tem o poder de encontrar a borda prateada até mesmo na mais carregada das nuvens. Faça isso e veja o quanto irá se fortalecer para superar qualquer contratempo que aparecer em seu caminho.
 
Copyright: brokerviewer.com